De volta a casa, imagens das férias e um Feliz Ano Novo

Depois de uma semana em Portugal, regressámos este fim-de-semana a casa. Os nossos meninos já nos perdoaram por de novo os termos deixado no Pethotel, e apesar do choque térmico e dos primeiros dias um pouco nostálgicos por me sentir tão longe da minha família, a nossa vida volta à normalidade.
Era minha intenção ter deixado uma mensagem de Bom Natal e Feliz Ano Novo tanto na Padaria como nos vários blogues amigos, tinha até pensado mostrar-vos um pouco da preparação do Natal na minha casa, carreguei com o laptop e a máquina manual, mas nenhum dos dois chegou a sair das malas, fica para o ano.
Desde dia 20 que não tocava num computador, estou desejosa de ver as vossas novidades!
Embora atrasados, aqui ficam os meus votos de um excelente 2012 e algumas fotografias das nossas férias. (Faltam-me ver as fotografias de duas máquinas, por isso este post ainda será editado.)
Este ano a minha sogra Evelyn também foi passar o Natal connosco. Para nós, e em especial para o meu viking é uma felicidade redobrada. Férias em Portugal, Sol, golfe em Dezembro, ser o menino mimado da minha família, e uns dias com a mãe só para ele.

Algumas imagens de um passeio por Almada: a visita indispensável ao mercado, e ao Café Central. Quando era pequena a minha mãe não me deixava comer pirâmides, e é certinho que não passo férias em Portugal sem devorar umas quantas, para disfarçar, desta vez pedi a versão ratinho.

O meu café favorito em Almada continua a ser a Páscoa, mas neste dia tínhamos vindo de Cacilhas aos Miradouros a andar, com o viking de mapa na mão a liderar a expedição, e para continuar a subida precisávamos de energia e uma cadeirinha.


O viking e a mãe foram sozinhos aos Jerónimos pela segunda vez, eu penso que esta visita é apenas uma desculpa para irem aos Pastéis de Belém, menos mal que nos trouxeram uma dúzia para o café.

Uma subida ao Cristo Rei, há vista mais bonita?

À medida que vão estando prontos os doces tomam o seu lugar na mesa de apoio. Aqui já podem ver alguns dos pratos que não faltam no Natal da minha família e as novidades trazidas pelos novos membros.
 – Broas de Mel e erva-doce
– Suspiros de amendoim da minha bisavó Narcisa
– Rolo de Maçapão, chocolate e frutos secos da Evelyn
– Prato de rissóis, croquetes e pastéis de bacalhau. (Não sei o que estavam a fazer nesta mesa, na véspera o viking tinha dito que gostava daqueles fritinhos em feitio de meia-lua. Foi o suficiente…)
–  Pastéis de Belém (já sabem como aqui chegaram)
-Tronco de Natal
– Toucinho do céu

Ainda por chegar à mesa:
 – Fillhós e coscorões (sempre feitos pela minha Tia e pela avó Bé.)
– Pão de rala
– Bavaroise de Caramelo (Doce cavalo –  a nossa sobremesa de dia 24)
– Bolo Rei
– Broas castelares

Depois de visitarmos parte da exposição do meu irmão no CCB, decidimos ir almoçar a Setúbal. O Magnus juntou à caldeirada, ao arroz de pato, e aos rissóis  mais um prato favorito.

De preto e de costas, eu e a minha sogra Evelyn.

No último dia aproveitámos o Sol com um passeio pelo parque da Paz. Agora só voltamos daqui a uns meses.

