Bread Baking Day · pão, sourdough

Pão sem amassar (no knead bread) – uma versão mais saudável – BBD #38

 

Pão sem amassar (no knead bread) é uma forma de se fazer pão com muito pouco fermento, e na qual é o tempo que a massa descansa, que a faz levedar lentamente, desenvolvendo os fermentos presentes nas farinhas e dando ao pão um sabor muito mais intenso e verdadeiro. Este foi o tema do Bread Baking Day, um grupo criado pela  Zorra e que decorre este mês no blogue da Cindystar A par do pão feito com sourdough, este é o meu tipo de pão favorito e há algum tempo publiquei aqui a receita original que vi pela primeira vez no Minimalista.Desta vez proponho-vos uma versão um pouco mais saudável, com mais fibras e proteínas,  desta receita. Cozi o pão numa forma de bolo inglês, depois de pronto o pão pode ser cortado às fatias e congelado, é o pão de forma ideal para começar o dia de forma saudável, saborosa e nutritiva.

 

Ingredientes:

  • 120 gramas de farinha de trigo integral
  • 120 gramas de farinha de centeio
  • 120 gramas de farinha de espelta
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 5 dl  de água
  • 10 gramas de fermento de padeiro fresco (ou 1 colher de café rasa de fermento de padeiro seco)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de sementes: girassol, abóbora, sésamo, linhaça…
  • Farinha de milho para polvilhar

 

Preparação:

Numa tigela grande dissolvam o fermento na água morna misturada com o azeite. Adicionem as farinhas, misturem tudo com uma colher de pau. Coloquem a tigela dentro do forno desligado e esqueçam-se dela durante doze horas. Passado este tempo retirem a tigela do forno.

Aqueçam o forno a 250 ºC.

Misturem metade das sementes na massa, e polvilhem-na com farinha de milho. (ajuda o pão a ficar mais douradinho.)

Passem  a massa para a forma, voltem a polvilhar ligeiramente com farinha de milho e as restantes sementes.

Coloquem a forma no forno e baixem a temperatura  para 200ºC.

Depois dos primeiros 10 minutos abram a porta do forno e borrifem as paredes, tabuleiro e pão com água. O vapor  ajuda a criar uma crosta estaladiça.

Cozam o pão durante mais 25 minutos, aproximadamente. Para evitar que este se desfaça um pouco, deixem-no arrefecer fora da forma antes de o cortar.

 

16 opiniões sobre “Pão sem amassar (no knead bread) – uma versão mais saudável – BBD #38

  1. Ainda este fim-de-semana tentei “sacar” a uma “padeira amadora” a receita do pão que ela faz e eu adoro. Ea deu-me os ingredientes e algumas dicas, mas não o segredo completo (acho eu)…
    Como nunca fiz pão, vou tentar aventurar-me com este pão de aspecto fantástico (sou perdida por pão). Depois, se quiseres, dou-te a tal lista e dicas de como fazer o “pão da Lena” e podes tu tentar, se quiseres, claro!
    Bjs

    Gostar

    1. Icas,
      obrigada, depois manda-me uma mensagem aqui ou no fórum com a receita! Eu tenho aqui várias receitas e passo-a-passo de pão tradicional. Dá uma olhadela.
      bjs

      Gostar

  2. Experimentei fazer este pão mas apesar de ter ficado mais de 1h no forno e ter feito o teste do palito, não ficou bem cozido. A massa ficou muito mole. É mesmo assim?

    Gostar

    1. Graça,
      Desculpe a demora. este pão fica um pouco húmido, especialemente qd ainda está quente. Mas tem de ficar cozido! Pode ter acontecido que haja diferença na calibração dos fornos e a mesma receita precise de mais ou menos tempo. Se o pão ficou uma crosta dura e crú por dentro, precisa de o cozer mais tempo a uma temperatura mais baixa. A temperatura interna de um pão cozido é por volta dos 94C.

      Gostar

  3. Olá, tenho feito este e o pão integral e adoro! Será que posso substituir a farinha integral por kamut ou então combinar apenas as farinhas de espelta e kamut? Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!
    Anabela

    Gostar

  4. Ana após colocar o pão no forno não é necessário que ele levede novamente antes de ir ao forno? Costumo fazer sempre pão em casa e queria experimentar esta receita mas estranhei o procedimento. Será que me podes esclarecer por favor?

    Gostar

Deixe um comentário