Só para quem realmente gosta do sabor doce da abóbora realçado pelo sal do queijo feta. A abóbora é um alimento saudável e rico em vitamina A e C, fibras, potássio e magnésio. À variedade de abóbora que usei começou agora a chamar-se em Portugal “abóbora manteiga”, o que me parece ser uma péssima tradução do inglês “butternut squash”. Já enviei para o ciberdúvidas a questão do nome vulgar para a nossa Cucurbita moschata.
Ingredientes:
1 abóbora
Sal, pimenta
Mel e azeite a gosto
100 gramas de queijo feta
Para quem precisa de carne ou peixe a acompanhar:
Algumas fatias de salmão fumado, curado ou fiambre.
Preparação:
Aqueçam o vosso forno (200ºC)
Lavem, abram e limpem o interior da abóbora. Esfreguem o interior com sal, pimenta, e um pouco de azeite e mel. (Eu faço uns pequenos cortes na polpa para o sabor entrar melhor na abóbora.
Cozinhem a abóbora num tabuleiro no forno até a polpa estar macia, no meu caso demorou cerca de uma hora.
Cuidadosamente separem com uma colher a polpa da casca da abóbora, envolvam o queijo feta e rectifiquem os temperos. Voltem a colocar no forno até estar douradinha e pronto a servir. Acompanhem se desejarem com um pouco de fiambre ou salmão, os sabores salgados e fumados enriquecem ainda mais a doçura e leveza da abóbora.
Muito bom
GostarGostar
Cara Ana, depois de horas passadas na net à procura da melhor tradução para butternut squash em português, finalmente caí num ficheiro do Ministério da Agricultura com o catálogo das variedades nacionais em 2012. Confrontando este com tudo o que já tinha visto momentos antes (incluindo o seu blog), não há margem pra dúvidas que a Butternut Squash é, de acordo com o Governo Português, Abóbora Almiscarada.
Pode ver e gravar o catálogo, que está em: http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/cnv_2012.pdf
Cumprimentos,
Nuno
GostarGostar
Nuno,
Desculpe a demora!
Agradeço-lhe imenso o cuidado que teve em me ter deixado este comentário. Vamos ver se acabamos de vez com o disparate da “abóbora manteiga”!
Cumprimentos,
Ana D.
GostarGostar