Primeiro Domingo do Advento – novidades na Padaria e bolachas de especiarias um pouco mais leves

by ana
 Começamos com as novidades. Como já viram, criei uma página no Facebook para a nossa Padaria. Lá encontrarão novidades, sugestões e curiosidades relacionadas com gastronomia e a vida na Suécia que  não cabem necessariamente no espaço deste blogue. Espero que gostem.

E aqui estamos quase no início do melhor mês do ano. Ontem, um aviso de tempestade de grau 3, marcou  a chegada do período do Advento. Até ao Natal, todos os domingos à noite, nos aconchegamos no sofá, acendemos mais uma vela, bebemos glögg e comemos bolachas de gengibre ou outros doces relacionados com a época. (Na categoria Natal, encontram várias receitas de pepparkakor e a sua história.)

A Willow também quis aparecer na fotografia.

Há um ano escrevi já alguns posts sobre este tema. Aqui podem ler sobre o significado das velas que acendemos cada domingo que antecede o Natal. Neste post  encontram a receita de Glögg, o vinho quente com especiarias, típico na  Suécia nesta época. Costumamos comprar esta bebida já preparada porque todos os anos aparecem sabores novos que queremos experimentar. Em Portugal podem comprar glögg no Ikea, ou  optar por prepará-lo em casa.

Ontem em vez das tradicionais bolachas de especiarias/gengibre a que chamamos pepparkakor, lembrei-me de fazer, para acompanhar o glögg, uns biscoitos com os mesmos aromas, mas sem açúcar, usando farinha de centeio, e um pouco mais leves. A textura destas bolachas continua a ser estaladiça, mas sem a riqueza e crocante do açúcar. São ideias para acompanhar um pouco de queijo, servi as nossas com creme de queijo azul e pimenta rosa, ou doce.

Ingredientes: (1 tabuleiro de biscoitos)

  • 0,5 dl de xarope dourado (vejam aqui)
  • 50 gramas de manteiga
  • 0,7 dl de leite
  • 1 colher de chá de canela e gengibre em pó
  • Raspa da casca de uma clementina
  • 220 gramas de farinha de centeio
  • 1 colher de chá rasa de fermento em pó

Preparação:

Na véspera de prepararem as bolachas, aqueçam a manteiga, o xarope, as especiarias, o leite e raspa da casca da clementina, mexam uns minutos em lume brando, retirem do lume e reservem até ao dia seguinte.

Aqueçam o forno a 175ºC.

Numa tigela misturem a farinha com o fermento, adicionem  a mistura que prepararam na véspera e trabalhem levemente a massa, apenas até tudo estar bem ligado. A massa tem de estar compacta o suficiente para poder ser estendida, sem estar demasiado seca, podem por isso precisar de acrescentar um pouco mais de  farinha.

Forrem um tabuleiro com papel vegetal. Estendam a massa até esta ter uma espessura aproximada de 3 mm. Com cortadores de bolachas,  ou uma roda de cortar pizzas, cortem os biscoitos do tamanho e formato que desejarem.

Coloquem os biscoitos no tabuleiro, piquem-nos com um garfo e levem a cozer ao forno durante 10 a 15 minutos, ou até estarem douradinhos e estaladiços.

20 Comments to “Primeiro Domingo do Advento – novidades na Padaria e bolachas de especiarias um pouco mais leves”

  1. Ana,
    Essas bolachas parecem-me deliciosas e o adjectivo “estaladiças” deixa-me com uma vontade enorme de as experimentar. O xarope dourado a que te referes é o Golden Syrup?
    Beijinhos

  2. Olá Ana, adorei o teu post cheio de aconchego e calor. Gostei muito de conhecer a tua gatinha, com o meu Simba formavam um casal bem loirinho ;)
    Gostei também das tuas bolachas e estou a pensar fazer já amanhã, mas a minha dúvida é a mesma da Carla e gostava de saber isso com urgencia ;) Já o vinho espero que me digas também como se faz!

