Cremes, molhos, gelados e mousses · Heston Blumenthal

Mousse de chocolate de Hervé This – magia na cozinha

Chantilly de Chocolate  –  Hervé This

Não é de facto magia, mas parece. Esta receita criada pelo químico e gastrónomo molecular Hervé This, é a forma mais espectacular de comer chocolate que conheço. Os ingredientes não podiam ser mais simples, água e chocolate. O resultado desta mistura que parece contrariar todos os ensinamentos sobre a forma como se deve trabalhar com chocolate, é uma mousse deliciosa com uma boa consistência e textura de nos levar às nuvens…
 
 
 
 
 
 
 
Neste vídeo o meu “ailaviu” Heston Blumenthal, dá a explicação química desta receita. Podem alterar a receita adaptando-a aos vossos paladares e gostos,  usando por exemplo chá em vez de água. Aqui em casa somos fãs do Lapsang souchong,  e do seu sabor forte e intenso, e do chá de Natal sueco, com aromas mais doces e leves.  Se gostam da vossa mousse de chocolate com  um “cheirinho” ( o que eu adoro esta expressão), substituam parte da água por uma bebida ao vosso gosto.  Se acham o chocolate amargo pouco doce, podem adoçar o chá ou a água ao vosso gosto.
 

Ingredientes: (4 pessoas)

  • 225 gramas de chocolate amargo de boa qualidade (nunca fiz com outro tipo de chocolate, não sei se resulta) 
  • 2 dl de água.

Preparação:

Vão precisar de duas tigelas e de uma batedeira (não podem utilizar uma batedeira fixa). O chef Heston Blumenthal bate esta mousse apenas com um batedor de varas, mas demora muito mais tempo.

Coloquem gelo e água na tigela maior.

Levem o chocolate ao lume com a água, batendo o preparado até estar derretido.

Deitem o chocolate na tigela mais pequena e coloquem esta dentro da tigela maior. Cuidado para não escorrer mais água para o chocolate. Batam até obterem a consistência desejada. Retirem a tigela do banho de água imediatamente, para evitar que a mousse fique demasiado compacta. Se isto acontecer, basta voltarem a derreter e bater o chocolate num banho gelado.

Podem guardar a mousse no frigorífico, ao contrário das mousses tradicionais, esta não perde a consistência.

23 opiniões sobre “Mousse de chocolate de Hervé This – magia na cozinha

  1. Olá Ana, gostei da aula de ciência viva, e claro das imagens da tua mousse, fiquei curiosa
    em relação à textura e sabor , pena que as imagens não trasportem sabor.
    Um beijinho.

    Gostar

  2. vim aqui parar através de um blogue que visito com frequência e fiquei muito intrigada com esta receita!
    a minha mousse de chocolate tradicional (modéstia à parte) é muito boa, todos adoram porque não perde consistência e fica muito fofa. Esta receita quando arrefece como fica a textura fofa e leve? O chocolate só com a água não fica duro? Vou ter mesmo que experimentar esta receita, a ideia de só levar água e chocolate é genial.
    Parabéns pelo seu blogue.

    Gostar

    1. Olá e obrigada pela visita!
      Esta mousse sabe a chocolate, n tem a mesma textura das mousses que fazemos com manteiga e ovos. Depois de fria continua fofa tal e qual como na imagem, como uma mousse normal, n volta a solidificar como se fosse um bloco de chocolate. Espero que goste.

      Gostar

  3. Eu acabei de experimentar. Foi tipo “lido e feito”, a consistência ficou fabulosa, o problema foi o sabor, claro…. De que é que eu estava à espera, chocolate amargo e água, certo? No fim tive que levar um bocadinho ao quente novamente para adicionar açúcar em pó, pelo menos o suficiente para cortar o amargo tão forte. Foi giro e divertido fazer, mas não me parece que seja receita para repetir (a menos que teve um “twist”) ^_^

    Gostar

    1. Ana,
      Obrigada por partilhares a tua experiência!
      É verdade que o sabor pode ser muito forte e amargo, especialmente se estivermos habituados a chocolates mais doces… aqui em casa o chocolate candy é o de 74%, por isso n estranhamos. Já fiz esta receita com chocolate branco e framboesas e é uma delícia!! E podes tb usar bebidas que gostes, como ginjinha ou vinho do Porto… eu fico logo a ferver com ideias 🙂
      bjs e boa semana

      Gostar

  4. Ana, ando de olho nesta receita há uns tempos, mas com algum receio de experimentar. É amanhã, e já sem dúvidas: se foi testada aqui fico bem mais confiante. Vou ter que acrescentar algum açúcar, o resto da família não é tão fá de chocolate amargo como eu 🙂

    Gostar

  5. Ui, isto é uma mousse de chocolate saudável? Quer dizer, para além da gordura já presente no chocolate não tem mais nenhuma adicionada!
    Que pena não ter uma batedeira móvel a funcionar ._. Só se experimentar com a batedeira da minha sogra, que tem uns 50 anos e pesa 5 kg x)

    Liked by 1 person

  6. Uma mousse sem ovos e sem manteiga? Que grande ideia! Vou experimentar já amanhã, com um chocolate com 53% de cacau, que é o que há cá em casa de momento.

    Gostar

  7. Estou tão curiosa com esta mousse! Vou experimentar para a festa dos 18A do filhote mais crescido, um verdadeiro fã de mousse de chocolate. Vou usar chocolate 55% cacau e licor de laranja. Depois conto como foi!

    Gostar

Deixe um comentário