A Pastelaria · bolos e sobremesas

Financier de Pêra

 Uma sugestão para quem como eu tem o congelador sempre cheio de caixas e caixinhas com claras de ovos congeladas. A receita é de Gordon Ramsay, e embora eu não seja uma fan deste chef, reconheço que muitas das suas receitas, entre as quais estes bolinhos de pêra, são divinais. A receita original em inglês pode ser lida aqui, a minha sofreu algumas alterações. Uma forma requintada e leve de aproveitar claras.

 

Ingredientes: (4 a 6 forminhas)

125 gramas de manteiga
4 peras
140 gramas de açúcar
25gramas de farinha
125 gramas de amêndoas finamente picadas
4 claras de ovo (aproximadamente 160 gramas)

 

Preparação

Barrem 4 forminhas ou ramekins com manteiga, polvilhem com farinha e coloquem-nos no frigorífico.

Aqueçam o forno a 190ºC.

Coloquem a manteiga num tachinho e levem ao lume até que esta comece a ficar castanha. Passem-na por um passador de rede fina e reservem.

Descasquem e limpem as peras, cortem-nas em cubinhos com aproximadamente 1 cm de lado. Coloquem metade do açúcar num tachinho e aqueçam-no até este começar a caramelizar, juntem as peras e cozinhem em lume brando durante 4 a 5 minutos.

Batam as claras em castelo, adicionem aos poucos o açúcar  e a farinha misturada com as amêndoas picadas,  envolvam por último a manteiga derretida e a mistura de peras. (reservem alguns cubinhos de peras para decorar)

Deitem o preparado nas vossas forminhas e levem ao forno até os financiers estarem douradinhos, o que demora perto de 25 minutos. Sirvam com crème fraiche e uns cubinhos de peras caramelizadas.

7 opiniões sobre “Financier de Pêra

  1. Deve ser muito bom……

    Sábado à noite vêm cá a casa uns amigos nossos jantar, e queria fazer uma sobremesa diferente….como tenho muitas laranjas (algarvias) andei à procura de receitas de panna cotta de laranja e descobri que tens uma aqui publicada que deve ser fantástica…vou “roubar-te” a receita, OK? Depois digo como ficou….

    Não sei se recebeste o meu email de resposta à tua pergunta sobre as canecas……dizia que comprei no Modelo, secção casa……

    Bjocas

    Gostar

Deixe um comentário