Ajvar e legumes grelhados


Um pequeno percalço com a saúde obriga-me, como sabem alguns dos clientes aqui da Padaria, a estar  um pouco mais ausente da minha casa e das vossas. Obrigada pelos vossos e-mails e mensagens, estou a colocar a escrita em dia o mais rapidamente que possa.

A sugestão de hoje é perfeita para uma refeição leve, pode comer-se fria ou quente e faz uma excelente marmita. Para a marmita do viking, e não gosto de congelar legumes grelhados, preparo-os na véspera e guardo-os no frigorífico.

O ajvar é um molho de origem sérvia  absolutamente delicioso, muito saudável e mil vezes melhor do que os molhos que possamos comprar feitos. O viking gosta de usá-lo a acompanhar carnes grelhadas ou salsichas, mas adaptou-se bem à sua substituição por legumes.

Eu preparo o ajvar em quantidades maiores, e guardo-o no frigorífico em frasquinhos, desde que tenham o cuidado de manter a superfície do molho coberta com um pouco de azeite para evitar que  oxide, dura várias semanas. Um frasquinho deste molho tão diferente e colorido é também um bom presente caseiro para quando vamos a um churrasco ou jantar de amigos.

Senão acompanharem a refeição com queijo feta, este é um prato 100%vegan e muito completo. Sirvo-o com pitas integrais cuja receita partilharei convosco brevemente.

Penso que todos sabemos grelhar vegetais. Eu faço-o num grelhador destes, mas podem optar também por assarem os legumes no forno o que é ainda mais fácil.

Para evitar usar demasiado gordura, as courgettes e as beringelas adoram azeite, grelho os legumes só salpicados de sal. Desde que a grelha esteja bastante quente, os legumes não se pegam e a casa não fica a cheirar a azeite. Depois de grelhados tempero os legumes com azeite, limão e um pouco de orégãos.

A receita do Ajvar:

Ingredientes:

  • 1beringela grande
  • 3pimentos vermelhos
  • 1dente de alho
  • 1chili fresco
  •  azeite
  • Sumo de limão
  • Sal e pimenta
  • Salsa picada

Preparação:

Aqueçam o forno a 225ºC.

Forrem o tabuleiro do forno com papel de alumínio.

Cortem a beringela e os pimentos em quartos. Coloquem-nos juntamente com o dente de alho com casca, no tabuleiro e levem ao forno até que estejam macios. (O dente de alho assa mais depressa, por isso e para evitar que se queime, eu escondo-o debaixo de um pedaço de pimento.)

Pelem a beringela, o alho e os pimentos. No processador de alimentos misturem os legumes com o chili, e parte da salsa picada. Aos poucos vão acrescentando sal, pimenta, azeite e sumo de limão. Quando o creme tiver a consistência e sabor que desejam, deitem-no em frascos, cubram a superfície com azeite e guardem no frigorífico.

About these ads

16 comments

  1. Ana
    Sugestão tão simpática… até dá para fazer ofertas :) ;)
    Muito obrigada por esta magnifica partilha
    Qto ao resto… já sabes… <3 <3
    ________/)______./¯"""/')
    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯\)¯¯¯¯¯'\_„„„„\)

  2. Que linda cor! Gostei da sugestão do molho e dos legumes. Por cá quase que se come tudo com feta, lol, é a nossa costela grega, de modo que está perfeito. Mas há-de ficar lindamente com carnes (que o Vel também necessita de sustento). E é como referiste: um bom presente para quando se vai churrascar a casa de alguém :)
    Curiosamente, utilizamos o mesmo grelhador. Costumo pincelar os legumes com azeite, pois mesmo aqueles que, como a beringela e a courgette, o sugam sofregamente têm apenas uma porçãozinha diminuta, diminuta :p

  3. Bem, este molho cheira a Verão :D Deve ir lindamente num belo pão consistente (como nós gostamos) … aliás, estou ansiosamente à espera de ver as tuas pitas integrais ;)

  4. este prato cheira a Verão e a almoços prolongados :) sempre que passo aqui aprendo algo novo, hoje foi o molho :) gostei muito!
    espero que as coisas corram pelo melhor :) um beijinho

  5. Ana,
    Vou de certeza experimentar esse molho. Nos dias mais quentes vai enriquecer as minhas saladas ou pratos de massa.
    Beijinhos

  6. Um prato de legumes grelhados com um molho que cheira a dias de sol e almoços na varanda :)
    Adorei esse molho Ana, a cor e os ingredientes, deve ser delicioso.
    Espero que estejas bem e que tudo corra bem :)
    Um beijinho grande.

  7. Ana espero que estejas melhor e que esse pequeno percalço já se tenha evaporado! :)
    Esse prato deve estar repleto de sabor, gosto muito de legumes grelhados e esse molho vibrante parece-me fantástico! Uma sugestão bem saudável:)

    Quanto à curcuma, é o mesmo que açafrão das índias ou açafrão da terra :)

    Beijocas e espero sinceramente que fiques bem :*

  8. Olá, Ana!Espero que esteja tudo bem contigo, Que tudo corra pelo melhor! Adorei este molho, tem ingredientes que sou apaixonada: pimentos e beringela!Vou experimentar em breve! A combinação com os legumes está perfeita!
    Beijinhos

  9. Gostei muito desta tua sugestão. Os legumes grelhados proporcionam uma refeição completa e são muito “leves”. Esse molho parece-me delicioso e fica muito bem para oferecer, como sugeres. Vou levar a receita.
    Desejo que recuperes rapidamente a saúde e que tudo se componha. Bjs. Bombom

  10. Os legumes e as saladas cá em casa são de presença obrigatória. Crus, cozidos ou grelhados conferem colorido às nossas mesas. As crianças,essas, já nem se atrevem a recusá-los. Gostam mais de uns do que de outros e eu tento diversificar a forma de confeção e apresentação dos mesmos. A pensar nelas terei de fazer um molho com chili e outro sem.
    Um abraço, desejando que as melhoras sejam rápidas.
    Patrícia

  11. Eu já estranhava a tua ausência.. Espero que tudo esteja a correr plo melhor! E volta de pressa Ana :)
    Desconhecia este molho; mas é sem dúvida uma óptima sugestão para grelhados! E agora que começa a época deles hmmm :P
    Beijinho e um miminho especial de melhoras :)

  12. A avaliar pela aparencia, eu provava JÁ esse molho! E que deve ser optimo para o meu namorado, que só gosta de coisas que fazem mal: ketchup, maionese com alho, etc. Tenho de lhe dar a provar este.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s