Festejar o advento na Suécia – Glögg e bolachas de especiarias.

Festejar o advento na Suécia  - Glögg e bolachas de especiarias.

Quatro semanas antes do Natal, começamos a festejar na Suécia o período do Advento. Os elementos essências destes festejos são o castiçal com quatro velas, o glögg – vinho quente sueco – e as pepparkakor – bolachas de especiarias.

Cada domingo, das quatro semanas que antecedem o Natal, acendemos uma vela, aquecemos glögg e abrimos a caixa das bolachas de especiarias. Aqui está um pouco mais de informação sobre o significado deste castiçal/coroa de velas, que eu desconhecia completamente.

“As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho.  Recorda-nos  a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda  a escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei David que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.”

About these ads

4 comments

  1. Nossa, que legal. Estou aqui maravilhada e nostálgica com os seus posts. Fiz intercâmbio para a Suécia em 2007/2008 e fiquei em Estocolmo. Que delícia relembrar as tradições de natal. Os lussekatters, fazer peppakakorhus e decorá-la com godis, as tradições de sankta lucia das meninas com roupas brancas e coroas de vela na cabeça, o julkalender e o chocolatinho de cada dia de dezembro, o glögg e as russin para dar um sabor, o terrível julmust da farmácia e o desenho do pato donalds na manhã do natal.
    Queria saber se você tem alguma receita de princesstårta que eu AMOOOOOOOOOOO de paixão mas que também não sei se encontraria os ingredientes correspondentes aqui no Brasil =/

    1. Juliana, que bom ler o teu comentário.
      Tenho uma receita do bolo verdinho sim! No Brasil penso que haverá tudo excepto a cobertura de amêndoa que podes fazer em casa. Quando colocar aqui a receita, envio-te uma mensagem.
      beijinhos e obrigada pela visita.

  2. Olá Ana, acender as velas no Advento não é um costume sueco mas cristão!! Nós em Portugal também o fazemos, com a diferença que em vez de um castiçal pomos as velas na coroa do advento. Mas é bom saber que os suecos também partilham desta tradição! Dá-nos de facto outro alento preparar assim a chegada do Menino Jesus :)
    Bj Ana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s