Leve, leve, levíssima – Mousse de Chocolate de Heston Blumenthal

Leve, leve ,  levíssima  –  Mousse de Chocolate de Heston Blumenthal

Há algum tempo conversei convosco acerca da procura da mousse de chocolate perfeita, uma demanda que há anos existe na minha família. Esta receita de Heston Blumenthal é absolutamente perfeita, leve e macia, mas rica o suficiente para nos deixar no céu. Vi a receita no programa sobre a versão deste chef do clássico Bolo Floresta Negra. No programa não é indicada a quantidade de chocolate, eu utilizei 60 gramas de chocolate amargo de boa qualidade.

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

2 folhas de gelatina
5 gemas
90 gramas de açúcar
250ml  de leite
220ml de natas batidas
60 gramas de chocolate negro de boa qualidade

Preparação:

Batam as gemas com o açúcar até obterem um creme esbranquiçado e espesso. Aqueçam o leite num tachinho. Coloquem as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Sem parar de mexer deitem o leite morno sobre a mistura de gemas e açúcar. Levem ao lume mexendo sempre até engrossar um pouco. (Para ver se o creme está pronto passem o dedo nas costas da vossa colher de pau, se conseguirem uma pequena “estrada”, o creme está cozido, se estão a usar um termómetro este deve marcar 80ºC)

Retirem rapidamente do lume e juntem o chocolate derretido. Deixem arrefecer um pouco antes de adicionar as folhas de gelatina bem escorridas. Mexam até dissolver bem. Passem o preparado por um passador de rede e deixem arrefecer. Envolvam cuidadosamente as natas batidas no creme. Coloquem-no em tigelas para servir e levem ao congelador durante uma hora, passado este tempo podem guardar o vosso creme no frigorífico até ao momento de servir.

About these ads

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s