Lussekatter- receita passo-a-passo – Faltam-me os adjectivos para descrever o sabor e aroma destes pãezinhos Os melhores Lussekatter que já comi. A massa é leve, salpicada de açafrão, são magníficos!

Para saber mais sobre o dia de Lucia na Suécia leiam este post.
Antes de começar a receita descubram mais sobre a origem, significado e diferentes formas destes pãezinhos neste post.
Retirei a receita do livro Rutiga kokboken, com algumas alterações feitas por mim.
Algumas dicas:
- se puderem usem açafrão de boa qualidade, tem um aroma e sabor inigualáveis
- não cortem na quantidade de manteiga, ajuda a obter Lussekatter fofos e macios
- se não vão comer os Lussekatter no dia em que os preparam congelem-nos, de outra forma pedem um pouco a sua graça.
Ingredientes – para a quantidade de pãezinhos que podem ver nas fotografias
- 90 gramas de manteiga
- 2,5 dl de leite
- 25 gramas de fermento de padeiro fresco
- 1 pitada de sal
- 100 gramas de açúcar
- 450 gramas de farinha
- 0,5 grama de açafrão
- 1 ovo (metade para a massa e metade para pincelar os Lussekatter)
- sultanas para decorar
Preparação:
Podem preparar esta massa à mão, ou como eu, com a batedeira com a pá – gancho.
Derretam a manteiga no micro ondas com o leite, deixem a mistura amornar e juntei-lhe o fermento. Mexam até dissolver.
Adicionem o açúcar, sal, ovo e açafrão.

Aos poucos vão introduzindo a farinha, amassando até terem uma massa que se descola das mãos ou paredes da vossa tigela. (Podem precisar de um pouco menos do que o peso indicado, o objectivo é uma massa elástica mas não seca.)
Deixem levedar a massa até duplicar de volume.

Polvilhem a vossa bancada com um pouco de farinha e voltem a amassar.
Estiquem a massa em rolinhos e com eles façam Lussekatter ao vosso gosto. (vejam os diferentes formatos aqui).
Coloquem os Lussekatter num tabuleiro forrado com papel vegetal, decorem com sultanas e pincelem levemente com ovo batido, deixem descansar por mais meia hora.
Cozam em forno quente (225*C), durante 5 a 1o minutos dependendo do tamanho dos pãezinhos.
Os meus favoritos:

Prästens hår - Cabelo de padre



















