Cremes, molhos, gelados e mousses

Finalmente! – Morangos com mousse de água de rosas

Depois de semanas a ler receitas e invejar todos os vossos blogues cheios de batidos, sumos, iogurtes, bavaroise e cheesecake com morangos, chegou finalmente a minha vez.
Vim ontem do mercado com um quilo de moranguinhos espanhóis, grandes sumarentos e vermelhos, ao preço de 3€, um milagre. E foi mesmo a tempo, do meu doce de morango que durou todo o Inverno, resta apenas um fundinho de frasco. (Talvez em Portugal já seja altura de começar a preparar doce de morango, vejam a receita da minha tia, e que faço todos os anos aqui.)
Tenho por hábito acrescentar uns borrifos de água de rosas a saladas de fruta, e de modo geral a todas as receitas que preparo com  morangos. Gosto do aroma fresco das rosas misturado com o sabor dos frutos, uma experiência 100% Primavera.
Foi a pensar nestes sabores que fiz esta simples leve e deliciosa sobremesa de morangos frescos com mousse de água de rosas, para participar esta semana no BSI que está a decorrer em casa da Veronica tendo como tema cream cheese.
 
 
 

Podem fazer a mousse em 4 tacinhas ou numa forma grande e servi-las às fatias.

Ingredientes: (4 pessoas)

  • 250 gramas de queijo cottage (4% de gordura), requeijão ou queijo fresco
  • 150 gramas de queijo creme estilo philadelphia
  • 100 gramas de açúcar
  • 0,5 dl de água de rosas
  • 2 dl de natas
  • 4 folhas de gelatina se preferirem desenformar a mousse, 3 folhas de gelatina se a servirem em tacinhas.
  • Morangos frescos
  • Doce de morango para decorar (facultativo)

 

Preparação:

Coloquem o queijo cottage, ou substituto a escorrer durante meia hora. Num processador de alimentos, ou usando uma batedeira, batam os dois queijos com metade da quantidade do açúcar. Se querem a mousse com um tom rosadinho, acrescentem um pouco de puré ou doce de morangos. Batam as natas. Aqueçam o restante açúcar e a água de rosas. Dissolvam nesta mistura as folhas de gelatina previamente demolhadas. Deixem arrefecer um pouco e misturem este preparado aos queijos e finalmente às natas batidas.

Dividam a mousse por tacinhas ou coloquem-na numa forma forrada com película aderente. Levem ao frigorífico até solidificar.

Antes de servir decorem com morangos frescos e um pouco de doce de morangos.

14 opiniões sobre “Finalmente! – Morangos com mousse de água de rosas

  1. Bem chegou o momento de declarar a minha ignorância sobre a água de rosas. Eu só conheço a que há à venda no supermercados na zona dos cremes para a cara… é essa?????

    Excepto a minha dúvida esta sobremesa está de se lhe tirar o chapéu. E o vermelho desses morangos deixam adivinhar um delícia.

    Gostar

    1. Obrigada, olhem que realmente valeu a pena esperar pelos moranguinhos 🙂
      Sobre a água de rosas, eu compro a minha nos supermercados com produtos do médio oriente, tanto a água de rosas com a de flor de laranjeira que eu tb adoro, s’ao muito usadas em sobremesas e doces com a Turquish delight. Aqui está o link para a marca que eu uso – – http://www.yamama-lb.com/index.php?op=2&poo=18
      Não sei se os ingredientes são os mesmos dos da água de rosas para limpar a pele. fui ver na garrafa e os ingredientes são apenas: água e essencia de rosas.

      bjs

      Gostar

  2. I absolutely love the addition of rosewater to the mousse! This is such a nice refreshing dessert, thank you for submitting it to BSI this week! I’m working on the round up and will post it later tonight.

    Gostar

  3. Que bom aspecto Ana, os morangos fazem milagres por nós, acredita que em plena época de morangos já rezo para que não acabem, adoro esta fruta.
    Levo a sugestão da água de rosas, quero experimentar;)
    Um beijinho.

    Gostar

  4. Ana esta sobremesa é uma tentação! Adoro bolos com queijo e então com fruta… Que delíca! A água de rosas pode ser substituída por outra coisa caso não se encontre À venda na santa terrinha?

    Gostar

Deixe um comentário