Borscht e ataques ao frigorífico

Já com a segunda edição quase a fechar as portas e eu ainda com um convidado para receber, lembrei-me que tinha  por publicar parte do jantar do mês passado como Lestat.

Borscht é uma sopa tradicional de vários países europeus e tem como principal ingrediente a beterraba. Escolhi-a para o jantar com Lestat não só pela sua cor como por ser um prato típico também da Roménia onde se chama Bors. Desta sopa existem versões quentes e frias, com carne, peixe ou apenas legumes.

Adoro beterrabas, assadas com um pouco de queijo de cabra e umas nozes, cozidas e feitas em saladas com muito azeite e vinagre, em sopas e até em conserva. Num ataque de fome, quando abrimos o frigorífico com a mão direita, e com a esquerda acariciamos o estômago como que a perguntar-lhe o que lhe apetece, são as beterrabas que imediatamente me tentam.

Tenho, e é com vergonha que vos  admito, o péssimo hábito de comer beterrabas em conserva directamente do frasco. Penso que é a combinação entre o sabor tão suave e doce da beterraba com líquido dos pickles ácido e muito salgado, que me faz a perder a cabeça (e as boas maneiras). Os pepinos de conserva por aqui também não duram muito, porque eu os como à dentada, com a mesma vontade e gula de quem devora uma peça de fruta madurinha. Será isto estranho? Quando fazem um raid ao frigorífico, quais são as vossas primeiras vítimas?

A minha receita  de Borscht tenta combinar essa acidez de que tanto gosto, com o conforto de uma sopa quentinha e tentadoramente bela   que acompanhada de um  pouco de pão com manteiga de alho e endro, faz um jantar perfeito. Se puderem assar os legumes antes de preparem a sopa, tanto melhor.

Ingredientes: (para um viking, um vampiro e uma padeira)

  • 2 beterrabas
  • 1 cenoura
  • 1 cebola roxa
  • 1 courgette
  • ½ bolbo de funcho, com as folhinhas e tudo, ou um raminho de endro
  • Sal e pimenta
  • Água ou caldo de legumes
  • Azeite
  • 1 beterraba em conserva
  • Um pouco de vinagre ou do líquido das beterrabas de conserva
  • Sourcream
  • Endro ou umas folhinhas de funcho para decorar

Preparação:

Se não assaram os legumes, limpem-nos e cortem-nos em pedacinhos (expecto o endro se os estiverem a usar). Coloquem-nos numa panela com um pouco de azeite, temperem com sal e pimenta e refoguem-nos muito levemente. Acrescentem a água a ferver e o endro, cozinhem até os legumes estarem tenros. Antes de passar a sopa na varinha mágica, juntem a beterraba de conserva. Ao puré acrescentem vinagre ou um  pouco de líquido da conserva de beterrabas se quiserem dar-lhe um toque ácido. Decorem com sourcream ou um pouco de iogurte, endro, e sirvam.

12 comments

  1. Ana,
    Está-me mesmo a apetecer uma sopa de beterraba. Embora não seja absolutamente fã do seu sabor (nem desse avinagrado de que tanto gostas), de vez em quando apetece-me. Normalmente uso beterrabas já cozidas, que se vendem em vácuo nos supermercados ou então asso-as primeiro. Mas é uma sopa só para mim, que lá em casa a sopa tem que ser branca, amarela ou, no máximo dos máximos, laranja, que se passa a verde ou vermelha já há olhares de desdém :))))
    Beijinhos

  2. Ora bem, quando abro o frigorifico sou tentada pelo iogurtes caseiros, pelos queijos, e pela fruta :)

    Podem juntar ao vosso jantar uma cozinheira-wanna-be pois beterraba é comigo! Em saladas, em hummus, em sopa, em batidos ou sumos, I’m game! Só ainda não comi em conserva… estou triste…

    PS: o mundo inteiro quer voltar a ver Dead Can Dance, os bilhetes para a CM esgotaram em 2h (agora estou ainda mais triste…)

  3. Ana, ando com vontade de uma sopa de beterraba, a cor apelativa e brilhante é uma coisa linda. Essa tua opção com queijo e nozes deixou-me a salivar…agora vou ter eu de ir atacar o frigorífico. Eu geralmente ataco coisas fora do frio (hehehe) como pão e chocolates e fruta. Quando abro o frigorífico são alguns queijos que me tentam e se juntam ao pão! Adorei a sopa.
    Um beijinho.

  4. Quando abro o frigorifico são essencialmente os queijos que me deliciam… :)))
    Quando são coisas fora do frio, depende do que há, já que tento que haja pouca coisa para não me perder, mas ultimamente têm sido umas bolachas de cacau com pepitas de chocolate…

  5. Há coisas que só mesmo com algum esforço e a beterraba é uma delas… Apesar disso, devo confessar que essa fotografia está super apelativa e estou a ponderar levar a tua receita!
    Bjinhos

  6. Beterraba é sempre, sempre, significado de pratos lindissimos e apelativos. Eu incluo-me no roll de amantes da beterraba, e devo dizer que as minhas experiências têm sido mais que muitas.
    Confesso que ainda não experimentar beterraba em conserva – e eu que ADORO pickles – portanto isso é algo que vou ter de mudar muito em breve. E depois obviamente testar esta tua sugestão que me parece fantástica, especialmente pelos detalhes que lhe acrescentas :)

  7. Ai que vontade de rir!!! :D
    Ana, essa de abrir o frigorífico e atacar os frascos de beterraba e pepinos já me deixou aqui numa bela risota!! Todos nós temos os nossos apetites e por vezes aquilo que nos sabe bem, para outros parece estranho! Também tenho sempre beterraba em frascos no frigorífico, gosto muito de a usar em saladas com queijinho fresco! Nunca a cozinhei, mas confesso que ando com vontade de fazer assim uma sopinha e gostei também das outras sugestões que deste, especialmento com queijo de cabra e nozes!
    Quando ataco o frigorífico normalmente vêm de lá coisas para barrar ou encher bolachas ou pão… e se houver por lá chocolate, vem um enorme naco :D
    Beijocas :)

  8. Ana
    Tira-me, por favor, aquela sensação que tenho sempre que vejo uma: “tão bonita mas sabe a terra” – pareces ser a pessoa indicada para tirar este meu trauma :( :( ;):D

    resposta à questão: a fruta é a minha vitima :D :D :D
    Beijo

Leave a Reply

