Na marmita esta semana – Uma receita portuguesa, dizem eles…

by ana

Na revista Buffé, talvez  a maior revista de culinária da Suécia, publicaram o mês passado uma receita a que chamaram “estufado de peixe português”. Eu não conheço esta versão da nossa caldeirada, e honestamente não sei onde foram à ideia de misturar chouriço espanhol  a um estufado, acompanhá-lo com aioli,  e apresentar o resultado como português.

Como queria escrever para a revista e comentar a receita, decidi experimentá-la aqui em casa e, português ou não, este estufado de peixe e pimentos é uma delícia. Admito que estava muito desconfiada com tantos pimentos e a mistura do chouriço, e alterei imenso a receita original que coze demasiado o peixe a acrescenta caldo de galinha ao estufado.

Usei salmão e escamudo do Alasca, mas podem optar por outros peixes, ao estufado podem acrescentar outros legumes  e até batatas.

A nossa interpretação desta receita, o suficiente para 3 marmitas tamanho viking:

Ingredientes:

  • 2 pimentos verdes
  • 1 pimento vermelho
  • 1 pimento amarelo
  • 1 cebola grande
  • 3 dl de polpa de tomate
  • 1 dl de vinho branco /água
  • Rodelinhas de chouriço
  • Filetes de peixe
  • Sal e uns flocos de piri-piri seco
  • 1 fio de azeite

Preparação:

Piquem e refoguem muito levemente a cebola no azeite. Juntem os pimentos limpos e cortados em tirinhas e cozinhem até os pimentos estarem meio tenros. Acrescentem o tomate, o vinho, os temperos e o chouriço, deixem apurar. Por último coloquem cuidadosamente os filetes de peixe cortados em pedacinhos  e cozinhem em lume brando por um par de minutos, o peixe coze muito rapidamente. Rectifiquem os temperos e sirvam com umas folhinhas de hortelã ou dividam em caixas prontas para marmitar.

22 Comments to “Na marmita esta semana – Uma receita portuguesa, dizem eles…”

  1. Desculpa mas tens mesmo de escrever para a receita….de português não tem nada :(
    Até pode ser boa mas se fizestes n alterações como dizes tb não sabes como seria o original (que de português não tem nada,repito). Se não escreveres vão ficar convencidos que é +português, dado que não conhecem a nossa gastronomia (eu nestas coisas sou um bocado bairrista e gosto de defender a nossa identidade)
    Escreve que eu assino por baixo (desde que me dês a tradução autenticada, eu não assino de cruz ih ih ih ih :)

  2. ESSA VERSÃO COM CHOURIÇO NÃO CONHECIA MAS COMO ADORO PIMENTO É PERFEITA PARA MIM.
    ESTA COM UM ASPECTO DE COMER E CHORAR POR MAIS.
    ADOREI.
    BJS

  3. Uhmmm… confesso que não me atrai particularmente esta receita, ainda que não duvide que a tenhas conseguido tornar deliciosa. Mas isso, Ana, isso deve-se com toda a certeza à cozinheira. Aposto que se eu pegasse na receita original o resultado não deveria ser nada delicioso :P
    Mas olha, acho que fazes muito bem em escreveres à revista e dares-lhe nas orelhoas ;)

  4. Ana, o que eles queriam mostrar era uma receita ibérica, cozinha de fusão!!!! :p

    De facto assim não conheço esse prato português, mas que tem bom aspecto, lá isso tem. Estou curiosa por ver a receita original, com o caldo de carne. Ainda se utilizasse caldo de marisco… Mas tu reclama! Dá-lhes nas orelhas que se devem informar melhor sobre a cozinha portuguesa. E porque não terem uma belissima consultora nessa área? :p

  5. Olá Ana, um prato português!? Só se for pelo sabor dos pimentos e ou pelo chouriço português :) Mas acho que o resultado deve ser bom. Eu gostei. Adoro pimentos… e peixe. Já de chouriço sou pouco fã :) Ainda bem que experimentás-te primeiro :)

    Beijinhos

  6. Tem muito bom aspecto mas não tem aspecto de portuguesa esta receita hehehe Se calhar chamam-lhe assim devido ao chouriço!
    Mas pronto, o que interessa é que ficou boa :) um beijinho

  7. Olá Ana, deixaste-me a rir sózinha…sim, devo ser bastante mais nova. Questionei sobre os professores por saber que eles tinham acompanhado a geração anterior , já tinham sido professores dos pais, de algumas colegas:)))
    Gostei da tua adaptação, peixe, tomate e pimentos fazem um prato delicioso.
    Beijinho :)

  8. Hehe, a mania de nos confundirem na Peninsula Ibérica que já é tao pequena… Nao sei como era a receita original, mas a tua versao está encantadora! Prontos sem o chouricito, mas isso é outra historia ;)
    Beijinho e boa semana***

  9. Uma marmita de peixe, que bom, mesmo que não compreenda como é que pode ser portuguesa essa receita (gostei especialmente do aioli como acompanhamento…:))))) ). Está com um aspecto tão suculento, é mesmo daquelas marmitas que nos fazem louvar a escolha de ser marmiteiro.
    Beijinhos

  10. É estranho chamarem portuguesa e levar chouriço espanhol! Mas ficou com bom aspecto. E sempre escreveram à revista?
    Um género duma caldeirada com chouriço, com aspecto suculento e cor vibrante. Boa marmita.
    Um beijinho.

  11. Se é ou não Português não sabemos mas que tem bom aspecto lá isso tem. Adorei! beijo

  12. Bem, português realmente não parece, mas fiquei com vontade de experimentar. Gosto das cores e dos sabores que combina, e se dizes que é uma delícia, eu não duvido. Sempre escreveste para a revista? Eles respondem? Beijinhos

  13. Pronto, será uma receita “europeia”… E tu deste a volta ao texto, transformando-as em algo muito apetitoso!
    Babette

  14. pois..dizem eles,mas acho q ta mt vermelho p ser portugues! agr q falas, no livro ‘artisan bread in five min a day’ tb referem uma caldeira de peixe à portuguesa, concordo c quase todos os ingredientes, excepto o facto de usarem alho frances, funcho e lacas de laranja. so ainda n exp pq aqui n ha peixe fresco de jeito,bah!
    PS:ja fiz o paozinho c o starter do king’s arthur flour e ficou taao bom!super orgulhosa do meu paozinho :D

  15. Pode não ser um prato tradicional português, mas os ingredientes são típicos da nossa cozinha, talvez por isso lhe tenham dado esse título. Já o acompanhamento de aioli é que realmente não se enquadra…! Mas português ou não, o certo é que eu fiquei fã desse peixinho, é mesmo o tipo de receitas que adoro! E o chouricito até que deve dar aí um toque bem apetitoso :)
    Beijinhos e bom fim de semana :)

  16. Uma combinação curiosa. De facto leva bastante pimento. Teria que reduzir a dose. :) Mas achei bem interessante o peixe com o chouriço. Bem diferente do que se serve cá em casa.

  17. fiquei com curiosidade em provar, uma combinação de ingredientes bem diferente do habitual.
    bjinho, boa semana*

    PS- o meu blog está alojado no wordpress mas não era suposto a página que visitou estar visível ;P

  18. (agora não consigo comentar e encaminhar para a minha página, não percebo porque :(
    bjinhos*

  19. Saiu mesmo foi uma grande caldeirada! Lol
    Mas seja lá de onde for o sotaque, pelo aspecto parece mesmo uma delícia. :)
    Bjs

Leave a Reply

