Salmão perfeito e um mês repleto de celebrações

Dezembro é para nós um mês muitas celebrações. Para além do Natal e do dia de Sankta Lucia, este mês marca também a data em que  o viking e eu nos encontrámos pela primeira vez frente a frente, o dia em  que ficámos noivos, e o do nosso casamento.Festejar o nosso aniversário de casamento na data exacta foi uma coisa que desistimos de fazer. Já passámos o dia a fazer malas ou a viajar, e pior ainda presos em aeroportos e hotéis por causa do mau tempo com as malas e a roupinha sexy, comprada especialmente para a ocasião, perdidas algures en route.

É portanto pelo menos um mês mais tarde que nos sentamos à mesa, abrimos uma garrafa de vinho especial, e partilhamos a refeição que servimos no dia em que eu passei a ser Mrs Dahlberg.

Num acto de loucura eu decidi fazer as vezes de empresa de catering, pasteleira e noiva, o que não aconselho a ninguém, mas para alturas em que tenham muitos convidados esta receita de salmão é uma excelente opção.

Um prato que se prepara e cozinha facilmente, não necessita de ser servido com faca, e por isso é óptimo para refeições volantes, é relativamente económico e ao mesmo tempo diferente e requintado.

A cobertura estaladiça do salmão é semelhante à que usamos para o Fiambre de Natal na Suécia, e acrescenta ao peixe uma deliciosa textura rica e crocante.

Algumas sugestões para o sucesso desta receita:

  • Com muitos convidados, recomendo que façam como eu,  comprem metades de salmão sem pele nem espinhas, em vez de pequenos lombos ou postas. Calculem entre 100 e 200 gramas de peixe por pessoa.
  • O modo e temperatura a que cozinhamos o peixe são importantes. É a diferença entre um peixe macio e suculento, e um pedaço de salmão sem cor, seco e fibroso.
  • A melhor forma de controlar a temperatura do salmão é usando um termómetro para comida. Eu tenho este e este. O segundo é mais simples de usar porque nos avisa quando o peixe atingiu a temperatura desejada.  Com o primeiro temos de ir tirando o peixe do forno e medindo a sua temperatura, mas é um termómetro muito mais versátil que pode ser utilizado até para medir pontos de açúcar. (Se não têm termómetro, sigam as indicações da receita que  embora não sendo tão exactas, resultam também bastante bem.)
  • Tradicionalmente, e por motivos de segurança alimentar, diz-se que o peixe está cozinhado quando atinge a temperatura de 63ºC. No entanto a esta temperatura o salmão perdeu já o seu aspecto rosadinho e todo o sabor.
  • Heston Blumenthal recomenda que cozinhemos o peixe até atingir uma temperatura de 45ºC a 50ºC.É o que faço, as fotografias mostram salmão cozinhado a 47ºC, e como podem ver está lindo!
  • Como sempre quando servimos peixe cru como em crudo, ceviche ou sashimi, ou peixe que não está cozinhado até aos 63ºC, é essencial que por motivos de segurança alimentar, congelem o peixe durante três dias antes de o preparar. (Mais informação aqui.)

Indico ingredientes para 1 metade de salmão, se usarem uma porção mais pequena como o lombo das fotografias que preparei apenas para nós os dois, ¼ dos ingredientes é o suficiente.

Na nossa opinião o peixe é delicioso e não precisa de qualquer molho, mas podem acompanhar também com umas colheres de sourcream batido com limão. Maionese ou outros molhos demasiado gordos não aconselho porque a textura e sabor do salmão são suficientemente ricas.

Ingredientes:

  • 1 metade de salmão, limpa de pele e espinhas e bem seca com papel absorvente.
  • Sal e pimenta
  • 2 dl de mostarda sueca Grov Senap ou mostarda à antiga
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 dl de pão ralado
  • Azeite
  • Salsa, limão e chili fresco para decorar
  • Batatas cozidas salteadas em manteiga e limão para acompanhar

Preparação:

Aqueçam o forno a 250ºC.

Coloquem o salmão numa travessa que possa ir ao forno e à mesa, levemente untada com um fio de azeite.

Temperem o salmão com sal e pimenta.

Misturem todos os ingredientes para a cobertura crocante e barrem com ela o salmão.

Assem o salmão até que este atinja a temperatura ideal, ou durante 10 a 15 minutos, dependendo da altura do lombo. Podem verificar se o salmão está pronto, inserindo uma faca na parte mais alta do peixe durante 5 segundos. Ao tocarem os lábios com a faca, devem-na sentir quente.

Decorem o salmão com salsa e chili fresco. Sirvam quente, morno, ou até frio, acompanhado de batatas e salada.

About these ads

21 comments

  1. Olá Ana, achei graça ao teu texto e até me ri só de imaginar a situação no aeroporto barricada com a roupinha sexy nas malas fechadas :) Por esses e por outros motivos é que não dou grande importancia a datas. Quando me apetece celebro com o meu marido todas essas datas em casa e no nosso conforto. Assim é que se proporciona a felicidade, pois se no dia apetecer fazer algo diferente, tudo bem fazemos ;)
    Como já deves ter apercebido adoro e confeciono muitas vezes salmão. Não aperece muitas vezes no blog porque adoro salmão grelhado e isso já lá tenho. Tambem gosto muito assado assim com pão aromatizado fica delicioso. Gostei da sugestão para fazer numa próxima comemoração que quero fazer num dia de semana ;) O teu salmão está muito, mas muito apetitoso, mesmo com aquela cor linda original deste peixe. Obrigada pela partilha. Adorei.

