Lucia – O dia de Santa Luzia na Suécia

 As celebrações do dia de Santa Lucia  (em sueco) ou Luzia(em português) são, tal como o Solstício do Verão, uma das mais tradicionais e emblemáticas da cultura sueca. Etimologicamente  o nome provem tanto de luz “lux” como de Lúcifer. Nesta tradição, como em muitas outras misturam-se mitos e histórias cristãs e pagãs. Lucia é segundo a tradição sueca a primeira mulher de Adão  e terá tido um deslize com Lúcifer. Lucia é também Santa Luzia de Siracusa, uma mártir cristã morta no ano 304.

 

Lucia é antes de mais uma figura mítica que traz luz aos longos e escuros invernos suecos. No antigo calendário sueco a noite de 12 para 13 de Dezembro era a noite mais longa do ano, uma noite cheia de mistério, durante a  qual até os animais podiam falar .Era costume nesta noite que grupos de pessoas vestidos de Lucia andassem de casa a casa, cantando e pedindo comida e bebida. No entanto a tradição das procissões de meninas vestidas de Lucia, com velas na cabeça, surgiu só no século XX.

A Lucia dos nossos dias

Ser a Lucia é uma honra para todas a jovens suecas. Em toda a Suécia existem concursos para eleger a Lucia local e a nacional. Não é preciso ser-se loira ou especialmente bonita, mas tem de se cantar bem! Podemos votar por exemplo através dos jornais que promovem esta iniciativa. A minha sogra, que também foi uma Lucia, não falha, e todos os anos tem uma candidata favorita. É costume também que as escolas ou até infantários tenham o seu pequeno cortejo de Lucia.

  

Só a Lucia pode usar a coroa de velas. Esta coroa hoje em dia funciona quase sempre a pilhas, mas as tradicionais, com velas verdadeiras, como a minha sogra tinha, ainda se usam. Para além da Lucia da procissão ou cortejo fazem também parte os “ajudantes”, todos se vestem de branco, as meninas seguram uma vela e os meninos têm um chapéu em forma de cone. Alguns meninos, geralmente os mais pequenos, não gostam da ideia de andar de vestido, e por isso preferem vestir-se de Pepparkakor. É a minha fatiota preferida, e tenho pena que não exista em tamanhos para adultos, dava um pijama cheio de estilo.

 

 As Lucias mais importantes são coroadas muitas vezes em igrejas da sua zona, ao que se segue um pequeno concerto do coro formado pela Lucia e todas os seus ajudantes. Os cortejos das Lucia das escolas, clubes ou infantários, visitam vários locais, centros de dia, a câmara municipal, para cantar e servir bolos de açafrão – os famosos Lussekatter.

About these ads

3 comments

  1. Que tradição bonita! Não sou especialmente religiosa, mas se há santa que aprecio muito (ainda no domingo fui a uma capelinha onde havia festa) é a nossa Santa Luzia, protectora do órgão da visão…

    1. Não sabia, vou investigar :) Eu tb n sou de todo religiosa, mas tenho interesse por estes assuntos, santos, promessas, exvotos, acho fascinante.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s