25 de Março na Suécia é o dia das waffles

by ana

Dia da Anunciação a Nossa Senhora? Não! Na Suécia  dia 25 de Março é mais uma data no tradicional calendário gastronómico, o dia em que comemos waffles. Aqui na Padaria é a segunda vez que festejamos também o våffeldagen, e para não estar sempre a repetir todos os anos a mesma história, se ainda não eram clientes deste espaço há um ano, leiam por favor este post no qual explico mais sobre a origem desta tradição.

Ontem, e para além das tradicionais waffles doces, que  comemos com gelado, preparei também waffles estaladiças e aromatizadas com endro. Estas waffles são excelentes servidas com entrada  numa festa, cobertas com um pouco de salmão fumado ou caviar e sourcream. Para nós foram uma refeição leve, comida na varanda com Sol e um delicioso vinho branco do Chile. O dia em que pela primeira vez comemos na varanda, que durante o Inverno serve de frigorífico extra, é sempre especial aqui em casa, marca a certeza de meses de Sol e bom tempo, a chegada definitiva da Primavera. E para vocês? Há algum dia, acontecimento ou prato que anuncie esta estação?

Para preparar estas waffles podem usar  endro ou outras ervas aromáticas, substituir o leite por natas, para waffles mais ricas, ou até optar por farinha de trigo integral.

Ingredientes: (4 ou 5 waffles, dependendo do tamanho da vossa máquina)

  • 100 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 dl de água
  • 1 dl de leite
  • 1  colher de sopa de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de ervas aromáticas picadas

Para untar a máquina de waffles podem precisar de um pouco mais de manteiga

Preparação:

Comecem por aquecer a máquina de waffles. Entretanto derretam a manteiga e misturem-na, batendo bem, com todos os restantes ingredientes.  Preparem as waffles segundo as indicações da vossa máquina. Sirvam-nas quentes ou frias com salmão fumado e sourcream.

About these ads

20 Comments to “25 de Março na Suécia é o dia das waffles”

  1. Ana,
    As waffles doces não me atraem, já essas salgadas acho que me agradariam bastante. Gosto imenso dessas celebrações suecas, sempre tão saborosas.
    Beijinhos

    (http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/)

  2. E eu que não tenho máquina de waffles… já me ocorreu usar a tostadeira :) e esta versão salgada está com um aspecto fabuloso. Boa semana, grandes ideias.
    P.S. o arroz doce com o curd é uma coisa do outro mundo, em breve partilho a minha experiência. Obrigado.

  3. Tinha de ser com salmão, só podia mesmo!
    Beijoca

  4. Ana, que lindas waffles. Por cá ontem também lanchamos na varanda, foi a primeira refeição do ano no espaço que normalmente serve de campo de agricultura no Inverno e sala de chuto do Vel. Ontem foi tempo de fazer uma barrela e limpar tudo muito bem, inclusivé a mesa e as duas cadeiras que lá ficam a apanhar água da chuva, gelo e cinza de cigarro.

    Este fim de semana senti-me embuída no espirito de padeira e preparei o teu No knead bread de centeio e espelta. E correu lindamente até ao passo da cozedura. No teu post indicas um tempo (cerca de 35 mins no total ou terei lido mal???? é que sou pitosga!) e deixei ficar mais 10 mins, por segurança mas mesmo assim saiu com a massa um pouco mal cozida (espetei palito e parecia pronto, daí ter tirado do forno…). Apesar de tudo adorei o sabor e para o proximo fim de semana vou testar esta receita novamente, mas deixando no forno pelo menos 1h. Posso trocar a farinha de espelta por outras, na mesma quantidade, certo? Arroz, Aveia, etc. Estou com imensa vontade de o testar de formas diferente pois gostei mesmo muito do sabor e é super prático: fica ali sossegado no forno sem lhe tocarmos e no fim, como por magia, cozemos e temos pão caseiro!!!!

  5. Mais uma sugestão diferente e deliciosa Ana. Esta versão salgada de waffles parece ser uma delícia, gosto das cores e da combinação de sabores, perfeita para a Primavera. Dá-me vontade de adquirir uma máquina de waffles. :) Beijinhos

  6. Mais uma deliciosa partilha Ana,

    beijinhos e boa semana!

  7. Ana,
    também quero um dia desses cá! :) Adoro waffles e estas, salgadas e leves, frescas e chamativas, alegram bem uma refeição na varanda. Que bom este sol, estes dias de Primavera, que pedem refeições ligeiras e lá fora. Por cá anuncia-se a sua chegada com o meu dia de anos e o dia do pai, dois dias tão nossos e em que preparamos algo especial. E a vontade de um piquenique já começa :)
    Um beijinho.

  8. Que lindos que ficaram os teus waffles Ana, acreditas que nunca fiz receitas salgadas com a minha máquina?
    É uma boa altura para experimentar a tua receita. Por aqui também já começamos as refeições nos exterior, apenas ao almoço dos fins de semana , é que ao fim da tarde arrefece um pouco, as saudades do Verão são imensas:)
    Beijinhos e uma boa semana.

  9. APRESENTAÇÃO 5* .
    BOA SEMANA
    BJS

  10. Que bonitas fotos e que receita tão apelativa, gostei muito de ficar a conhecer esses waffles. beijos

  11. ai que nice!adoro o dia das waffles :) falando nisso, fui na smn passada ao canadá e trouxe de lá o verdadeiro maple syrup. mta bom!nd a ver o com da tia Jemima. lol

  12. esse é um dia que bem podia haver cá! Não que seja preciso uma tradição para comer waffles mas achei a ideia muito gira :) O endro deve dar um toque especial às waffles e ficam sem dúvida uma entrada deliciosa e muito original :) um beijinho

  13. Olá Ana:)
    Olha, para mim a primavera anuncia-se quando vejo as frutarias cheias de caixas de morangos à porta, adoro!!
    Gosto desse dia das waffles e gostei bastante desta tua sugestão para entrada, ando sempre à procura de novas ideias e acho essa brilhante! Curiosamente na minha mente sempre associei as waffles a coisas doces, mas devem ficar igualmente deliciosas salgadas, como essas que fizeste com endro e com o salmão e o sourcream, que estão lindas!! Acho que acabaste de convercer-me a finalmente adquirir uma máquina de waffles!!:D
    Beijocas

    • Eu ando a resistir aos morangos que ainda me parecem meio verdes, mas já falta pouco!
      As máquinas vendem-se em qq lado e são super baratas, vale a pena!

  14. Ana, a últilma foto deixou-me a sonhar com estes waffles. Parece-me vital acrescentar esta celebração ao meu calendário! Lol :)
    Bjs

  15. Estes suecos são tão engraçados… olha um dia para as waffles!… Eu era menina para desfilar na parada, ao som de bombos, enquanto manobrava waffles salgadas e outras doces qual chefe de claque ;)
    Babette

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: