Emmatårta – O bolo de chocolate do viking

Li há uns tempos no blog de David Lebovitz um post, que recomendo a todos os food bloggers e no qual entre imensas dicas e conselhos úteis podemos ler:

“For example, if you make squash soup…is it really that interesting that it’s your husband’s favorite soup? What is interesting about your husband? Did he grow up on a squash farm? Did he squash your mother’s favorite doll by accident? And why should readers care about him? Sure you love him. But even if you don’t, there’s likely a deeper story in there. Especially if you don’t. (In which case, you might not want to share that.) “

 

E foi nestas linhas que pensei quando decidi publicar esta receita de Bolo Emma, o bolo de chocolate favorito do meu marido. Há algum motivo especial, para além do facto do viking nunca ter encontrado um  bolo de chocolate de que não gostasse, que faça deste o seu favorito?
 É apenas o bolo de chocolate que a minha sogra colocou no pequeno dossier de fotocópias de receitas que ela preparou para o viking quando ele saiu de casa para  ir estudar, e a mesma que ele fez durante anos, até eu, com a estante cheia de livros e milhares de receitas para experimentar ter aparecido.
 O bolo Emma, o primeiro  que ele me pediu para eu fazer para o seu aniversário há sete anos, ficou esquecido, na mesma fotocópia já a perder a cor, até agora. Aqui está ele, rico, cheio de manteiga, chocolate e calorias, uma delícia à qual um  chocoholic não deve ser poupado.
 
 

A receita original, da qual só tenho a velhinha cópia, deve ter sido publicado na revista Buffé. Eu apresento aqui a minha versão, na qual subsitui 3 dl de natas, pelas claras do ovos usados no recheio. Estas quantidades fazem um bolinho pequeno, uma forma redonda de aproximadamente 22 cm de diâmetro.

Ingredientes:

Para a base:

  • 1 ovo
  • 90 gramas de açúcar
  • 3 colheres de cacau em pó
  • 100 gramas de manteiga amolecida
  • 65 gramas de farinha

Para a mousse:

  • 4 ovos separados
  • 3 colheres de sopa de café muito forte
  • 225 gramas de chocolate amargo de boa qualidade
  • 50 gramas de açúcar

Para decorar:

  • 2 dl de natas batidas com muito pouco ou nenhum icing sugar
  • Amêndoas

Preparação:

Começamos com o bolo:

Antes de mais vejam se há espaço no vosso congelador para a forma do bolo. Se forem com eu, esta vai ser a parte mais complicada da receita.

Aqueçam o forno a 175ºC.

Batam o ovo com o açúcar até obterem um creme fofo e esbranquiçado. Acrescentem a manteiga e voltem a bater. Envolvam a farinha misturada com o cacau. Deitem o preparado numa forma de fundo amovível barrada com manteiga. Levem ao forno durante 10 minutos. Reservem até estar frio, dentro da forma.

A mousse:

Derretam o chocolate em banho-Maria. Batam as gemas  até duplicarem de volume, juntem o chocolate derretido e o café. Batam as claras em castelo, acrescentem o  açúcar e e voltem a bater. Misturem as claras e o preparado de gemas envolvendo tudo cuidadosamente. Deitem a mistura sobre o bolo, sem o retirar da forma. Levem ao congelador durante pelo menos 4 horas. Uma hora antes de servir retirem o bolo do congelador, e desenformem-no. Decorem com as natas e as amêndoas e sirvam acompanhando o café.

14 comments

  1. Ana,
    Estou a salivar…literalmente! Acabei de ter um desejo inadiável de chocolate, que pena não poder bater-te á porta para pedir uma fatia, só uma pequenina dessa maravilha.
    Beijinhos

    1. Se vierem as duas agora ainda se arranjam umas fatias, Fiz um enorme para ele levar para o escritório e uma versao mini só para nós os dois que ainda está por comer. :)

  2. Está encantador Ana, tenho uma atracção especial por todos os bolos de cholate.
    Um beijinho e uma boa semana.

  3. Ana,

    Quem ia gostar deste bolo também era o meu marido , gostei do aspecto deve ter ficado delicioso, percebe-se porque é o favorito do teu marido ou era , eheheh, bjs

  4. Apetitoso e lindo!!
    Acho que o meu marido também iria adorar :)

    P.S. Não consigo comentar blogs do wordpress ni iPad… mas estou sempre a acompanhar-te ;)

  5. É tão bom quano chamamos de nossa uma receita. O meu bolo de chocolate é o de chiffon. Mas podia abrir uma excepção e provar este pedaço de céu! … Ainda que um céu viking ;)
    Babette

  6. Ana, este bolo parece uma delícia. Fui ler o post do senhor David Lebovitz e achei-o, realmente, bastante interessante. Desde que comprei a minha sorveteira que ando a seguir este senhor com muita atenção. Tem receitas de gelados ótimas. Beijinhos

  7. Ana, que delícia de receita. Amo café, mas geralmente nos bolos e doces não gosto muito… vou preparar a receita sem o café… Será que tenho que fazer uma substituição? Abraços, Adriana.

Leave a Reply

