13 de Dezembro – Dia de Lucia e de pãezinhos de açafrão

(Se puderem leiam o post enquanto escutam o concerto, vão gostar :) )

Festejamos hoje umas das mais conhecidas e tradicionais datas no calendário sueco, o dia de Lucia (Santa Luzia em português). É o dia dos concertos e desfiles das meninas com velinhas na cabeça, e dos famosos Lussekatter, os pãezinhos  tradicionais feitos com açafrão.

No Natal passado escrevi vários posts sobre este dia tão mágico e se tiverem tempo e gostarem de saber mais sobre esta tradição sueca, peço-vos que não os deixem de ler.

Os diferentes formatos dos pãezinhos, de entre os quais o mais conhecidos são os Lussekatter (gatos de luz  ou de Lúcifer), continuam a fascinar-me, e desde o ano passado consegui juntar mais informação sobre este assunto. Existem 3 temas para os formatos: Desenhos religiosos, Desenhos de animais, e motivos tradicionais de várias zonas da Suécia. No ano passado apresentei-vos uma selecção de pãezinhos dos temas religiosos e com animais. Este ano escolhi apenas um formato e fiz um Julkaka  från Uppland (Bolo de Natal de Uppland.)

Podem usar esta receita para fazer também os pãezinhos mais pequenos, o tempo de cozedura nesse caso é apenas de 8 a 10 minutos. Depois de prontos e frios, congelam muitíssimo bem.  São especialmente deliciosos acompanhando uma chávena de chá enquanto escutamos o concerto de Lucia.

 

Pão de açafrão – Julkaka från Uppland  (faz um bolo médio) (receita adaptada do livro Sju sorters kakor)

Ingredientes:

Primeira massa:

  • 25 gramas de manteiga
  • 2,5 dl de leite
  • 25 gramas de fermento de padeiro fresco (meio pacote de fermento de padeiro seco)
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de café de açúcar
  • 350 gramas de farinha de trigo

Segunda massa:

  • 1 grama de açafrão diluído num pouco de aguardente
  • 75 gramas de manteiga
  • 90 gramas de açúcar
  • 100 gramas de farinha (aproximadamente)
  • 1 ovo (metade para a massa, metade para pincelar o Julkaka)
  • Passas para decorar

Preparação:

Começamos com a primeira massa:

Aqueçam o leite, a manteiga, o sal e o açúcar. Deixem arrefecer o preparado até uma temperatura de 37 graus Dissolvam o fermento nesta mistura. Juntem a farinha e amassem bem. Deixem a massa levedar até duplicar de volume.

Entretanto numa tigela misturem bem todos os ingredientes da segunda massa, excepto a farinha. Quando a primeira massa estiver  pronta,  misturem-na com a segunda preparação. Amassem acrescentando farinha aos poucos até obterem a consistência de uma massa de pão leve e fofa.

Para fazer pãezinhos sigam as indicações deste post.

Para fazer o julkaka, dividam a massa em 8 partes. Com cada uma formem um rolo de 30 cm. Enrolem as pontas de 7 rolos  em feito de “S”. Num tabuleiro forrado com papel vegetal vão sobrepondo  os vossos rolos formando um circulo. No centro coloquem o último rolo com uma ponta enrolada em espiral, e a outra em forma de meio “S”.

Deixem a massa levedar até voltar a duplicar de volume. Pintem com o ovo dissolvido em água, decorem com passas e cozam durante 15 a 20 minutos. (Forno a 225 º ou 200º se tiverem um forno com circulação forçada de ar.)

About these ads

10 comments

  1. Tive um livro, em criança, que explicava os costumes natalícios de vários países, e confesso que uma das imagens que me ficou na memória foi das meninas, na suécia, com coroas de velas. :)

  2. Caríssima
    Obrigada pela a informação, havia compreendido que era um doce tipico natalino! Em todo caso valeu fazer pois são deliciosos!

    Gostei muito desse pão com açafrão!
    Um abraço
    Léia

  3. Gosto sempre de conhecer um pouco mais das tradições na Suécia. Eu estive aí em Avesta e Estocolmo quando tinha 17 anos e adorei a experiência. Na altura não fiquei a conhecer muito de tradições e comida típica. E contigo vou matando saudades e lendo com alegria receitinhas bem diferentes de cá.
    Adorei o pão de açafrão. Parece delicioso.
    Um beijinho Ana.

  4. Olá Ana,
    Costumava assistir ás celebrações de S. Lucia aqui em Portugal, há uns anos, quando se fazia um bazar de Natal nórdico, a que eu nunca faltava. Meninas e meninos vestiam-se a rigor e cantavam estes cânticos tão bonitos.
    Na Suécia não consegui assistir, na ocasião em que lá estive por alturas do Natal, porque regressámos antes do dia 13.
    Obrigada por partilhares connosco.
    Eu adorei :)

  5. Querida Ana, adorei este post: o texto, a receita e claro o concerto! Mesmo não percebendo sueco, é um cântico que nos comove e nos deixa em paz. Muito obrigada pela partilha, a visita ao seu blog já se tornou uma rotina. :)
    um bjinho*

  6. Olá
    estive a ver parte do video qie colocaste, sabia da tradição das velas na cabeça mas já não me lembrava qiue eram de Santa Lúzia.
    O bolinho ficou lindooooo (será que consiguirei fazer?)
    Bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s