bolinhos e bolachas

Biscotti de frutos secos e laranja amarga

É antiga a  técnica de cozinhar bolos e pão duas  vezes,  (em latim medieval biscoctus  significa  cozinhado duas vezes),  secando-os de  forma a preservar as suas qualidades por mais tempo. Este tipo de pão era um dos alimentos mais comuns das legiões romanas  e  dos navegadores portugueses, e está longe do que a que hoje chamamos biscotti, uns bolinhos italianos, tradicionalmente feitos com amêndoas e servido com copinho de vinhos Santo ou Marsala. Para a minha receita usei, para além, de amêndoa, frutos secos e  raspa de casca de laranja amarga seca. A Pomeransskal  vende-se pronta a ser usada na Suécia, em Portugal se não encontrarem este produto, podem substituí-lo por raspa de casca de laranja fresca.
 
 

Os biscotti são deliciosos e delicados, ideais para servir com um cafezinho ou um licor depois da refeição, mas se a vossa intenção for usá-los como mantimento para atravessar um Oceano, escolham outra receita, estes duvido que vejam o dia de amanhã.

Ingredientes (15 biscotti)

  • 1 ovo grande
  • 70 gramas de açúcar
  • 120 gramas de farinha
  • 60 gramas de amêndoas lascadas
  • 50 gramas de frutos secos (eu usei passas, aranho-vermelho e bagas de goji)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de raspa de laranja amarga

Preparação:

Aqueçam o forno a 175ºC.

Batam o ovo com o açúcar até duplicarem de volume. Sem bater, misturem bem  os restantes ingredientes. Deitem a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal dando-lhe a forma de uma baguette. Levem ao forno durante aproximadamente 20 minutos. Retirem do forno, cortem a “baguette” em fatias e voltem a levar ao forno durante mais 10 minutos ou até os biscotti estarem secos e estaladiços.

9 opiniões sobre “Biscotti de frutos secos e laranja amarga

  1. Olá Ana,
    Acabei de fazer! Estão deliciosos!
    Experimentei fazer sem amêndoa e passas porque queria partilhar com o mais pequenote cá de casa, que ainda só tem 2 dentes!
    Termino dizendo que utilizei açucar de cana medianamente refinado!
    Obrigada pela partilha da Receita!
    elsa

    Gostar

Deixe um comentário