Gifflar / Croissants (ssk 5)

  

A  food fashion fascina-me, e nada estava mais na moda em Portugal durante a minha adolescencia do que croissants, croissants, croissants…

Com a moda dos croissants apareceram as croissanteries, uma espécie de pastelaria onde se fabricavam e vendiam, gordurosos e feitos de massa folhada congelada, os tais croissants. O sucesso destes cafés não durou muito, depois de alguns meses acabámos por nos fartar do cheiro de margarina queimada e voltámos, envergonhados e cobertos dos restos do último croissant de chocolate, aos cafés centrais e aos nossos pastéis de nata.

Ainda estou longe de ter testado todas as receitas do Sju Sorters kakor e já estou a repetir algumas delas. Os gifflar são um versão de croissants feitos com um massa lêveda e fofinha. Estes croissants são super super fáceis  de fazer e podem ser preparados com o recheio indicado na receita, ou simples como fizemos desta vez.

Ingredientes:

Farinha  650 gramas

Fermento  de padeiro –  50 gramas ( 12 gramas de fermento seco)

Ovos 1

Manteiga ou margarina –   150 gramas

Açúcar 60 gramas

Sal – ½ colher de chá

Leite – 3 dl

Para o recheio:

Manteiga 50 gramas

Açúcar  – 1 colher de sopa

Coco ralado – ½ dl

Canela – 1 colher de chá

Raspa de uma laranja

Para pincelar:

1 ovo batido

Preparação:

Eu preparo a massa na minha batedeira porque é muito mais rápido e fácil.

Desfaça o fermento no leite morno, acrescente a manteiga derretida, sal o ovo e o açúcar. Misture bem, e vá acrescentado aos poucos a farinha. Trabalhe a massa com a batedeira eléctrica durante cinco minutos. Deixe descansar a massa durante 30 minutos.

Divida a massa em duas ou três partes iguais, dependendo do tamanho de croissants que quer fazer, e estenda a massa em discos com 30 cms de diâmetro (para croissants mais pequenos, 50 cms para croissants médios) Corte a massa em oito triângulos iguais. Espalhe o recheio e enrole a massa começando na parte mais larga do triângulo.

Deixe a massa descansar durante 30 minutos. Pincele os croissants com o ovo batido e coza no forno (225 graus C) durante 6 a 8 minutos.

O recheio faz-se misturando todos os ingredientes, esta quantidade de recheio não é o suficiente para rechear 24 pequenos croissants.

About these ads

7 comments

  1. Olá e obrigada pela sua questão.
    1 dl de farinha são 60 gramas
    1 dl de aç«ucar são 90 gramas

    Verifique o post – Pesos e Medidas – aqui no blog.

  2. Obrigada pela receita. Adaptei-a para ser sem glúten,e consegui uns croissants bem simpáticos. Coloquei no meu blog, com o devido crédito à autora, espero que não se importe.

  3. Olá, tenho uma pequena pastelaria e vou tentar fazer estes croissants, se me sairem bem espero k sejam um sucesso! Bjs , Obrigada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s