Gosto, Sabor e Heston Blumenthal at home

by ana

Embora já tenha publicado na Padaria receitas deste livro, faltava-me ainda dedicar-lhe um post e partilhar convosco a razão porque julgo que esta obra é absolutamente indispensável em qualquer biblioteca do cozinheiro amador.

“For some time I´ve wanted to write a book that has both exciting recipes and all the background information that explains how they actually work” H. Blumenthal

Neste livro podemos encontrar receitas clássicas, versões mais simples de receitas do Fat Duck, bem como uma selecção de novas e surpreendentes receitas, algumas apresentando variantes que podemos tentar em casa acrescentando assim o nosso cunho pessoal às criações do Chef. As receitas variam entre a ultra simples Beef tagliata, que já aqui publiquei, e a mais complexa Braised pork belly with crackling que é preparada durante vários dias antes de ser assada durante dezoito horas. (Leram bem).

Há opções para o dia-a-dia, e pratos para ocasiões especiais, quando cozinhar se torna quase o acontecimento principal. Ao contrário do Livro de receitas do Fat Duck, este é um livro cujas  receitas e ingredientes são acessíveis à grande maioria dos cozinheiros amadores. Ainda que um pouco mais contido do que possamos esperar, este não deixa de ser um livro de Heston Blumenthal e por isso não é de espantar que o chef tenha incluído  capítulos sobre o Sous-Vide, A essência do sabor, Uma lista de utensílios que não devem faltar numa cozinha, e uma série de Ingredientes especiais e de onde os podemos comprar.

O livro abre com algumas páginas focando a essência do sabor, que começa por explicar a diferença entre gosto e sabor, e de como identificamos sabores quando comemos. Só há cinco gostos ou paladares: doce, salgado, ácido, amargo e umami. Para sentirmos o sabor precisamos de pelo menos um dos outros sentidos, sendo o olfacto o mais importante. (A tradução portuguesa do Flavour Thesaurus penso que não faz infelizmente esta diferenciação.) Não é um tema novo,  mas torna-se tanto mais interessante quando pensamos que podemos usar este conhecimento para melhorar a forma como cozinhamos e saboreamos comida.

Para terminar e esperando que vos aguce a curiosidade, deixo-vos um pequeno teste que de vez em quando fazemos cá em casa, e que é mencionado também no H. Blumenthal at home.

Provem vários alimentos enquanto apertam o nariz, como definem o que estão a comer, doce? amargo? Soltem o nariz.  Notam como de repente tudo ganhou sabor? O que sentem e saboreiam?

O chef sugere que tentemos bolachas e ketchup, vinho também é uma excelente opção, eu fui mais longe e diverti-me a fazer listas (já cá faltava uma) dos vários sabores que identificava em cada alimento.

Divirtam-se e vão a correr comprar o Heston Blumenthal at home, um livro para ser lido, admirado e principalmente usado nas nossas cozinhas, garanto-vos que assim que tiverem nas vossas mãos, não há marcadores de livros suficientes para as receitas que vão querer experimentar.

About these ads

11 Comments to “Gosto, Sabor e Heston Blumenthal at home”

  1. Que excelente sugestão de leitura. Vai com certeza para a minha wishlist :)

  2. Ana,
    O livro deve ser bastante interessante a julgar pelo Beef Tagliata. Gostei especialmente desse pequeno teste.
    Beijinhos

  3. Olá Ana,

    Já não vinha aqui há um tempinho e já me estive a deliciar com o que tinha perdido.Adorei tudo, tudo!!!
    Gostei muito deste projecto e vou tentar participar assim que puder.
    Este livro deve ser sensacional e um “must have”.

    Bjoka
    Rita

  4. Peço desculpa pela minha ignorancia…não conhecia…e agora fiquei fascinada (isto em época de Troika não é bom sinal:) :) :)
    Bjs

  5. E eu que já tenho uma lista interminável de livros a desejar…não se faz! Parece bastante interessante.
    Um beijinho.

  6. Parece tão interessante… mas o Pai Natal ainda foi embora há pouco tempo… Vai juntar-se a outras tantas coisas da lista de desejos 2012 ☺
    Bjinhos

  7. Interessei-me muito pelo livro.
    Espero ver as tuas futuras receitas.
    Bjim
    Léia

  8. Olá Ana!
    Já há algum tempo que espreito a tua padaria, gosto muito de te ler e adoro as tuas receitas!:)
    Já tinha andado a olhar para esse livro mas estava na dúvida se teria receitas acessíveis… Depois de ler a tua opinião fiquei mais do que tentada, já o subi para o topo da minha wishlist! :)
    Beijinho
    Alice

  9. Olá Ana
    Já tinha procurado este livro sem sucesso.
    Não resisti depois deste post e fui ao wook.
    Já vem a caminho desta cozinha ;)
    Um abraço

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: