Skype e crinolina – Bolo de queijo fresco e morangos/ Kesotårta med jordgubbssmak (ssk 4)

by ana

Penso por vezes como seria se tivesse vivido há cem anos atrás, se tivesse conhecido o viking numa viagem à Índia e não num fórum, se nos tivéssemos casado por procuração e eu, em vez de um gato e um laptop,  me tivesse mudado para a Suécia com arcas cheias de enxoval e saias e saiotes  de crinolina. Teria feitos as mesmas escolhas? Teria sido feliz aqui, sem poder ver ou ouvir a minha família durante anos?

É tão mas fácil ultrapassar a distância física quando nos sentimos perto de outras pessoas, quando podemos partilhar as pequenas coisas do dia-a-dia e não apenas os grandes acontecimentos da nossa vida com quem nos rodeia. Com o meu skype e o Messenger posso falar com a minha família sempre que nos apetece, mostrar o jardim à minha avó, partilhar as compras feitas durante o  fim-de-semana, ou do que tenho andado a cozinhar.

Por isso e especialmente para a minha irmã que mal pode esperar, aqui fica a receita  da minha mais recente aventura no Sju Sorters Kakor: Bolo de queijo fresco com sabor a morangos. Um bolo super leve, não excessivamente doce, fresco e delicioso. A receita original usa Keso ou cottage cheese que se pode facilmente substituir por requeijão.

Bolo de queijo fresco com sabor a morango

Ingredientes:

Para o bolo:

2  ovos

1 ½ dl de açúcar

1 ½ dl de farinha

1 colher de chá de fermento em pó.

Para o recheio:

3 dl de natas

7 folhas de gelatina

3 gemas

1 dl de açúcar

½ limão

1 colher de chá de açúcar baunilhado

500 gramas de requeijão

1 dl de doce de morango

Para guarnecer:

Amêndoas levemente picadas

Icing sugar

O bolo:

Bata os ovos e o açúcar até ficarem cremosos. Adicione a farinha e o fermento em pó. Despeje a massa numa forma barrada e polvilhada com farinha panela, asse no forno por aproximadamente 20 minutos. (175 * C)

Retire o bolo da forma e divida-o em duas fatias horizontais, deixe arrefecer.

Faça o recheio:

Amoleça as folhas de gelatina  em água fria.
Bata as natas. Misture as gemas com o açúcar. Adicione a raspa e o sumo  de limão o açúcar baunilhado, o requeijão e as natas batidas, misture bem. Derreta a gelatina num pouco de água ou sumo de laranja quente e adicione ao preparado de queijo.

Forre a forma onde cozeu o bolo com papel vegetal. Coloque metade do bolo barrado com doce de morango, espelhe por cima o recheio e cubra com a segunda fatia de bolo também barrada com doce de morango Deixe repousar pelo menos 4 horas no frigorifico..

Cuidadosamente retire o bolo da forma, polvilhe com icing sugar e enfeite com amêndoas.

One Comment to “Skype e crinolina – Bolo de queijo fresco e morangos/ Kesotårta med jordgubbssmak (ssk 4)”

  1. Mana adorei a receita… estou cheia de saudades tuas e do Viking. Muitos Beijinhos

Leave a Reply

