Lussekatter- receita passo-a-passo

Lussekatter-  receita passo-a-passo – Faltam-me os adjectivos para descrever o sabor e aroma destes pãezinhos Os melhores Lussekatter que já comi. A massa é leve, salpicada de açafrão, são magníficos!

 

Para saber mais sobre o dia de Lucia na Suécia leiam este post.

Antes de começar a receita descubram mais sobre a origem, significado e diferentes formas destes pãezinhos neste post.

Retirei a receita do livro Rutiga kokboken, com algumas alterações feitas por mim.

Algumas dicas:

  •  se puderem usem açafrão de boa qualidade, tem um aroma e sabor inigualáveis
  •   não cortem na quantidade de manteiga, ajuda a obter Lussekatter fofos e macios
  •   se não vão comer os Lussekatter no dia em que os preparam congelem-nos, de outra forma pedem um pouco a sua graça.

 

Ingredientes – para a quantidade de pãezinhos que podem ver nas fotografias

  •  90 gramas de manteiga
  •  2,5 dl de leite
  • 25 gramas de fermento de padeiro fresco
  • 1 pitada de sal
  • 100 gramas de açúcar
  • 450 gramas de farinha
  • 0,5 grama de açafrão
  • 1 ovo (metade para a massa e metade para pincelar os Lussekatter)
  • sultanas para decorar

 

Preparação:

Podem preparar esta massa à mão, ou como eu, com a batedeira com a pá – gancho.

 Derretam a manteiga no micro ondas com o leite, deixem a mistura amornar e juntei-lhe o fermento. Mexam até dissolver.

 Adicionem o açúcar, sal, ovo e açafrão.

 Aos poucos vão introduzindo a farinha, amassando até terem uma massa que se descola das mãos ou paredes da vossa tigela. (Podem precisar de um pouco menos do que o peso indicado, o objectivo é uma massa elástica mas não seca.)

Deixem levedar a massa até duplicar de volume.

 

Polvilhem a vossa bancada com um pouco de farinha e voltem a amassar. 

Estiquem a massa em rolinhos e com eles façam Lussekatter ao vosso gosto. (vejam os diferentes formatos aqui).

O meu viking também veio preparar Lussekatter

Coloquem  os Lussekatter num tabuleiro forrado com papel vegetal, decorem com sultanas e pincelem levemente com ovo batido,  deixem descansar por mais meia hora.

 

Cozam em forno quente (225*C), durante 5 a 1o minutos dependendo do tamanho dos pãezinhos.

Os meus favoritos:

Bock - a cabra

Prästens hår - Cabelo de padre

11 comments

  1. Olá, fiz os pãezinhos e ficaram muito bons.

    O sabor é muito bom, faz-me lembrar os croissants que se vendiam antigamente aqui Portugal.

    O aspecto dos meus é que não ficou muito famoso, mas vou tentar melhorar na próxima :)

    1. Paula,
      Se queres fazer os croissants antigos, bem sei a que te referes eu também me fartei de procurar esse sabor da minha infância, podes ver a receita de croissasnta aqui no blog. São mangificos, sabes aquela massa fofa sem ser super folhada e a pingar gordura? Estás a ver? Ficam assim.
      Que maravilha que os teus Lussekatter correram bem, tenho a certeza de que ficaram bonitos. Eu comi o meu último, que tinha congelado desde Dezembro há umas duas semanas imagina!
      Se tiveres um blog, agradecia que me enviasses o link, gosto sempre de visitar os blog amigos.

      um abraço e boa semana.

      1. Obrigada!

        Já vi a receita dos croissants e vou experimentar, depois digo como correu :)

  2. Fiquei super fã do seu blog! Fiz erasmus na Suécia e perdi-me com os doces que lá tinham (dos quais tenho mts saudades eh eh)! Adoro o facto de usarem muitas vezes açafrão e cardamomo, dá um toque fantástico. Agora finalmente vou poder (tentar) reproduzir alguns. Parabéns pelo blog! Bj

  3. pois..então a massa é tipo brioche? essa cor amarela n deixa de ser impressionante! uau
    e afinal o açafrão n é só p as caldeiradas (sou super fã da de enguias! ;)) e paella :D nunca tinha visto em doces.fiquei c curiosidd ;)

Leave a Reply

