Tudo azul – Sorbet e um pedido de desculpas para o aniversário da Su

Dizem-me por vezes que tenho uma memória excêntrica, é verdade. Raros são os poemas que sei de cor, não consigo cantarolar uma música sem que me engane na letra uma ou duas vezes, esqueço-me constantemente das datas de aniversário e idades de amigos e família.

Mas lembro-me  de pequenos detalhes que talvez vos pareçam muito menos importantes. Histórias da infância de amigos,  o anel de um estranho no autocarro, uma conversa  entre amigas na mesa de café ao lado da nossa. Lembro-me da chegada de cada novo amigo a esta Padaria. Lembro-me da primeira vez que falei com a Su.

Lembro-me e arrependo-me porque sei agora, com a chegada do primeiro aniversário do teu blogue, que embora gostemos tanto de conversar uma com a outra, nunca te pedi desculpa. E já passou um ano. Talvez não te lembres, no fórum que frequentávamos havia um tópico sobre comida light. Às tantas eu sugeri que se substituíssem natas por sourcream, e tu muito educadamente respondeste que tinhas a ideia de que o sourcream tinha por vezes mais calorias que as natas. Eu perdi a cabeça e disse que natas com 5% de gordura não eram natas e qualquer coisa do género de “no que diz respeito a calorias, não é ter ideias, é ler os rótulos.”. Não fui mal-educada, mas demasiado brusca, mais ainda para uma forista que realmente não conhecia. Arrependi-me assim que li a mensagem, mas não tive coragem de a editar, nem de me desculpar. Tu ainda me respondeste com delicadeza e disseste gostar muito do meu blogue. Fui ver o teu, até hoje.

Os nosso blogues não podiam ser mais diferentes, o meu está cheio de manteiga, natas gordas, doces e pão, a Suvelle Cuisine oferece-nos os mais delicados pratos sempre lindos e leves, pouca gordura, pouco açúcar. E no entanto, no meu dia-a-dia faço uma alimentação tão  cuidada como a da Su, e em dias especiais, a Su deleita-se com  uma valente tosta com queijo derretido, ou um crème brulée feito a preceito. Olhando para nós e para os nossos blogues,  parecemos o mais estranho dos pares, e ainda assim as nossas ideias, gostos e personalidades são muito mais parecidas do que alguma vez poderíamos imaginar.

Para participar no passatempo do aniversário da Su, escolhi uma receita que brinca um pouco com a ideia de estranhas combinações.

O que têm em comum o meu viking, Heston Blumenthal e o Dr Oz? (Não, não tenho nenhuma paixão assolapada pelo Dr Oz,  por isso não é  o que estão a pensar…)

Desistem?

O pequeno-almoço. Iogurte e mirtilos. Entrada mais saudável para um novo dia não há. Estas pequenas bolinhas azuis são uma bomba de vitaminas e outros benefícios para o nosso bem-estar.

Curiosamente o chef cuja receita de puré de batata indica 500 gramas de batatas para cada 250 gramas de manteiga (leram bem), opta por iogurte magro, enquanto o guru da boa forma escolhe iogurte grego com 3% de gordura*. E com razão, se lerem os rótulos de alguns iogurtes, verão que a menos gordura não correspondem necessariamente menos calorias. Desprovido de gordura e sabor o iogurte precisa de mais açúcar ou adoçantes para continuar apetecível. Para esta receita uso também iogurte grego 3% de gordura, e não acrescento sequer uma colher de mel.

 É uma forma fantástica de transformar o pequeno-almoço em sobremesa e de nos deliciarmos com uma tigela de gelado a  meio da semana sem peso na consciência.

Esta é uma versão do Sorbet minimalista que vos apresentei talvez há um ano,  faço-a muitas vezes com frutos diferentes, nectarinas e pêssegos, qualquer tipo de frutos silvestres… tenho a certeza de que vão adorar.

Mais simples não há:

Ingredientes:

2 partes de fruta congelada para cada parte de iogurte

Açúcar, mel, ou o que acharem necessário.

Preparação:

Tudo no processador de alimentos, ou misturado com a varinha mágica. Sirvam imediatamente, Se colocarem o sorbet no congelador vai ficar bastante mais duro do que gelado normal, por isso retirem-no no frio uns minutos antes de servir.

* – Ouvi a informação referente aos 3% de gordura noutra entrevista.

19 comments

  1. Que linda a história do vosso encontro. Partilham o mesmo carinho pela comida e pela autenticidade das receitas e dos alimentos. Iogurte e mirtilos penso que estão entre os favoritos da Su, por isso tenho a certeza que irá adorar ao passar por cá. Também eu adoro mirtilos, e esta receita tão boa e cremosa.
    Um beijinho minha linda.

  2. Coitadinha da Su, foi mesmo riquinha por te ter respondido de forma tão delicada (se fosse eu se calhar não terias tanta sorte, todos dizem que tenho mau feitio, lol). Mas um pedido de desculpas vem sempre a tempo, especialmente se for acompanhado por esta delícia de gelado. Upa upa, que eu também adoro mirtilos (só é pena serem carotes!) e iogurte grego.

