(Só uma nota para vos pedir desculpa pelo atraso na resposta aos vossos e-mails e comentários, estou a tentar colocar a escrita em dia o mais rapidamente possível.)
… e a minha versão de sopa de ervilhas e crepes Suzette
A tradição de às quintas-feiras se comer sopa de ervilhas e crepes, tem origem no período de domínio católico no país. Para enfrentar os horrores do obrigatório dia de jejum de sexta-feira, os suecos costumavam no dia anterior forrar o estômago com uma refeição mais forte e saborosa: sopa de ervilhas acompanhada de carne e para sobremesa crepes com doce.
Por ser um prato tão apreciado, o costume manteve-se mesmo depois da Reforma e ainda hoje muitas escolas, famílias e até as forças armadas servem Ärtsoppa & Pannkakor às quintas-feiras.
A torsdagsmat (torsdag ”dia de Tor” – quinta-feira +mat- comida) não é apreciada pelo viking, e depois de ter visto a verdadeira sopa de ervilhas suecas, não o censuro. O prato é feito com ervilhas amarelas, e é geralmente acompanhado por um naco de carne, estilo entremeada cozida. Acreditem, é uma imagem de horror! (Especialmente a que se vende em tubos, vejam.) Eu estou até convencida que a lenda da morte do Rei Erik XIV em 1577,aparentemente depois de ter comido um prato de sopa de ervilhas envenenado, deve ter tido origem no aspecto terrível do mesmo.
Esta é a minha versão desta refeição e a forma de seguir a tradição também em nossa casa: Sopa de ervilhas verdinhas e quase doces com sourcream e pedacinhos de bacon estaladiços e, em vez das tradicionais pannkakor e doce de lingon, crepes Suzette.
Para a sopa de Ervilhas:
Ingredientes:
- 1 cebola pequena picada
- ½ talo de funcho em pedacinhos
- 1 nabo ou dois talos de salsify
- ½ courgette
- 3 dl de ervilhas congeladas (não sei quanto pesa, usei uma medida de decilitro.)
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta
- 8 dl de água (aproximadamente)
Para servir:
- Sourcream, iogurte grego ou creme fraiche
- Bacon
Preparação:
Refoguem levemente a cebola com o azeite, o funcho, a courgette e o nabo ou salsify. Quando estiverem macios acrescentem a água, temperem e quanto levantar fervura adicionem as ervilhas.
Cozam só até as ervilhas estarem tenras (ervilhas demasiado cozidas perdem a cor e ficam feias).
Triturem o preparado com a varinha mágica e, se gosta de sopas muito cremosas, passem-na por um passador de rede fina.
Decorem com pedacinhos de bacon e sourcream e sirvam.
Crepes Suzette
Esta é a versão simplificada da tradicional sobremesa francesa e que também graças ao Masterchef Australia voltou a estar na moda. Usei a minha receita de crepes que podem ver com um antigo passo-a-passo aqui, mas podem claro usar a vossa própria receita ou até crepes comprados.
O molho foi adaptado da receita do Masterchef Australia
Ingredientes:
- 4 crepes
Para o molho:
- Sumo e raspa de três laranjas grandes
- 6 colheres de sopa de açúcar (rasas!)
- 30 gramas de manteiga
- 6 colheres de sopa de licor de laranja (Grand Marnier, Cointreau…)
Preparação:
Preparem e reservem os crepes, ou tirem-nos do pacote.
Misturem a raspa da casca das laranjas com o açúcar. Esfreguem o açúcar entre os dedos ou usem o almofariz ou processador de alimentos. (Este processo é importante porque ajuda a libertar os aromas que estão escondidos na casca das laranjas.)
Numa frigideira aqueçam o açúcar até que este ganhe um tom dourado. Aos poucos, porque vai ferver, trabalhem com cuidado, acrescentem o sumo de laranja. Esperem que o açúcar esteja dissolvido antes de adicionar a manteiga. Um a um banhem os crepes neste molho dobrando-os em quatro e empurrando-os para um canto da frigideira. Têm de ser rápidos e trabalhar em lume baixo para evitar que o açúcar ganhe ponto e se transforme em caramelo.
Reguem com o licor e com muito cuidado flamejem os crepes, sirvam imediatamente.

















