Estes bolos eram originalmente comidos na terça-feira de Carnaval, como o último “pecado da gula” antes do longo período da quaresma, o que rapidamente se alterou com a chegada da Reforma à Suécia. Menos restringidos pelas obrigações religiosas, os suecos passaram imediatamente a comer semlor duas vezes por semana entre o Carnaval e a Páscoa. Hoje em dia as semlor são uns bolinhos cuja massa é algo semelhante a um pão-de-leite, que se recheiam com massa da amêndoa e chantilly. A parte superior do bolo, a tampa, ou como aqui se chama, o chapéu, é usado como colherzinha para comer o chantilly.


Ingredientes: (12 semlor grandes)
- 100 gramas de margarina ou manteiga
- 3 decilitros de leite
- 50 gramas de fermento de padeiro fresco ( ou um pacotinho do fermento seco)
- ½ colher de chá de sal
- 90 gramas de açúcar
- 600 gramas de farinha
- 1 ovo
- ½ colher de chá de fermento em pó
Para pincelar
- 1 ovo
Recheio:
- 150 gramas de massa de amêndoa (vejam aqui)
- Umas gotas de leite ou natas
- miolo das semlor
Recheio: (alternativa)
- 125 gramas de amêndoas picadas
- Miolo das semlor
- 1 decilitro de leite
- 90 gramas de açúcar
Decoração:
- 2 decilitros de natas em batidas com um pouco de icing sugar
- Icing sugar para polvilhar
Preparação:
Se vão fazer a massa com uma batedeira, usem a pá “gancho”, de outra forma, arregacem as mangas, vai haver muito que amassar, pensem nas calorias que vão gastar e força!
Derretam a manteiga juntamente com o leite, deixem arrefecer e dissolvam neste líquido o fermento.
Numa tigela grande misturem o ovo, o açúcar, o sal e o preparado anterior. Aos poucos juntem a farinha misturada com o fermento em pó. Amassem bem, até a massa estar elástica e a despegar-se das vossas mãos ou das pás da batedeira.
Deixem descansar durante 30 minutos ou até a massa duplicar de volume.
Liguem o forno a 225ºC.
Forrem um tabuleiro com papel vegetal.
Voltem a amassar bem a massa e dividam-na em 12 a 15 bolinhas. Coloquem-nas no tabuleiro, pincelem com ovo batido e levem a forno até estarem douradas e cozidas (8 a 10 minutos).
Deixem arrefecer um pouco e cortem um chapelinho a cada semla.
Os recheios:
Alternativa 1 – recheiem cada semla com uma fatia de massa de amêndoa
Alternativa 2 – Batam a massa de amêndoa com umas gotas de natas, juntem o miolo, que retiraram das semlor com uma colherzinha. Recheiem as semlor com esta mistura.
Alternativa 3 – (usando a receita 2 para o recheio) Misturem o leite morno com o miolo da semlor, o açúcar e as amêndoas picadas.
Depois das semlor recheadas, voltem a pôr-lhes os chapelinhos e polvilhem com icing sugar antes de servir.
Fiquei com água na boca só de olhar para a foto!
Bjs
GostarGostar
Nossa, mas isso está maravilhoso! A foto está tão linda que dá vontade de entrar na tela e pegar um! Vai para minha lista!
GostarGostar
Morro de vontade de comer esses bolinhos e todo ano passo batida, quando vejo já acabou. Também não é todo lugar aqui que vende. Que bom que você colocou aqui e eu lembrei a data, porque estava pensando em ser na Páscoa. Segunda-feira vou perambular lá pela cidade pra ver se encontro, senão quem sabe arrisco fazer com sua receita.
Beijo
GostarGostar