Rochedos de Chocolate e Black Balsam

Vi há muitos anos no Livro de Bolos e Bolinhos da margarina vaqueiro, pela primeira vez a receita de Rochedos de Chocolate, chocolate, corn flakes e manteiga. A receita é simples mas o conceito e texturas pareceram-me tão saborosos e tentadores, que partindo da ideia base, tenho ao longo dos anos, vindo a experimentar várias combinações para a enriquecer.

Hoje partilho convosco uma das minhas favoritas, uma versão só para adultos, rica e muito aromática. Um prazer que se prova em casa dentada, a mistura das passas a pingar de Black Balsam, as texturas macias em contraste com o crocante das amêndoas e dos cereais, tudo envolvido num delicioso chocolate e no leve e final aroma a canela. A receita faz-se em  minutos, e se resistirem a devorar o seu resultado, estes rochedos são uma deliciosa e requintada opção para quem gosta de oferecer presentes caseiros.

Black Balsam é uma bebida feita  com base em vodka, e uma enorme variedade de bagas, plantas, ervas e raízes, tradicional na Letónia. Caso não encontrem esta bebida podem substitui-la por outra a vosso gosto, brandy ou até um pouco de vinho do Porto, parecem-me boas opções.

Ingredientes: (30 rochedos, 28… já comemos 2 ….26… talvez seja melhor fazer mais)

  • 250 gramas de chocolate escuro de boa qualidade
  • 40 gramas de manteiga
  • 50 gramas de corn flakes
  • 75 gramas de amêndoas lascadas
  • 0.5 dl de Black Balsam
  • 3 colheres de sopa de passas
  • 1 colher de café de canela moída

Preparação:

Coloquem as passas de molho no Black Balsam.

Derretam o chocolate no micro-ondas. Usem uma baixa potência e vão verificando a cada 30 segundos.

Misturem o chocolate com a manteiga, as passas e o Black Balsam, e a canela. Quando tudo estiver bem incorporado juntem as amêndoas e os corn flakes.

Com a ajuda de duas colheres de café, deitem o preparado em forminhas de papel. Deixem solidificar e guardem longe do vosso alcance  o quanto antes.

About these ads

17 comments

  1. Querida Ana foste perfeita na tua descrição, deixei-me levar pelas tuas palavras e quase provei os rechedos:)
    Estão fantásticos, gostei tanto, mas tanto, das tuas elegantes forminhas de papel, que lindas.
    Beijinhos com votos de um bom fim de semana.

    1. Estão na balcony e vão comigo, n escapas! ah! E já fiz hoje duas latas de biscoitos para levar! Ah! (para disfarçar levo-te tb as wasa de canela =D )

  2. A combinação de texturas deve ser fantástica! E ficaram mesmo bonitos nessas forminhas. Vou guardar a receita para experimentar, com certeza. Beijinho!

  3. Ana, quase que conseguia provar estes rochedos! Estão magníficos. Parecem ideais para esta altura e pequenas ofertas carinhosas. Com vinho de porto será uma boa opção.
    Um beijinho.

  4. Que bom aspecto…… vou experimentar! Alguma sugestão de possível substituição para as passas? é que não gosto nada…. ficará bem com nozes?

    1. Teresa,
      Eu uso passas porque é uma forma de trazer gotinhas de bebida para a receita, mas n precisa de as usar! QQ variação é possível e creio que nozes será uma excelente opção.

      Um abraço e até breve!

  5. Mais uma deliciosa sugestão desta padaria e esta tem que ser experimentada quanto antes (leia-se já!!!).
    Um excelente ano de 2012, cheio de saúde, paz e muito bons cozinhados.
    Beijinho
    Moira

  6. Faço minhas as palavras da querida Moira! É para experimentar já! Adoro Chocolates e tenho de provar estes. À falta desse licor, vou no Vinho do Porto ou na minha Ginjinha especial! Bjs. Bombom

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s