Julie&Julia

Nem  de propósito vi ontem um filme, recomendado via skype pelo meu irmão com quem partilho a paixão das experiencias na cozinha. Julie&Julia, o filme não é fantástico, mas Julia Child e Merly Streep na mesma pessoa, é um acontecimento que quem se interessa por filmes e comida não deve perder.

Agora o que me irrita é a personagem/autora/blogger Julie Powell. Primeiro porque é uma parva, depois porque, com a sua ideia peregrino – idiota  de cozinhar 524 receitas em 365 dias, conseguiu transformar a  excitação que quem gosta de cozinhar sente na escolha e preparação de um prato novo, numa maratona típica de uma pessoa que, mais do que gostar de correr, quer chegar à meta.

Eu tinha decidido preparar todas as receitas do livro sueco Sju sorters kakor, e tenciono fazê-lo, mas não me passa pela cabeça fechar-me em casa durante um ano, a enfardar bolacha atrás de bolacha, com o intuito de concluir uma tarefa. Porque não é de facto uma tarefa, não é uma missão, nem uma causa pela qual me vejo obrigada a lutar, é um prazer que me concedo quando tenho o resto de todas as outras coisas que fazem a minha vida arrumadas e me posso dar o  luxo de umas horas passadas sozinha na cozinha.

One comment

  1. O que me ri com a descrição da autora! É exactamente o que penso. Tanto o livro como o filme não falam de comida nem dão a mínima vontade de cozinhar. Como é que ela teve tamanho sucesso, no idea…

Leave a Reply