    Beijinhos

    • Carla e Susana,
      Obrigada por me lembrarem, eu costumo deixar um link, qd uso xarope.
      Aqu uso um xarope pp para fazer este tipo de doces, é semalhante ao golden syrup, um pouco menos compacto. As alternativas que deixo são, caso n tenham este xarope nem golden syrup, melaço, mel ou xarope de ácer.

      (Susana, vou já dizer à Willow que tem um pretendente :) )

      bjs

    • Oops…esqueci-me, a receita do vinho está num link para um post do ano passado. :)

  3. Que post tão acolhedor. Gostei de conhecer um pouco mais das tradições e a tua Willow, linda :)
    As bolachinhas saõ de facto perfeitas, estou já cheia de vontade de as preparar e degustar.
    Um beijinho.

  4. Só de olhar já senti calma, tão importante ;)
    O teu gatinho ficou lindo na foto (ajuda à calma…)
    Já tinha pensado em ti hj, vou pedir-te, em off, uma sugestão :)
    Beijinho

  5. Olá minha querida, o teu post está mesmo marcado pelo aconchego do lar, daqui tão
    distante, consegui sentir esse ambiente de que nos falas um pouco.
    A Willow está muito bem integrada:)
    Um grande beijinho com votos de uma óptima semana.

  6. É verdade, está oficialmente aberta a temporada dos biscoitos!! :)
    Bjs

  7. Pois é Ana, por cá os perparativos para o Natal já começaram à muito.. Também temos os pipparkökur e mais uma serie de iguarias menos apelativas ;)
    É com curiosidade que pesquiso e vivo os costumes dos diferentes povos, por onde também eu vou passando… Por exemplo, na Austria e Suiça, também existe esse simbolismo das velas que eu acho interessante. Adorei as tuas bolachinhas :), e a nova cara do teu blog; as tuas fotos, essas suspiram conforto…

  8. Umas bolachas bem diferentes. A farinha de centeio deve dar um toque bem diferente ás bolachas.
    Começa a contagem decrescente para o Natal. :D

  9. Muito acolhedor este teu convite para partilhar contigo o espirito de Natal. A primeira fotografia está uma ternura. Obrigada! Muita Paz e alegria para ti e tua familia neste Natal.

  10. Ana, seus posts dedicados às tradições da Suécia me matam de saudades dessa terra maravilhosa! Acho que já te disse, mas repito: A Suécia foi o lugar do mundo que mais apreciei em minhas viagens. Adorei a idéia de reunir todos os domingos até o Natal, super bacana para entrar (e ficar) no clima natalino mais tempo. Adorei o post!

  11. É realmente a época mais bonita do ano.
    As bolachas tem um ótimo aspeto vou experimentar.
    Bjs

  12. gostei do tudo nesse post , alias adoro vir até aqui.
    boa semana
    bjs

  13. Antes de mais, tenho de dizer que adorei a gatinha…é linda!!! (eu adoro gatos….)
    A receita também é extraordinária, adorei os ingredientes, o aspeto, as fotos…enfim, tudo!

    Beijinhos

  14. Sigo o seu Blog e gosto muito…..em Agosto de 2012 tb vou mudar para a Suecia e gosto de ler tudo o que aqui escreve… :) faz-me sentir mais calma nesta minha grande mudança de país…Cumprimentos

    • Adelaide,
      obrigada pela visita. Eu tb me mudei no Verão, é uma excelente altura e dá-nos tempo para nos adaptarmos às diferenças. Boa sorte!

  15. Só muito recentemente me estreei no maravilhoso mundo das bolachas (fiz, há dois fins de semana, com o meu filho :). Estas parecem-me bem diferentes. Gostei muito de ler o teu texto. Como dizem as outras meninas, muito aconchegante. Também adoro o Natal e o aconchego das estações mais frias.

    P.S.: A Willow é um doce :) Tenho dois gatos, a Micas e o Gaspar. Também adoram esta altura do ano. Passam a vida enroscados numa manta, à lareira :)

  16. É sempre um prazer passar por aqui.
    Um beijinho.

  17. Gostei muito de conhecer essas vossas tradições. E o ambiente acolhedor em torno dessas bolachas faz apetecer estar aí!
    Babette

Leave a Reply

