A minha vida na Suécia · comida sueca · Doces, conservas e compotas

Setembro, o regresso a casa e o início do mês das colheitas – Geleia de Lingon

Com saudades do Sol, da praia e da família, regressámos a casa. É Setembro, por aqui o fim do Verão chega com a tentativa de guardar os últimos raios de Sol em frascos, a preparação de doces, geleias e outras compotas, a grande colheita de frutos e, o passatempo favorito de muitos suecos nesta época do ano – apanhar cogumelos.

Lingon, amora alpina ou arando vermelho, é uma pequena e quase amarga baga muito popular na Suécia e com a qual se prepara uma deliciosa geleia, ideal para acompanhar carne, as tradicionais almôndegas, ou usada em bolos e sobremesas.

Para a minha geleia de Lingon usei açúcar com pectina, que já se vende também em Portugal, uma excelente opção para a preparação de geleias de frutos mais delicados em muito menos tempo e com menos açúcar. A receita é facilmente adaptável a outros frutos silvestres caso não encontrem em Portugal lingon.

Ingredientes:

  • 600 gramas de bagas de lingon
  • 200 gramas de açúcar com pectina
  • ½ dl de água

Preparação:

Depois de limpas misturem as bagas de lingon com o açúcar e a água num tachinho. Levem a lume médio e fervam durante 6 minutos. Retirem a espuma que se vai criando cuidadosamente, são impurezas que vão tornar a geleia menos clara e “limpa”. Depois de fria guardem a geleia em frascos no frigorífico. Dura o tempo que lhe conseguirem resistir.

13 opiniões sobre “Setembro, o regresso a casa e o início do mês das colheitas – Geleia de Lingon

  1. Já me tinha perguntado onde andaria a Ana… vejo que o motivo foi bom, férias, mas é também com grande gosto que vejo o teu regresso e com uma geleia de cor bem apelativa. Boa semana Ana e bem-vinda.

    Gostar

  2. Adoro arandos vermelhos, mas por cá não é muito comum encontrar. Ainda assim por cá também andamos na fase das compotas e geleias, e é como dizes, a tentativa de guardar o verão que está a acabar.
    Aposto que essa geleia está qualquer coisa de fabuloso… Queres a minha morada?? 😉

    Gostar

  3. Olá Ana, bem vinda de regresso 😉
    Vejo que trouxeste muito boa disposição, as férias propiciam uma série de emoções e vivências importantes para o nosso bem estar, pena que tenham sempre determinado periodo( sempre curto a nosso ver).
    Acabas de me dar a conhecer esta baga, gostei muito da tua geleia, quem sabe um dia não a experimente.
    Um beijinho.

    Gostar

  4. Bem, acho que me vou estrear na confecção de compotas este ano. Sempre pensei que fosse algo complicado, mas pelos vistos não tem nada de especial. O dificil mesmo será encontrar pectina …

    Gostar

  5. Olá Ana
    WELCOME
    Que entrada boa fazes nos teus post 🙂
    Fico contente que tenhas encontrado a cerveja (acho que vai ser uma surpresa agradável para o teu Viking, depois conta ih ih ih)
    Beijinho 😉

    Gostar

  6. Olá, Ana. Em primeiro lugar, muito obrigada pela tua visita e comentário. Em relação a não receberes as atualizações, não percebo o que se passa. Até agora, és a primeira pessoa que se queixa. Será que estás a seguir o blogue?
    Nunca tinha ouvido falar deste fruto, mas o doce ficou bem bonito. Será que dá para fazer com groselha? Um beijinho. Fico contente por estares de volta 🙂

    Gostar

  7. Olá Ana, Que bom que as suas férias foram boas. A geleia está linda e a opção da pectina é óptima pois evita o gosto demasiado doce que por vezes o açúcar necessário para fazer o ponto acarreta.
    É bom tê-la de volta. Bjnhos

    Gostar

Deixe um comentário