Mais um pitéu para a cestinha – Atum em frasco

by ana

Uma pequena encantadora e “inocente” engolida por um lobo, é uma imagem que fica indelevelmente gravada no nosso espírito.  – Bruno Bettelheim – The uses of Enchantment/ A Psicanálise dos Contos de Fadas.

 A Belinha festeja este mês o quarto aniversário do seu blogue, e para me juntar a esta data aqui fica a minha participação. Um frasco de pasta de atum, uma receita que não falta nas reuniões da minha família, e que certamente a mãe do Capuchinho Vermelho colocou na cestinha.

 

Habitualmente usamos esta pasta para rechear uma baguete que depois de gelada se serve cortada em fatias muito fininhas, mas achei que para esta ocasião seria mais apropriado transportar a pasta num frasquinho que a avó pode guardar no frigorífico.

A preparação e ingredientes é extremamente simples, o que nos deixa com mais tempo para nos sentarmos no bosque, a colher flores ou ler a Psicanálise dos Contos de Fadas, uma obra que de certo muitos de vocês conhecem, e reinterpreta  os símbolos, valores e ensinamentos presentes nas histórias com as quais crescemos.

Ingredientes: (com alterações em relação ao original do caderninho de receitas da família)

 - 125 gramas de manteiga

- 50 gramas de azeitonas recheadas

- o ovo cozido picado

- 2 latas de atum

-sumo e raspa de uma lima

Preparação:

Misturem a manteiga com o atum escorrido, as azeitonas picadas e o ovo. Temperem com o sumo e raspa da lima e guardem no frigorífico até servir.

About these ads

9 Comments to “Mais um pitéu para a cestinha – Atum em frasco”

  1. Adoro patês e realmente fica muito bem no cestinho da Capuchinho.
    Bjs

  2. boa sugestão para o cesto do capuchinho :)
    Eu só vi agora e acho que tb vou tentar encontrar qq coisa rápida, que caiba num cantinho :)

  3. Mmmm…that looks delicious and I love it in that fun little jar!

  4. Uau, com uma bolachas integrais a avózinha vai delirar com o petisco.

    Beijinhos

  5. Que bom me parece esse patê, ficaria certamente muito bem no cesto da avozinha, mas também no meu para levar para o próximo picnic :)

  6. Adorei essa receita, em breve vou receber umas amigas em casa para tomarmos um vinho, vou fazer esse patê. Posso usar margarina?

    Beijo

  7. Que maravilha amiga adorei esta tua pasta de atum,não sei a vou deixar levar para avozinha…bjokinhas amiga e obrigada pela tua participação

  8. ESSA AVOZINHA É UMA SORTUDA, ESSA PASTA DE ATUM FICOU EXCELENTE.
    LEVO A RECEITA COMIGO.
    BOA SEMANA
    BJS

  9. Adorei este pitéu;)
    Vou fazer no próximo picnic.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: