BBD – 4 anos e uma viagem a Itália.

O Bread Baking Day,uma criação da Zorra do blogue  Kochtopf decorre este mês em casa  Da Connie e do Peter, um casal de holandeses a viver na Tailândia. Como  tema  a Connie escolheu Bread with local herbs and/or spices, Pão com ervas aromáticas ou especiarias locais, numa homenagem ao primeiro BBD, cujo tema foi herbs, ervas aromáticas.
Para participar usei,   não uma erva aromática típica da Suécia, onde o endro e o cebolinho são reis, mas  uma das minhas ervas aromáticas favoritas – manjericão, que nesta altura cresce e cresce em vasinhos na minha cozinha.
 
 
 
A minha inspiração foi a tradicional e simples pizza Margherita, e partindo dos seus ingredientes principais fiz uma “Focaccia Margherita”, que acompanhada de queijo mozzarella e grandes copos de Martini e Campari saboreamos numa quente tarde de sábado.
 

Se é a primeira vez que fazem focaccia aqui podem ver outra receita,  passo-a-passo, com péssimas fotografias,  que fiz há um ano.

 

Focaccia Margherita

Ingredientes:

  • 3 dl de água morna
  • 2 colheres de chá de fermento de padeiro seco
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa + 4 colheres de sopa de azeite
  • 400 gramas (aproximadamente) de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa de manjericão seco
  • Tomate cereja a gosto

Para acompanhar:

Mozzarella, manjericão fresco, um fio de azeite. (As bebidas deixo ao vosso critério, mas um aperitivo gelado é vivamente aconselhável!)

Preparação:

Misturem a água, o fermento, o manjericão seco, o sal, o mel e   2 colheres de azeite numa tigela. Quando o fermento estiver dissolvido misturem a farinha e trabalhem a massa durante alguns minutos. Atenção que de acordo com o tipo ou mesmo marca de farinha que estão a usar, podem precisar de menos ou mais quantidade, aconselho-vos por isso a juntar a farinha por várias vezes. A massa está pronta quando se despegar das vossas mãos,  e estiver leve e elástica.

Deixem a massa repousar durante 45 minutos ou até duplicar de volume.

Passado este tempo aqueçam o forno a 200ºC. Espalhem a massa num tabuleiro com 30 x 40 cm previamente untado com 2 colheres do restante azeite.

Decorem com os tomatinhos, eu uso tomates congelados porque acho que de certa forma se desmancham menos no forno, salpiquem se desejarem com um pouco mais de sal, o restante azeite e levem a cozer durante aproximadamente 25 a 30 minutos.

9 comments

  1. aqui esta algo que tenho bastante vontade de fazer, já tenho marcado no livro 200 receitas de pão.
    mas tenho andado adiar, mas agora olhando esta maravilha fiquei com mais vontade ainda, esta com um aspecto super delicioso, eu até já me servia
    bjs

  2. Hello Ana, Your Focaccia looks wonderful. What a great idea to use frozen tomatoes. I like to take a bite of your focaccia. Thanks for baking with us.

  3. ANDO COM BASTANTE VONTADE DE FAZER, JÁ MARQUEI NUM LIVRO MAS COMO LEVA TOMATE CEREJA TENHO RECEIO QUE OS HOMENS CÁ DE CASA NÃO GOSTEM.
    A TUA FICOU PERFEITA.
    BJS

Leave a Reply

