Cremes, molhos, gelados e mousses · Heston Blumenthal · Sobremesas light

Heston Blumenthal para amadores – Sorbet de cassis com manga

 Aqui está uma versão menos high tech e bastante mais simples de uma receita do Chef Heston Blumenthal, se conseguirem encontrar gelo seco, podem seguir a receita original,  que na sua confecção parece bem mais espectacular.  Fiz algumas adaptações à receita em termos de ingredientes e preparação, mas o resultado final é realmente delicioso, o sorbet com o seu tom forte e escuro é leve e cremoso, com uma levíssima nota a vodka no fim.
 
 
 
O truque para se conseguirem gelados e sorbets cremosos é, como todos sabemos, gelar o creme o mais rapidamente possível o que diminui a formação de cristais de gelo. Quando fazemos gelados com uma base de gemas e natas, a gordura ajuda a criar uma textura cremosa,  com sorbets penso que a melhor forma de conseguir bons resultados é, e tendo em consideração que não temos acesso a gelo seco, partindo de fruta já congelada em vez de, como sugere a receita do chef, de puré de cassis.
Fiz o meu melhor para tornar as fotografias apetitosas, mas compreendam que fotografar um gelado bordeaux escuro tem as suas limitações.
 

Ingredientes:

  • 500 gramas de cassis ou groselheira-preta (blackcurrant) congeladas
  • Frutose ou açúcar a gosto (adoçante em pó para uma sobremesa ultra light)
  • 1dl de água
  • 0,4 dl de vodka
  • Sumo e raspa de meia lima

Para acompanhar:

  • Manga
  • Flocos de chilli seco

Preparação:

Eu uso o meu fiel amigo , o processador de alimentos, para esta receita, mas uma varinha mágica ou copo de batidos também funciona, nesse caso talvez tenham de acrescentar um pouco mais de água.

Misturem a água com a frutose e levem ao lume até que esta esteja diluída. Reservem. No processador de alimentos coloquem as cassis sem descongelar, acrescentem todos os restantes ingredientes e processem até obterem a consistência desejada. Se desejarem passem o creme por um passador de rede fina, como não gosto de sentir as sementes de cassis é o que faço, mas é facultativo. Guardem no congelador.

Para servir, retirem o sorbet do frio com alguns minutos de antecedência. Coloquem a manga cortada em cubinhos num prato, polvilhem com os flocos de chilli e por cima equilibrem uma bola de sorbet.

6 opiniões sobre “Heston Blumenthal para amadores – Sorbet de cassis com manga

  1. Ana, primeiro de tudo parabéns pelo blog que é incrivel. Gosto imenso do que faz e estou sempre à procura de receitas light, portanto esteja à vontade de as postar :p. Queria saber como é que consegue fazer com que o sorbet não fique em gelo autênctio, não percebi muito bem se usava a fruta congelada. Esta receita dá para fazer com qualquer fruta? Muito obrigada e mais uma vez parabéns

    Gostar

    1. Inês,
      obrigada pela visita e pelas suas palavras.
      Uso fruta congelada sim, aqui no blog há outra receita – Sorbet minimalista – que fiz com framboesas. Frutos silvestres, pêssegos, manga, morangos, são bons para fazer sorbet, imagino que maçãs ou peras não sejam tão boa ideia.
      Um abraço e até breve.

      Gostar

  2. Desde já, as fotos estão lindas e não tiveste limitações nenhumas….Agora quanto ao sorbet…adorei mesmo e deve ser um companheiro ideal para um filmezinho!

    bjokas
    Rita

    Gostar

Deixe um comentário