Pepparkakor da Princesa – Bolachas suecas de Especiarias – passo a passo
Originalmente estas bolachas eram feitas com, entre outras especiarias, pimenta. Este hábito há muito que se perdeu, mas na Suécia continuam a chamar-se Pepparkakor (bolachas de pimenta).
Desta vez decidi usar uma receita que tivesse entre os seus ingredientes pimenta, e encontrei-a no livro Prinsessornas kokbok. – Chama-se Prinsessans Pepparkakor. Podem ler mais sobre estas bolachas noutros posts relativos às tradições, comida, e ao Natal na Suécia.
Algumas dicas:
– Tradicionalmente usam-se cortadores de bolachas alusivos ao Natal – estrelas, corações, animais, árvores, e o par de figuras humanas, que são as minhas favoritas, mas podem usar os cortadores de que mais gostem.
– Por incluir ovos as bolachas crescem um pouco no forno, se querem fazer uma casinha de pepparkakor, esta não é a melhor receita.
– Fiz apenas metade da receita e obtive 50 bolachas
– Em vez de 4 gemas podem utilizar dois ovos.
– Necessitei de bastante menos farinha do que a receita indica (375 gramas em vez de 450), aconselho-vos a misturar a farinha aos poucos e ir vendo a consistência da massa.
– Evitem acrescentar mais farinha quando estão a estender a massa. Se puderem em vez de polvilharem a vossa bancada e rolo com farinha, estendam a massa entre duas folhas de papel vegetal
– Se vão fazer a massa só com as gemas, podem aproveitar as claras na decoração das bolachas, vejam a receita da cobertura aqui.
– A receita original indica que a massa deve descansar 24 horas, mas algumas horas, ou de um dia para o outro no frigorífico é o suficiente.
No blog Pão Saloio, um blog lindo e cheio de excelentes receitas, podem ver a versão destas bolachinhas que a Xizinha preparou para a Bimby.
Receita original:
2 dl de xarope claro (vejam alternativas aqui)
425 gramas de açúcar
5 colheres de sopa de natas gordas
140 gramas de manteiga
1 colher de sopa de raspa de casca de laranja amarga
1 colher de chá de cravinho em pó
1 colher de chá de pimenta da Jamaica (vende-se no Continente)
1 colher de chá de gengibre em pó
2 colheres de chá de canela em pó
4 gemas
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
900 gramas de farinha
Preparação:
Aqueçam o xarope com o açúcar e as especiarias. (Evitem mexer muito para o açúcar não cristalize).
Assim que levantar fervura, retirem do lume, deixem arrefecer um pouco e adicionem as natas e a manteiga. Deixem arrefecer completamente o preparado e só nessa altura juntem primeiro os ovos e seguidamente a farinha peneirada e misturada com o bicarbonato.
Polvilhem ligeiramente com farinha e deixem a massa descansar.
No dia seguinte estendam a massa e cortem bolachas nas formas que mais gostam, cozam em tabuleiros forrados com papel vegetal no forno a 175*C durante 10 minutos.

Olá !!! Obrigado pela sugestão ….a minha “nora” é sueca e gostaria de lhe fazer uma surpresa .
Bom Natal
Dezembro de 2010
manuel
GostarGostar
Manuel,
Muito obrigada pela sua visita, penso que a sua nora ficará supreendida com uma receita deste livro!
Feliz Natal
GostarGostar
Vou tentar fazer. Sou apaixonada pela Suécia!!!
GostarGostar