A minha vida na Suécia · bolos e sobremesas

Um bolo de Páscoa luso-sueco

O bolo de Páscoa que fiz este domingo, uma mistura de sabores e receitas dos meus dois países.
A minha tia, em casa de quem se festeja desde sempre a Páscoa na minha família, faz para este dia um dos meus bolos favoritos – o Bolo Ninho, cozido numa forma especial, recheado com um maravilhoso creme e decorado com fios de ovos.
Na Suécia não temos, ao contrário de Portugal com todos os  nossos deliciosos e variados folares, um bolo que seja típico para o período da Páscoa. A minha sogra costuma fazer um bolinho de amêndoa decorado com chocolate e ovinhos de Páscoa,  mas não me parece que seja algo tradicional, mais que nem sequer o calendário gastronómico sueco indica qualquer bolo especial para esta época.
 

 No meu precioso Receitas das Princesas   – Jenny Åkerström-Söderström (edição de 1933)  encontrei duas receitas de bolos de Páscoa, com ninhos, passarinhos e restante decoração feita a preceito em maçapão. Um destes bolos é realmente parecido com o da minha sogra,  mas recheado e decorado com creme de manteiga e maçapão.

A receita deste bolo foi a base para a criação do meu próprio bolo de Páscoa. Usei a massa do bolo sueco, mas em vez de creme de manteiga e maçapão, decorei o meu bolinho com creme de pasteleiro,  tal como o Ninho da minha tia.  

Embora o bolo tenha uma enorme quantidade de massa de amêndoa, não é demasiado doce. Não é um bolo que cresça, mas por ser tão rico, com uma massa quase a parecer ter a consistenhca de um caramelo mole, que uma pequena fatia é mais do que suficiente para nos satisfazer.

Ingredientes:

Preparação:

Forrem uma forma com papel vegetal e aqueçam o forno a 175ºC.

Ralem a massa de amêndoa, usando um processador de alimentos ou um ralador de cenouras.

Batam as claras e castelo e envolvam-nas na massa de amêndoa. Têm de trabalhar rapidamente pois a gordura e peso de massa de amêndoa faz com que as claras percam o seu ar. Deitem a massa na forma e levem ao forno durante aproximadamente 30 minutos, dependendo um pouco do tamanho da forma.

Depois de frio decorem com o creme de pasteleiro e ovinhos de chocolate.

11 opiniões sobre “Um bolo de Páscoa luso-sueco

  1. Olá Ana, assim que chego aqui fico completamente desarmada com as tuas fotos…
    esse bolo por exemplo tem um aspecto formidável!
    As edições antigas são uma preciosidade.
    Um beijinho:)

    Gostar

  2. Aqui na Coreia tb nem parecia ser Páscoa, diferente do Brasil, onde o comércio fica lotado de ovos de chocolate, colombas e almoços especiais. Esse bolo parece delicioso, como tudo que vc faz!
    Obrigada pela visita e pelo carinho, estou ainda me recuperando, mas melhor sim, obrigada pela preocupação.
    Bjssss

    Gostar

Deixe um comentário