The Fat Duck Cookbook – Heston Blumenthal
The latest offerings of Jamie, Nigella and Gordon suddenly seem paltry in comparison. This is the one cookbook that no serious foodie can afford to be without – William Skidelsky
Não deixem que o título vos engane, esta obra está longe de ser “apenas” mais um livro de receitas. O livro de receitas do Fat Duck, várias vezes considerado o melhor restaurante do mundo, está dividido em três partes: História, Receitas e Ciência.
It’s not just a cookbook. It’s not just an art book. It’s not just a record of the most innovative and exhilarating self-taught chef to have ever come from the UK. THE BIG FAT DUCK COOKBOOK transcends all others because Heston Blumenthal transcends all others … The cookbook will never be the same again. – Terry Durack – Independent on Sunday
O livro começa com a auto-biografia do autor, acompanhando a sua paixão pela comida, o sonho de ter um restaurante, e o surgimento do Fat Duck. As ilustrações dos vários momentos de descoberta, inspiração ou fracasso são uma delícia e foram criadas por Dave McKean.
Segunda parte: As receitas – Alguns dos mais famosos pratos do Fat Duck
Sound of the sea
Bacon-and-egg Ice cream
Black Forest Cake – uma das minhas receitas favoritas e da qual já preparei alguns elementos.
As receitas são complexas, demoradas, exigem horas infinitas de preparação, ingredientes dos quais nunca ouvi falar, métodos e técnicas novas, tudo explicado tão detalhadamente que cada receita tem no mínimo 3 páginas. Algumas, como a papa de caracóis, não vão ver a luz do dia por aqui, mas contém elementos que podemos adaptar para enriquecer outras receitas.
Terceira parte: Ciência
Aqui encontramos mais explicações detalhadas sobre os equipamentos, ingredientes e técnicas usadas no Fat Duck.
O livro termina com uma série de artigos académicos ligados à ciência dos alimentos, focando temas como a percepção do sabor, e a ligação entre comida, o cérebro e o prazer.
This looks like a fabulous book!!
GostarGostar
que maravilha de prersente 🙂
Eu também quero 🙂
ih ih ih
GostarGostar
Ana, este livro parece bem interessante, que presentao 🙂 Espero ver mas receitas do livro futuramente…espero que esteja tendo uma otima semana.
GostarGostar
Querida Ana,
e ha’ melhor maneira de comecar o dia com um “banquete” servido na cama seguido de um livro bem especial? por mim, o dia nao podia comecar de melhor forma 🙂 obrigada por partilhares um bocadinho do livro connosco, parece-me diferente e muito interessante- vou ficar a’ espera de ver algumas receitas 🙂 beijinhos
GostarGostar
Tem umas fotos lindas esse livro deve ser bem interessante.
Bjs
GostarGostar
Ana,
O teu viking é o máximo, eheheh, que presente maravilhoso, bjs!
GostarGostar
fotos lindas. As receitas devem ser, tbm, maravilhosas.
GostarGostar
E eu que ainda não fiz a mousse de chocolate! Gosto muito dele.
Beijnhos
GostarGostar
Que belo presente 🙂
GostarGostar
Marota! A fazer inveja às outras meninas…
GostarGostar
Na mesma “onda”, recebi em casa há uns dias o Noma – Time and Place in Nordic Cuisine. Agora babo-me a olhar para as fotografias e a ler receitas que nunca hei de conseguir fazer na vida.
GostarGostar
Sempre podes fazer-lhe uma visitinha se consguires mesa, acho que é complicado 😉
GostarGostar
é mais fácil para ti, do que para mim. é só do outro lado da ponte 😉
GostarGostar