20 comments

  1. FELIZ ANO NOVO!
    O seu blog é um dos que sigo, mas não tenho sido muito assídua. Ultimamente tenho vindo mais vezes e segui-la mais de perto faz parte dos meus projectos para este ano. Sou sensível às pessoas portuguesas que são forçadas a viver no estrangeiro, talvez por lá ter também filhos e netinhos. Mas o marido viveu na Suécia onde trabalhou 5 anos. E só não voltou porque eu não quis…
    Imagino a tristeza e a saudade que sentiu nestes dias, mas não se esqueça que “O Adeus é o que faz do regresso uma festa”.
    Tudo de Bom! Bjs. Bombom

    1. Fátima,
      Muito obrigada pelo seu comentário tão carinhoso.
      Penso que como não temos filhos e o meu marido é sueco, nunca pensei na impossibilidade de voltar a Portugal. De facto. e embora tenha imensas saudades da minha família, temos a nossa vida aqui, e honestamente, a não ser que aconteça alguma coisa grave, não penso voltar a 100% para Portugal.

      bjs

  2. Que maravilha, não sabia que vinhas ate cá
    Ainda bem que recarregaste baterias.
    Qto ao ratinho…não achas que o devias levar para compensar os teus meninos pela ausência?! ih ih ih
    (Foi bom “conhecer-te” em 2011, não sei se já disse, mas se disse não tem qq problema repetir uma verdade)
    bjs

  3. Umas festas e férias cheias de emoção e carinho. Nada como estar em família, conviver à volta de uma mesa linda como essa tão bem recheada. E que o novo ano seja bem recheado, Ana, desejo tudo de bom, que alcances os teus sonhos :)
    Um beijinho.

  4. Gostei muito de te imaginar por entre as ruas de lisboa com um viking e a sogra sueca. E de saber mais um pouco agora das tuas tradições de Natal portuguesas!
    Um bom ano para ti. Com muita saúde e alegria!… O resto lá se irá compondo!
    Beijo
    Babette

  5. Olá Ana! Mas que ricas férias… Sabe sempre tão bem dar um pulinho a Portugal, para junto do quentinho da nossa familia, das nossas raízes!
    Passei para te desejar um optimo 2012! Que tudo corra bem, e que os teus desejos se tornem realidade :)
    Beijinho***

  6. Nesta altura do ano sabe tão bem estar com a família, não é? Espero que as férias em Portugal tenham servido para recarregar energias, acalmar as saudades, e que 2012 seja um ano feliz. Beijinho

  7. Olá Ana, em primeiro lugar quero-te desejar um muito feliz 2012*.
    Fico contente que tenhas passado umas boas férias junto da tua familia, e claro, vendo as fotografias,
    vejo que em portugal somos vizinhas:) será que passámos uma pela outra sem nos conhecermos? É bem
    possivel.
    Beijinhos e uma boa semana.

  8. Olá Ana!
    Bem vinda de volta. Já vi que apanhou uns dias bonitos em Portugal!
    Achei curioso, pois eu também gostava muito de pirâmides em miúda e acabava por comer às escondidas pois a minha mãe dizia que eram feitas de restos! Devia ser um mito urbano …
    Um grande 2012 para vocês!
    Bjnhos

  9. Ana, a comecar pela feira, que maravilha de tanta gostosura eh essa?????
    Menina, fiquei aqui morrendo de vontade, ate deixaria a tentativa de dieta de lado.
    As fotos ficaram lindas.
    Um excelente 2012 pra vocë.

    Beijo

  10. Espero que o teu natal tenha corrido da melhor forma /repleto de amor, alegria, saúde e paz)!!! E já percebi que o ano novo não podia ter corrido melhor pois regressaste às origens muito bem acompanhada de entes queridos e de belos docinhos.

    Beijinhos e um bom ano!!!

  11. Ana, tb já cá chegou com algum atraso, mas vejo que o Natal foi com tudo o que a tradição pede e o indispensável carinho da família. Que bom! :))
    Deixo um grande beijinho e votos de um 2012 Feliz.

  12. Voltar às origens, em especial nessa época, é muito emocionante.
    Admiro os pratos típicos de cada país. Em nossa família, desde pequena, temos o hábito das rabanadas, aletria, bacalhoada, hábitos alimentares que herdamos dos portugueses, para nossa alegria.
    Um grande ano de 2012!

Leave a Reply