    Vocês vinham ver Dead Can Dance???? Pois pois, também nós queriamos mas os bilhetes esgotaram enquanto o diabo esfregava um olho :(

  3. Oh Ana… Fiquei completamente de queixo caído com o que acabaste de relatar. Sabes que acabei por dissociar de ti aquela forista que me respondeu de forma mais brusca, mas nunca me esqueci aquele pequeno ‘sermão’ :P Curiosamente aprendi uma lição muito valiosa com aquela pequena troca de mensagens e agora tenho sempre muito mais cautela quando afirmo alguma coisa – procuro primeiro saber os factos daquilo que estou a afirmar – e além disso passei a ter mais cuidado a ler os rótulos (porque às vezes comparava 2 produtos com 100gr para um deles e dose inferior para o outro)
    Mas sabes que, apesar de obviamente não ser necessário o pedido de desculpas, fiquei contente por perceber que afinal aquela forista eras tu… afinal uma pessoa tão meiga e generosa. Afinal uma pessoa em tanto parecida comigo.
    E que apesar do meu lapso, foste capaz de ver para além da ‘parvoíce’ que escrevi :)

    Também me fui tornando muito mais atenta à questão dos rótulos e das calorias, porque chocolate sem açucar significa mais gordura e iogurte sem gordura – como dizes e bem – pode conter carradas de açucar ou outras porcarias.
    E claro – como já deves calcular – esta receita combina 100% comigo:
    – Pequeno-almoço: que é a minha refeição favorita
    – Iogurte – e ainda por cima grego… também dispenso o açucar e o mel
    – Mirtilos – que são uma das minhas perdições

    Declaro, portanto e publicamente, que estás perdoada… desde que continues a contribuir para a comunidade com as tuas fabulosas sugestões, receitas e dicas preciosas.

    Obrigada Ana.

    P.S. As fotos estão fantásticas e estou a preparar a tua resposta ;)

    1. Su,
      Encontrei o post, não descansava enquanto n o fosse ler:
      http://anossavida.pt/forum/truques-para-tornar-cozinhados-mais-light?page=1 (penso que é na pag 2).
      Eu tinha acabado de ler a da quiche com maionese para ser light, já estava a ferver!! Porque de facto até à questão das natas tinhas dado umas ideias e conselhos excelentes, eu acho que qd te respondi nem vi quem era!
      Tens tempo para me responder, mas obrigada por já estares a pensar sobre o que te pedi.
      Águas passadas, mas ao menos serviu para nos conhecermos. ;)

  4. Ana,
    Referiste agora uma grande verdade: menos gordura não significa necessariamente menos calorias. Os produtos com menos gorduras pedem mais açúcar para se manterem saborosos e os que se dizem sem açúcares ou têm substitutos igualmente calóricos ou têm mais gorduras, porque quando é mesmo “light” no sentido de equilibrado e saudável perde-se o sabor (o sabor que vende). Eu adoro essas sobremesas saudáveis, que nunca fazem sucesso lá por casa :(, então se falo em iogurte, ui ui que tenho que comer tudo sozinha.
    Adorei esta tua sugestão tão simples e a Su vai gostar também, que é mesmo a cara do blogue dela.
    Beijinhos

  5. Posso comer ao lanche ou ao jantar? É que acho que não aguento até ao pequeno-almoço…. :)

    Mirtilos + iogurte grego = pleasure in a bowl

    Iogurte grego natural ou de sabor, morango p.ex?

    Obrigada Ana, por mais esta delícia!

  6. Ana gostei MUITO da tua oferta para a Su.
    Bjs :)

    PS O link do Telegraph (Chef) , tem erro :( :( – só se vê parte do conteúdo, pelo menos aqui no me book :(

  7. hehe, as histórias que uma pessoa vive online! Eu cá não ligo muito as esses detalhes se tem mais ou menos gordura.. Sou apologista de uma dieta equilibrada onde tudo é incluído, mas sem grandes abusos!
    Adorei a tua sugestão que tem de tão simples quanto de deliciosa!
    bj*

  8. Qualquer pessoa fica rendida a tanta sinceridade e carinho :) Às vezes saímo-nos com coisas dessas e depois já não sabemos como fazer para apagar, mas no teu caso até se transformou numa história bem bonita e cheia de amizade :)
    Adorei o sorbet, acho que a combinação de iogurte grego com os mirtilos deve ficar simplesmente divinal!!
    Beijinhos :)

  9. Lindas palavras, acabei por ler a resposta da Su e tudo.. acho fantastico pessoas que provavelmente nunca se viram trocarem palavras tão bonitas, acho lindo mesmo :)

  10. Gostei da sugestão e servi-la-ia, orgulhosamente, como sobremesa, eu que persigo a comida light, pouca gordura, pouco ou nenhum açúcar e muito sentido prático.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s