O Midsommar é a festa mais popular e típica da Suécia, é a altura em que se festeja o Solstício de Verão, o equivalente aos nossos santos populares. Celebra-se o dia mais longo do ano, o que significa mais tempo para beber e comer! Os momentos altos da festa são a dança à volta do mastro (majstång) e a refeição com a família e os amigos.
Muitas pessoas levam a mesa, cadeiras e comida para ver os mais pequenos a dançar. Aqui estão fotografias das celebrações deste ano no sul da Suécia. (A Bandeira é a da região onde vivo, Skåne.)
Quase todos se vestem de branco, o que para o viking e para mim é um problema, as mulheres (de todas as idades) usam uma coroa de flores frescas. E alguns cães também!
Depois de um inverno escuro e coberto de neve, festeja-se o verão, e o renascimento da natureza.
A refeição deste dia é simples, como é habitual na Suécia, constituída por produtos frescos e muita, muita bebida. O prato principal é batatas novas com natas azedas e cebolinho e muito arenque fumado. Alguns suecos comem também enguias fumadas. (Horrível, tão mau que os suecos a comem com quantidades enormes de snaps.)
A sobremesa não podia ser mais simples, morangos frescos, antigamente eram os primeiros de verão, que à Suécia chega mais tarde, e natas batidas.