Mårtensafton – Um São Martinho com Skånsk äppelkaka

 Na noite de dez de Novembro festeja-se também especialmente no Sul da Suécia, onde vivemos, o São Martinho. As tradições e ementa desta noite são muito semelhantes às da vizinha Dinamarca e outros países do Norte da Europa, mas completamente diferentes das nossas em Portugal.

No passado esta era também a data que marcava o  início período de recolhimento, que antecedia o Natal, era portanto a última oportunidade que havia de cometer o pecado da gula, dai que a ementa fosse rica e reforçada.

O jantar começa com “svartsoppa” – uma sopa feita partindo da carne e sangue de ganso, e rica em especiarias. Imagino, porque realmente nunca comi, que a “sopa preta” será o equivalente ao “frango de cabidela” sem arroz.

Como prato principal serve-se ganso, pois segundo a lenda, São Martinho, que como monge vivia de forma simples e humilde, recebeu com algum receio a notícia de que seria eleito Bispo e  foi-se esconder entre os gansos que com os seu grasnar o denunciaram aos que andavam já à sua procura.

A sobremesa é simples mas deliciosa. Skånsk äppelkaka  é uma espécie de crumble de maçãs, o fruto da época, feito com puré ou maçãs assadas e tradicionalmente com uma cobertura de pão de centeio integral. Para acompanhar, creme de pasteleiro aromatizado com baunilha ou gelado.

Como calculam nem a sopa, nem o ganso fazem parte da nossa ementa, por isso festejamos apenas com a sobremesa. :)

Bolo de maçã de Skåne com creme de pasteleiro

Ingredientes: (4 pessoas)

  • 6 maças grandes
  • 100 gramas de açúcar
  • 1 colher de sopa de canela
  • 6 colheres de sopa de pão ralado
  • 75 gramas de manteiga

Preparação:

Aqueçam o forno a 175ºC.

Descasquem e cortem as maçãs em tirinhas e misturem-nas com o açúcar, a canela,  a manteiga em cubinhos pequenos e o pão ralado. Deitem o preparado numa travessa que possa ir ao forno e  assem até as maçãs estarem completamente cozinhadas e douradinhas.

Creme de pasteleiro: (a minha receita habitual)

Ingredientes:

  • 2,25 dl de leite
  • 2 colheres de sopa rasas de farinha Maizena
  • 100 gramas de açúcar
  • 1 ovo grande
  • 2 gemas de ovo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha ou baunilha seca
  • 30 gramas de manteiga

Preparação:

Dissolvam a Maizena num pouco de leite. Combinem o restante leite com o açúcar  e a baunilha num tachinho e levem ao lume até levantar fervura. Retirem do lume.

 Batam, primeiro o ovo, e em seguida as gemas, com mistura de leite e Maizena. Sem parar de bater vão deitando nesta mistura o leite quente aos poucos.

Passem todo o preparado para o tachinho e levem ao lume mexendo sempre, para evitar cozer os ovos, até sentirem que o creme está a engrossar e a querer ferver. Retirem imediatamente do lume. Sempre a bater vão incorporando a manteiga cortada em cubinhos.

Passem o creme por um passador de rede e guardem numa tigela no frigorífico, coberto com película aderente colocada directamente sobre o creme, até servir.

About these ads

23 comments

  1. Adorei a descrição da tradição sueca,é delicioso ler as coisinhas que escreves sobre um país tão diferente do meu.
    Adorei também as receitas, são hiper interessantes e o aspeto é maravilhoso (como já nos tens habituado).
    Feliz São Martinho para ti e para quem te acompanhar neste dia festivo.

    Beijinhos

  2. Ana,
    Um bom São Martinho para ti e toda a tua família… Como e’ diferente as tradições de pais para pais.
    Aqui nos USA vamos a casa de uns amigos celebrar também São Martinho :) Que saudades das
    castanhas já faz um ano que não como. Esse Skånsk äppelkaka esta com um ótimo aspecto :)

    PS. Deixei uma pergunta no meu blog… Não sei o que são os feeds :(
    Por favor será que podias-me ajudar? Coisas de noviças.

    Beijinhos

  3. Ana, gostei de conhecer a tradição na Suécia, e realmente só a sobremesa é que escapa! Ficou linda e é uma óptima comemoração do S.Martinho.
    Um beijinho.

  4. Para mim também prefiro só a sobremesa ;)…ficou linda Ana, que maravilha! É incrível, só de ler a descrição já sinto o cheiro da maçã assada e da canela…estou deliciada!

    Beijinhos

  5. Olá Ana, no calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro e aqui em casa é nesse dia que comemos castanhas sempre de forma diferente.
    Adorei a receita vou experimentar em breve ;)

  6. Amanhã é dia de comer castanhas assadas por aqui.
    Aliás, o Outono para mim, tem várias associações com comidas. As castanhas, os marmelos assados no forno com açucar ou em marmelada, as romãs, e as maçãs assadas com açucar e um pau de canela… Tudo aromas desta estação. Por isso essa sobremesa de maçã está perfeita para a época ;)
    Depois das waffles (lembras-te?) e do Bolo de Lingon, é a próxima receita que eu vou experimentar :)
    Um feliz dia de S.Martinho..,
    Bjs

    1. És tu?
      Não sabia que tinhas um blogue!! Lembro-me perfeitamente de ti, até tenho a fotografia que me enviaste.
      Obrigada por continuares a visitar a Padaria.
      bjs

  7. Boa tarde, descubri o teu blog por um acaso, mas estou fã deste espaço.
    Relativamente a esta receita tentei fazer mas não ficou com o aspecto de bolo andava mais perto de um pudim. Não sei onde me enganei, ou a maçã deitou agua a mais, para a maça nao ficar oxidada slapiquei comumas gotas de limão. Se tiver alguma ideia para contornar essa situação ficava grato.

    -Fiz a receita das bolachas com alfazema este fim de semana para um festa de 100 pessoas, tomei a liberdade de fazer uma alteração; em vez da alfazema utilizei essencia de violeta, e fizeram um enorme sucesso.
    Obrigado

    1. Luís,
      É com muito prazer que leio a sua mensagem e lhe respondo. De facto tem razão, a textura deste bolo, fica húmida e realmente mais parecida com um pudim seco. (Quero dizer que não fica um bolo fofo). É como se fosse a parte de baixo de um crumble mais mais compacto.
      Estou fascinada com as bolachas de violeta. O meu irmão costuma usar violetas cristalizadas que compra por vezes fora de Portugal, mas eu aqui nunca as vi, nem essencia nem as florinhas, onde comprou a sua essencia?

      um abraço e até breve.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s