    Beijinhos

  2. Ana,
    Malas perdidas é que não e muito menos com a roupinha sexy lá dentro… Uma vida em comum bem vivida merece comemoração em qualquer altura e não apenas nas datas determinadas.
    Gostei imenso deste salmão, ficou com um aspecto saborosissimo.
    Agora, Ana, explica-me duas coias:
    Como funciona esse 2º termómetro de que gostas?
    Quando dizes que deve ser congelado até 3 dias, é a congelação depois da confecção a que te referes?
    Beijinhos

    1. Carla,
      Já acrescentei este link ao post. Congela-se o peixe antes de o cozinhar, é uma informação importante e que especialmente nós que partilhamos receitas, deviamos divulgar. É um questão de segurança alimentar, pois os peixes podem trazer parasitas perigosos. Podes ler mais aqui – http://www.aquaticcommunity.com/news/lib/85 É claro que se cozinharmos o peixe até aos 63C, n nos precisamos de preocupar porque a bicharada morre toda com o calor.

      Os termómetros:
      O mais pequenito preto segura-se estilo caneta, mas n pode ir ao forno. Eu uso-o muito para custard, açúcar, temperar chocolate… É só mergulhares o termómetro no que queres medir…
      O maior tem uns cabinhos com uma espécie de caneta na ponta. Espetas a caneta na carne ou peixe, e colocas no forno. O cabo fica entalado na porta. regulas o mostrador para a temperatura que desejas e ele avisa qd o que tens no forno a atinge. O mostrador n vai ao forno. O que tenho é do HB e tem mais opções, vem com temperaturas já pré reconhecidas e tal, mas há o mesmo tipo de termómetros de muitas marcas.
      Não sei se era isto que querias saber…

      acho que vou abrir uma loja amazon aqui na padaria com os produtos que lá compro :)

      bjs

      1. Ana,
        Obrigada. Era mesmo isto que queria saber. Gostei muito da dica da congelação do peixe. Desconhecia por completo e é uma informação bem importante.
        Beijinhos

      2. Ana
        Só hoje estou a ler este teu post (ler com cabeça, leia-se!). Esta tua ideia é tão boa e didáctica. Fiquei contente com a possibilidadce (não poderia deixar de me meter na conversa (desculpa Carla)
        Beijinho

  3. Sankta Lucia é de facto uma festa muito importante por aí. A minha amiga Petra conta-me sempre com orgulho sobre o dia em que foi a Sankta Lucia do cortejo :)

    Com tanta celebração ao mesmo tempo, é mesmo necessário uma refeição volante que seja bem prática de organizar. Esta receita ficou-me na retina :)

  4. Essa fotografia do salmão está perfeita. O peixe suculento com a cor viva e a cobertura crocante, linda. Uma vida a dois merece todas as celebrações a que temos direito :)
    Um beijinho.

  5. Ana, o importante da celebração é o afecto da sua génese. Venha ela quando vier. :)
    Eu sempre gostei muito de salmão, e na viagem pelo Báltico, deslumbrei-me com o salmão meio fumado que por lá se encontra: é fabuloso! Sempre no ponto, apenas com um leve aroma do fumado, que saudades.
    Gostei muito da tua proposta e das dicas do ponto de confecção. Infelizmente, com peixe tão bom como o que temos cá em Portugal, há um vício generalizado de cozinhá-lo demais e fica seco e sem graça…
    Pelas fotos, o teu ficou perfeito! :)
    Bjs

  6. Ana, esse salmão está tão perfeito! Que prato fantástico, digno de uma celebração tão especial! Nós por aqui também temos tendência a celebrar as datas especiais fora de horas, quando conseguimos fazê-lo com calma e como queremos. O importante é sentirmo-nos felizes e sabermos disfrutar esses momentos conforme gostamos!
    Surpreendes-me sempre que aqui passo com as tuas deliciosas sugestões!
    Beijinhos e bom fim de semana:)

  7. Querida Ana, adorei ler cada palavra deste post, há coisas que pensamos só nos acontecerem
    a nós, e de repente, sem esperarmos vimos a confirmar, que por vezes partilhamos experiências semelhantes.
    Gostei imendo desta receita, fica um prato de cores lindas, as tuas dicas são muitos úteis,
    vou daqui a saber mais:)
    Beijinhos e bom fim de semana.

  8. Olá Ana,
    adorei esta receita, desde o aspecto simplesmente delicioso e delicado das batatas ao salmão. O salmão é um peixe de eleição da minha casa, e esta receita será sem dúvida uma a fazer.
    Gostei também muito de ler as recomendações para o sucesso da receita, muito interessante.

    Obrigado pela partilha
    Beijinhos

    1. Marta,
      Bem-vinda à Padaria!
      Ainda bem que gostaste das ideias para preparar bem o salmão, por vezes penso que estou a dar valentes secas aos clientes. :)

      bjs

  9. Adorei este post, porque conhecemos mais um bocadinha da Ana, porque me ri com as peripécias, porque adoro salmão e adorei a receita e porque aprendi uma série de coisas num curto espaço de tempo!
    Bjinhos e que este dia se repita por muitos e bons anos :)
    Bjinhos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s