Como a massa demora bastantes horas a levedar o melhor é prepararem-na na véspera de cozer o pão, à noite. Vão precisar de uma panela de ferro, de um pyrex com tampa, ou uma panela de barro especial para fazer pão. O objectivo é cozer o pão a uma temperatura elevada o que lhe dá um aspecto e sabor muito semelhantes ao nosso pão tradicional de Mafra ou ao pão alentejano. O resultado final vai depender também da farinha e percentagem de água. Uma massa mais seca resulta num pão mais pesado e compacto. Uma massa mais húmida cria um pão com muitos buracos e mais leve. Esta receita é a minha versão da receita original que podem ler aqui. Eu uso uma mistura de farinha de trigo (farinha vulgar) e farinha de centeio para criar um pão rústico, mas de acordo com o vosso gosto e o que tiverem em casa, podem optar por usar outros tipos de farinha. A minha panela é grande e oval, por isso o resultado é um pão mais baixo com muita côdea, como gostamos cá em casa.
Ingredientes:
- 3oo gramas de farinha de trigo.
- 150 gramas de farinha de centeio
- 0.5 litro de água
- 1/2 colher de café de fermento de padeiro seco (em pó)
- 2 colheres de chá de sal
- farinha de trigo ou de milho para polvilhar. (a farinha de milho ajuda a criar uma côdea mais douradinha)
Preparação:
Numa tigela grande misturem todos os ingrediente(excepto a farinha de milho) O objectivo é criar uma massa húmida, não se cansem a bater, não vale a pena.
Cubram a tigela com um pano e deixem a massa descansar durante 12 a dezoito horas. (Eu deixo a minha dentro do forno desligado.)
Passado este tempo, verão que a massa está ainda mais líquida e cheia de bolinhas de ar.
Polvilhem a massa com a farinha de milho. Podem fazê-lo na bancada da cozinha, ou com uma colher ir afastando a massa das paredes da tigela e polvilhando até que a massa deslize levemente. Deixem descansar duas horas.
Liguem o forno no máximo e aqueçam a vossa panela (com tampa).
Transfiram a massa para dentro da panela quente e tapem-na. (Cuidado com esta operação, a panela está a ferver.)
Coloquem a panela de novo no forno e assem o vosso pão durante 30 minutos a 225ºC. Retirem a tampa e assem durante mais 20 minutos.
Assim que o pão estiver pronto retirem-no do forno e virem a panela sobre um pano de cozinha. Resistam e deixem-no arrefecer um pouco antes de irem buscar a manteiga ao frigorífico!
This is so great, Ana! I can see how it made you an instant Bittman fan! I have actually had this recipe marked to make for some time now…and you’ve inspired me to get in the kitchen and bake a loaf this week. Thank you very much for sharing this with Tackling Bittman this month 🙂
GostarGostar
It really is the most delicious bread I have ever eaten. You will see 🙂
GostarGostar
No knead bread was the first Bittman recipe that I had made. It was all over after that. I fell in head over heels. Nice work!
GostarGostar
Mine too, that is why I chose it to start tackling Bittman.
GostarGostar
Ola Ana, Fantastico post!!
Eu fiz essa receita com farinha de trigo integral mas ficou muito liquida, será normal? esperei 10 horas e não tinha crescido!! então retirei como disseste misturei mais uma boa porção de farinha para ser fácil de trabalhar e repousou mais 2 horas mas tb não cresceu…!! será normal? usei aquele fermento em pó para bolos do continente, será por isso? Obrigada! o seu pão parece magnifico!
GostarGostar
Alina, é por isso mesmo…tem de usar fermento de padeiro…!!!
GostarGostar
Olá, eu peguei nessa receita e fiz a massa com 500gr de farinha de trigo e 250 gr de Okara(soja), polvilhei com farinha de milho, usei fermento fresco de padeiro 25gr e uma colher de chá de fermento em pó, em vez de água utilizei leite de soja feito em casa. Cozi num tacho largo de inox com tampa tal como as instruções. Ficou uma delicia e com muito bom aspeto.
GostarGostar
Oi Ana! Procurando alguma receita de pão, querendo eu que fosse de imediato, encontrei a receita desse pão. Fiz… deixei fernentar por 18hs.. , colequei na panela de ferro. Valeu a pena, e muito! Fiz ontem com centeio e hoje novamente nas com apenas farinha branca. Não sei qual ficou melhor. Andei”vasculhando” o seu blog e tem muita coisa que me lembra infância, doces de Natal. Que irei ainda fazer. Desculpa um pouco o português porque sou do Brasil.(Santa Catarina-Florianópolis) Um grande abraço. Arthur. Ah tenho fotos dos pães!
GostarGostar
Esqueci de falar! Nunca comentei alguma receita que fiz, adoro cozinhar, mas esse pão ficou tão bom que fui obrigado. Um abraço!
GostarGostar
Arthur,
o seu pt é excelente!
obrigada pelo comentário täo simpático e volte sempre.
um abraco,
Ana
GostarGostar
Ana será que em vez duma panela, pois em Portugal não encontro, poderei utilizar um Pirex?
GostarGostar
Esmeralda, podes usar sim! Mas há estas panelas no Ikea, o meu mano tem uma para o pao 🙂
GostarGostar
Obrigada Ana. Vou até lá para comprar uma. Fiz no pirex, no ficou mau um pouco húmido mas quero experimentá-lo de novo pois mesmo húmido deu umas bruchetas muito boas
GostarGostar
Esmeralda, se a crosta se forma mt rápido o pao pode ficar um pouco húmido por dentro, eu deixo sempre os meus arrefecerem antes de eu cortar, às vezes custa esperar 🙂
GostarGostar