Bavaroise de Café e Nutella e Mini Tunnbröd com Avelãs – Dessert wars 1

 A primeira edição do Dessert Wars decorreu em Janeiro  e teve como tema  Nutella.  A  vencedora  deste mês foi a Girlichef com uma fantástica sobremesa de Fried Nutella “ravioli”.  Eu participei com uma sobremesa que criei partindo da melhor memória  que tenho de comer nutella –  o primeiro pequeno-almoço que tomei com o meu  marido.

Criei duas receitas diferentes: Mini Tunnbröd com Avelãs e Bavaroise de Café e Nutella.

Para os mini tunnbröd.

Tunnbröd  (pão chato ou fino) é um pão tradicional sueco, que existe nas variedades mole e estaladiço, ambos como sabem já se encontram à venda no  IKEA. A massa deste pão é geralmente feita com uma mistura de vários cereais e por isso inclui farinha de centeio na minha receita. O resultado são umas bolachinhas ricas e crocantes.

Ingredientes:

  •  75  gramas de farinha de  trigo
  •  75 gramas de farinha de centeio
  • 110 gramas  de manteiga em cubos
  • 75 gramas de avelãs
  • 55 gramas de açúcar
  • 2 colheres de sopa de xarope dourado (vejam alternativas aqui)
  • ½  colher de chá de sal

Preparação:

Coloquem todos os ingredientes no processador de alimentos e misturem só até os ingredientes estarem ligados. Embrulhem a massa em película aderente, e guardem-na no frigorífico pelo menos uma hora.

Aqueçam o forno a 190ºC.

Estendam a massa entre dois pedaços de película aderente ou papel vegetal. Cortem bolachinhas, transfiram-nas para um tabuleiro forrado com papel vegetal e cozam-nas durante 7 a 10 minutos ou até estarem douradinhas. As bolachas vão estar ainda um pouco moles quando saírem do forno, ao arrefecerem tornam-se rijas e estaladiças.

A minha versão e uma fatia do verdadeiro tunnbröd

 

Para a bavaroise de Café e Nutella.

Ingredientes:

  • 3 folhas de gelatina
  • 5 gemas
  • 55 gramas de açúcar
  • 2,5 dl de leite
  • 1,25 dl de nutella
  • 2 colheres de chá de café solúvel
  • 2,5 dl  natas

Preparação:

Batam as gemas com o açúcar e a nutella até obterem um creme  espesso. Aqueçam o leite juntamente com o café num tachinho. Coloquem as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Sem parar de mexer deitem o leite morno sobre a mistura de gemas, açúcar e nutella. Levem ao lume mexendo sempre até engrossar um pouco. (Para ver se o creme está pronto passem o dedo nas costas da vossa colher de pau, se conseguirem uma pequena “estrada”, o creme está cozido, se estão a usar um termómetro este deve marcar 80ºC)

Deixem  o creme arrefecer um pouco antes de adicionar as folhas de gelatina bem escorridas. Mexam até dissolver bem. Passem o preparado por um passador de rede e deixem arrefecer. Envolvam cuidadosamente as natas batidas no creme. Deitem o preparado em pequenas formas e levem ao congelador durante uma hora. Para desenformar as vossas pequenas bavaroises mergulhem as forminhas  durante alguns segundos em água quente.

Eu servi a bavaroise com os mini tunnbröd e uma mistura de frutos silvestres que coloquei durante uns segundos no micro ondas com umas colherezinhas de açúcar.

About these ads

3 comments

    1. Conceição,
      A receita é apenas para os biscoitinhos inspirados no pão. A verdadeira receita de tunnbröd está na minha “to bake list”, mando-te uma mensagem quando a publicar.
      bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s