bolos e sobremesas

Tarte de frangipane e frutos silvestres – Boas férias!

Estamos de férias e com pouco tempo de internet.  Ainda sim, e agradecendo já os vossos votos de melhoras e a vossa atenção, deixo-vos os meus desejos de umas férias felizes, cheias de dias passados ao Sol e descanso. Para celebrar o mês de Agosto, partilho convosco uma deliciosa receita de Verão. Um abraço e até breve.

Esta tarte com recheio de amêndoas e frutos silvestres é tão deliciosa e leve que não sei como me escapou até agora. A tarte em si é muito versátil e de acordo com a época do ano podemos ir alterando as frutas e sabores do recheio. Frangipane é uma mistura de ovos, açúcar, manteiga e amêndoas picadas que, embora possa parecer estranho, faz um pouco lembrar as queijadas de Sintra. A receita original é do Chef Matt Moran do programa Masterchef Australia.

Eu preparo a receita toda com um processador de alimentos, mas podem fazer a massa à mão e usar uma batedeira para o frangipane. Como não gosto de massa de tarte doce, substitui o açúcar pelo mesmo peso de farinha. Metade da receita da massa é suficiente para forrar um forma de tarte com 25 cm de diâmetro. Para a minha tarte usei morangos e mirtilos, mas podem usar os frutos silvestres de que mais gostarem, a receita do masterchef Australia indica, para além dos morangos e dos mirtilos, framboesas.

Ingredientes:

Para a massa: (indico metade da receita original)

  • 190 gramas da farinha de trigo
  • 25 gramas de icing sugar ( que eu substitui por o mesmo peso de farinha)
  • ½ ovo (guardem o resto para o recheio)
  • 100 gramas de manteiga

Recheio:

  • 125 gramas de manteiga
  • 125 gramas de icing sugar
  • 2 ovos + metade do ovo que usaram para a massa
  • 125 gramas de amêndoas finamente picadas
  • 25 ml de rum (eu usei água de rosas)
  • ½ dl de doce de morangos ( n usei)
  • 1 caixinha de: morangos, mirtilos, framboesas. O chef Matt Moran aconselha a não usar frutos congelados, mas eu não segui esta indicação e a minha tarte ficou maravilhosa.

Preparação:

Começamos com a massa. No processador de alimentos misturem a farinha com a manteiga e o açúcar se optarem por usá-lo na massa. Acrescentem o meio ovo e processem até a massa começar a estar ligada. Formem um disco com a massa e guardem-na no frigorífico durante 30 minutos. Estendam a massa e forrem uma forma de tarte, voltem a colocar a massa no frigorífico enquanto preparam o recheio. Aqueçam o forma o a 180º  No processador de alimentos misturem bem o icing sugar com a manteiga, as amêndoas  e a água de rosas. Acrescentem os ovos e processem até obterem um creme fofo. Encham a tarte com o recheio, decorem com os a fruta e levem ao forno durante aproximadamente 30 minutos ou até estar cozida e douradinha.

18 opiniões sobre “Tarte de frangipane e frutos silvestres – Boas férias!

  1. A última tarte frangipane que fiz foi com figos, há cerca de um ano, lembro-me que usei os últimos da temporada. Adoro a textura do recheio que combina tão bem com frutas. Que delícia que deve ficar com frutos silvestres!
    Mesmo a saber a férias. 🙂
    Beijinhos

    Gostar

  2. Olá Ana,
    Visito o seu blog… e vejo que ainda não há novidades…
    Por onde anda? … Será q ainda está de férias?
    Só me resta desejar boas férias! … que sorte 😉
    Já me esquecia de dizer a sua tarte ficou linda!
    Bj

    Gostar

  3. eu vi esse episódio do master class ( chef ) Australia e gostava de fazer essas e muitas mais receitas que la aparecem e ensinam mas por vezes aparecem ingredientes que cá em Portugal não há. alguém sabe de algum site ou de alguma maneira de substituir os ingredientes que eles usam? por exemplo: icing sugar ( açucar em gelo ) substituiste por farinha mas será que foi o mesmo efeito porque nao tem nada a ver? vai dando mais exemplo porque eu de cozinha pouco percebo mas gosta da cozinha de outros paises. um abraço para todos

    Gostar

    1. Nuno,
      Obrigada pela visita, vou continuar com as receitas do Masterchef Australia!!
      Só uso ingredientes que se possam encontrar em Portugal, ou dou alternativas.
      Icing sugar não quer dizer “em gelo”, é “açúcar para cobertura”. Cobertura (de bolos) como sabes traduz-se para “icing” em inglês. (vê aqui – http://en.wikipedia.org/wiki/Icing_(food) ) Em Portugal chama-se icing sugar, açúcar de confeiteiro ou açúcar em pó, e vende-se em qq lado. Olha aqui no continente: http://www.continente.pt/Search.aspx?search=icing%20sugar

      Não subsitui por farinha por n ter o produto, que se encontra em qq supermercado em Portugal, mas pq como disse n gosto de bases de tarte doces. Se fez o mesmo efeito, bem não fez pq não ficou doce, mas se não provares garanto-te que n vês a diferença entre farinha e icing sugar. podes ver mais sobre icing sugar aqui – http://en.wikipedia.org/wiki/Powdered_sugar

      Espero ter ajudado.
      Volta sempre

      Ana

      Gostar

  4. Oi!
    Adorei a receita mas fiquei com uma dúvida! As frutas congeladas você deixou descongelar um pouco antes de colocá-las? Deixou de um dia para o outro fora da geladeira? Ou tirou do congelador direto para a torta? Agradeço!

    Gostar

Deixe um comentário