Cremes, molhos, gelados e mousses · Heston Blumenthal

Creme de Xanté – começam as receitas de Heston Blumenthal

Creme de Xanté – começam as receitas de Heston Blumenthal

É a primeira receita adaptada do meu chef/herói/Iloveyou/ Heston Blumenthal que publico. Quem me conhece sabe que sou piegas, choro a ler livros, choro em museus, mas atingi agora um novo limite na minha crescente paixão pelo dono do Fat Duck, várias vezes considerado o melhor restaurante do mundo, choro a ler receitas de Heston Blumenthal e a ver os programas de televisão que faz!  Terapia precisa-se.
 
Esta receita chama-se originalmente Kirsch cream    e  é uma das muitas camadas do bolo Floresta Negra, versão H. Blumenthal. Vi a receita no programa de televisão – In Search of Perfection – na qual o chef recria clássicos da cozinha britânica (embora algumas receitas não sejam obviamente inglesas). Na minha receita usei mais uma folha de gelatina do que as duas que HB indica e substitui os 20ml de Kirsch por 30 ml de Xanté. Xanté é um um cognac de peras, mas podem substitui-lo por uma bebida de que gostem. O sabor e leveza deste creme/mousse é maravilhoso e requintado, uma sobremesa só para adultos.
  • Ingredientes:

    3 folhas de gelatina
    5 gemas
    90gramas de açúcar
    250ml  de leite
    220ml de natas batidas
    30 ml de Xanté

    Preparação:

Batam as gemas com o açúcar até obterem um creme  esbranquiçado e espesso. Aqueçam o leite num tachinho. Coloquem as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Sem parar de mexer deitem o leite morno sobre a mistura de gemas e açúcar. Levem ao lume mexendo sempre até engrossar um pouco.  (Para ver se o creme está pronto passem o dedo nas costas da vossa colher de pau, se conseguirem uma pequena “estrada”, o creme está cozido, se estão a usar um termómetro este deve marcar 80ºC)

Retirem rapidamente do lume, deixem arrefecer um pouco antes de juntar o Xanté e as folhas de gelatina bem escorridas. Mexam até dissolver bem. Passem o preparado por um passador de rede e deixem  arrefecer. Envolvam cuidadosamente as natas batidas no creme. Coloquem-no em tigelas para servir e levem ao congelador durante uma hora, passado este tempo podem guardar o vosso creme no frigorífico até ao momento de servir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s