Cremes, molhos, gelados e mousses · Heston Blumenthal

Mousse de chocolate de Hervé This – magia na cozinha

Chantilly de Chocolate  –  Hervé This

Não é de facto magia, mas parece. Esta receita criada pelo químico e gastrónomo molecular Hervé This, é a forma mais espectacular de comer chocolate que conheço. Os ingredientes não podiam ser mais simples, água e chocolate. O resultado desta mistura que parece contrariar todos os ensinamentos sobre a forma como se deve trabalhar com chocolate, é uma mousse deliciosa com uma boa consistência e textura de nos levar às nuvens…
 
 
 
 
 
 
 
Neste vídeo o meu “ailaviu” Heston Blumenthal, dá a explicação química desta receita. Podem alterar a receita adaptando-a aos vossos paladares e gostos,  usando por exemplo chá em vez de água. Aqui em casa somos fãs do Lapsang souchong,  e do seu sabor forte e intenso, e do chá de Natal sueco, com aromas mais doces e leves.  Se gostam da vossa mousse de chocolate com  um “cheirinho” ( o que eu adoro esta expressão), substituam parte da água por uma bebida ao vosso gosto.  Se acham o chocolate amargo pouco doce, podem adoçar o chá ou a água ao vosso gosto.
 

Ingredientes: (4 pessoas)

  • 225 gramas de chocolate amargo de boa qualidade (nunca fiz com outro tipo de chocolate, não sei se resulta) 
  • 2 dl de água.

Preparação:

Vão precisar de duas tigelas e de uma batedeira (não podem utilizar uma batedeira fixa). O chef Heston Blumenthal bate esta mousse apenas com um batedor de varas, mas demora muito mais tempo.

Coloquem gelo e água na tigela maior.

Levem o chocolate ao lume com a água, batendo o preparado até estar derretido.

Deitem o chocolate na tigela mais pequena e coloquem esta dentro da tigela maior. Cuidado para não escorrer mais água para o chocolate. Batam até obterem a consistência desejada. Retirem a tigela do banho de água imediatamente, para evitar que a mousse fique demasiado compacta. Se isto acontecer, basta voltarem a derreter e bater o chocolate num banho gelado.

Podem guardar a mousse no frigorífico, ao contrário das mousses tradicionais, esta não perde a consistência.