Salmão com queijo creme e amêndoas, puré de legumes, e um livro cheio de sabores

 Não fosse o medo que me começassem a crescer guelras e barbatanas, era menina para comer salmão a todas as refeições. Nenhum outro peixe deve ser mais versátil, saudável e saboroso preparado de tantas formas diferentes e com tantas combinações de sabores possíveis. Esta receita, linda, deliciosa e low-carb prepara-se em menos de meia hora, podemos pedir mais?

Se ninguém nos vir, é falta de educação lermos durante as refeições?

 A propósito de combinações de sabores, um tema que me interessa bastante, estou a ler The Flavour Thesaurus de Niki Sargent, um guia  cheio de ideias e receitas    tanto  com tradicionais como inesperadas, e  usando diferentes  combinações de sabores. Está organizado em capítulos, agrupando sabores como: Earthy, Marine,Woodland, Brine &Salt, entre muitos outros. As receitas são muito simples e deixam espaço para que possamos dar-lhes também o nosso próprio cunho. Embora não seja um livro que apresente uma abordagem cientifica  sobre o tema,  como o Flavor Perception de  Andrew  Taylor e Deborah  Roberts, parece-me um guia muito útil, simples e original. (E ainda sobre este tema uma questão que vos deixo, será a melhor tradução para “flavour & taste” “gosto & sabor?”)

Ingredientes: (4 pessoas, eu congelo parte da receita em caixas de refeição)

  • 50 gramas de amêndoas grosseiramente picadas
  • Raspa da casca de 1 limão
  • 4 filetes de salmão
  • 100 gramas de queijo creme com ervas 
  • Sal e pimenta

Para o puré

  • 1 couve-flor
  • 150 gramas de espinafres (podem usar congelados, claro)
  • Sal e pimenta
  • Noz-moscada
  • Manteiga

Preparação:

Coloquem a couve-flor a cozer em água com sal.

Aqueçam o forno a 170ºC.

Temperem o peixe com sal e pimenta e coloquem-no num tabuleiro, cubram-no com o queijo creme misturado com as amêndoas e a raspa de limão e levem ao forno. (O tempo de preparação depende da altura dos lombos, o meu esteve no forno 20 minutos e ficou um pouco seco para o meu gosto.)

Entretanto escorram a couve-flor e coloquem-na num processador de alimentos, aproveitem o tacho para cozinhar rapidamente os espinafres.

Temperem a couve-flor com pimenta e noz-moscada, acrescentem sal e manteiga a gosto. Assim que os espinafres estiverem prontos, deitem-nos por cima da couve-flor e processem até que se forme um puré, não precisam de usar leite. (Se não tiverem processador de alimentos podem usar a varinha mágica. Ao contrário do puré de batata, podemos fazer puré de couve-flor desta forma sem que fiquem elástico e horroroso, não se preocupem.)

About these ads

15 comments

  1. Ana,
    Gostei particularmente do queijo creme com as amêndoas e raspa de limão. Deve ter ficado delicioso e o puré transformou a apresentação do prato. Bel combinação de cores e sabores.
    Beijinhos

  2. Ana, isto é uma autentica tortura! Há quanto tempo não como um salmãozinho assim fresquinho ahhh… Isto aqui é um ermo! (risos)
    Fabulosa a tua apresentação! O livro acho que já o tinha visto pela Amazon.. Vou investigar ;)
    Beijinho bom resto de semana*

  3. Que bela refeição. O visual dá logo apetite :) O colorido é perfeito. O puré de vegetais e o queijo-creme com a amêndoa são bem originais.
    Um beijinho.

  4. Adoro salmão de todas as formas possíveis de confeção e não como mais também pelo mesmo motivo,lol. Se há peixe que não me canso de comer é este. Adorei a tua sugestão deve ser uma delicia essa mistura de sabores.
    Receita a testar com certeza ;)

    Beijinhos

  5. Nas minhas recentes férias pelo Báltico pude agarrar a desculpa de por lá haver um salmão meio fumado absolutamente fabuloso. Com essa desculpa, foi salmão, salmão e mais salmão. :))
    Ainda hoje li a notícia que vai sair uma tradução em português do The Flavour Thesaurus. Tenho o original e gosto muito. As combinações são tão inspiradoras que apetece. :))
    Gostei muito da tua refeição, salmão do bom com puré de couve-flor, é tudo a chamar por mim.

    Bjs

  6. Parece que você é mesmo a rainha do salmão! Essa já vai para a minha lista. Já tenho uma receita sua esperando a vez, também de salmão… mas um dia sai rsrsrs Adorei a combinação das cores um prato colorido é também alegria para os olhos!
    Bjsss

  7. Também sou um fãn inveterada de salmão !!Gosto dele de muitas maneiras e mesmo a mais simples de todas: grelhado, me seduz!

    Esta tua receita é uma tentação..para além de bonita deve ser uma delicia!

    Bjokas
    Rita

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s