Prinsesstårta – O bolo de anivesário sueco

E chegou o dia do meu aniversário, como este ano decidi festejar este dia também com os amigos da Padaria, partilho convosco o bolo de aniversário tradicional na Suécia e com o qual o viking e eu nos andamos a deliciar. Antes da receita os meus agradecimentos a todos os amigos que decidiram de forma especial festejar os meus anos participando no passatempo Um bolo especial.

Algumas dúvidas que entretanto me chegaram via e-mail:

  • Podem participar usando receitas já anteriormente publicadas nos vossos blogues. Basta que criem um post novo, com o tema do passatempo, expliquem por que motivo este é um bolo especial, e indicando, se assim o desejarem o link para o post contendo a receita.
  • Cupcakes ou outro tipo de bolos e bolinhos são permitidos, desde que respeitem o conteúdo e objectivos do passatempo.

O Bolo Princesa foi originalmente publicado por Jenny Åkerström, no livro do qual já várias vezes vos falei “Prinsessornas Kokbok”(1936), com o nome de “Bolo Verde”, mas reza a lenda que era um dos favoritos das princesas Märtha, Margaretha e Astrid, pelo que passou a ser chamado apenas de Bolo Princesa.

Existem várias versões deste bolo que no fundo é um pão-de-ló recheado com natas e creme de pasteleiro, coberto com uma placa de maçapão verde e decorado com uma flor também de maçapão. Se ao recheio acrescentarmos doce de morango ou lingon,  e usarmos maçapão cor de rosa para a cobertura, o bolo passa a chamar-se Operatårta. Às versões cobertas com maçapão azul  ou amarelo chama-se Bolo Príncipe e Bolo Carl-Gustav. Em casa da minha cunhada, a tradição é um bolo coberto de verde mas com doce de morangos, e honestamente é a versão de que gosto mais.

Algumas notas sobre a receita:

  •  - na Suécia vende-se já pronta uma folha de maçapão verde preparada ao tamanho dos bolos que fazemos em casa. Podem preparar o vosso maçapão em casa, ou comprá-lo já feito acrescentando-lhe apenas umas gotas de corante verde, antes de o estender com um rolo da massa entre duas folhas de papel vegetal.
  • - se não gostam de maçapão podem substituí-lo por uma cobertura de sugarpaste/massa americana.
  • - as quantidades que indico são o suficiente para uma forma redonda com 24cm de diâmetro,  sendo o bolo depois de pronto cortado em 3 fatias horizontais. Se estão a preparar um bolinho mais pequeno, dividir o bolo apenas em duas partes.

Ingredientes: (receita adaptada do livro Sju Sorters kakor)

Para o bolo:

  • 5 ovos
  • 180 gramas de açúcar
  • 65 gramas de farinha de trigo
  • 65 gramas de fécula de batata
  • 2 colheres de chá de fermento em pó

Recheio:

  • 4 folhas de gelatina
  • 2 dl de creme de pasteleiro (receita aqui), ou creme de baunilha comprado já  preparado
  • 3 dl de natas
  • 1 colher de sopa de icing sugar
  • Doce de morangos ou lingon (facultativo)

Cobertura:

  • 1 folha de maçapão verde ou 300 gramas de maçapão com umas gotas de corante verde
  • Icing sugar
  • 1 rosa ou (cravo) de açúcar ou maçapão vermelha ou cor-de-rosa.

Preparação:

O bolo:

Aqueçam o forno a 175ºC. Barrem a forma.

Batam os ovos com o açúcar até o creme duplicar de volume e estar branco e espesso. Misturem as farinhas e o fermento em pó. Deitem o preparado na forma e levem ao forno durante aproximadamente 40 minutos. Depois de frio, desenformem o bolo e cortem-no em 3 fatias horizontais. Cortem a fatia superior o mais finamente possível.

O recheio:

Preparem o creme de pasteleiro, deixem-no arrefecer um pouco e misturem as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria. Quando começar a solidificar envolvam no creme as natas batidas em chantilly com uma colher de icing sugar, reservem no frigorífico até montarem o bolo.

Montagem:

Como já disse há várias formas de se montar um Bolo Princesa. Podem rechear cada camada com um pouco de doce de morango e o creme de natas, cobrindo todo o bolo com a placa de maçapão.

Alternativamente, montem o bolo de forma a lhe dar o formato de uma meia esfera. Para isso comecem por colocar directamente no prato de servir uma fatia de bolo. Barrem-na com doce, e cubram com a segunda fatia de bolo. Por cima espalhem 2/3  do creme, de forma a que o centro do bolo fique mais alto do que as extremidades. Cuidadosamente coloquem a última fatia de bolo, dando-lhe uma forma arredonda. Cubram a totalidade do bolo com o restante creme.  Estendam o maçapão e cubram com ele o bolo, com um cortador de pizzas aparem o excesso junto ao prato. Decorem com uma flor e guardem no frigorífico, polvilhem com icing sugar antes de servir.

About these ads

17 comments

  1. Feliz Aniversário!!!!
    Há algum tempo que tinha reparado nos bolos de aniversário suecos. Andava aqui a aguardar uma oportunidade para um dia pedir a receita…Já não é preciso :) Vou arranjar coragem para por as mãos na massa!!
    Muitas Felicidades!
    Bjs,
    Carla

  2. Feliz aniversário, votos de muita saúde.
    Jamais conseguiria fazer uma maravilha destas e nem sequer conhecia este delicioso e belissimo bolo.
    Excelente trabalho.
    Desejo-te muito sucesso e que montes de pessoal possa participar ♥

  3. Muitos parabéns Ana, desejo-te muitas felicidades;)
    Gostei do teu bolo, tão original, não imaginava que se escondia um interior assim, ai
    que delicia, para o próximo ano gostaria de estar presente ah,ah,ah,…..
    um grande beijinho e um abraço.

  4. Ana, Feliz Aniversario :-) Que bolo lindissimo…eu adoro este bolo mas nunca fiz em casa. Novamente, HAPPY BIRTHDAY! Have a wonderful week ahead!

  5. Não sei o que se passa mas não tenho recebido os novos posts :( e já estou a ver que tenho perdido só coisas boas, a receita do piquenique já me tentou :) Bom domingo.

  6. Olá Ana, estou maravilhada, encantada com o seu blog, não sei como não o descobri antes, e não me pergunte como encontrei, mas estava a procura de um bolo para fazer no meu dia de anos (faço sempre o meu bolo de aniversário, uma tradição que comecei a uns anitos), e encontrei este, e decidi que vai ser este, muito obrigada por partilhar o seu gosto por culinária com o mundo e por estas receitas fantásticas, nem sei qual experimentar primeiro.
    Mas é daqueles blogs que só de ler e ver as fotos, sabemos que se fizermos com gosto as receitas vão sair bem :)
    Beijinhos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s