bolos e sobremesas · Cremes, molhos, gelados e mousses

Pudim de croissants com xarope de ácer e um filme para o fim-de-semana

 Uma receita para quem gosta das tradicionais panquecas americanas a nadar em xarope de ácer e com uma nozinha de manteiga. Podem preparar o pudim de véspera e colocá-lo no forno antes do pequeno-almoço ou brunch de fim-de-semana.

Também para o fim-de-semana, deixo-vos a sugestão de um documentário que vi há duas semanas.

Kings of Pastry – Um filme que acompanha vários Chefes de Pastelaria  na sua luta para conseguirem o título de Meilleur Ouvrier de France. Ser um MOF tornou-se para  os16 Chefes seleccionados  uma obsessão. Nestas olimpíadas há até  treinadores, e os chefes preparam-se durante anos para a competição final de três dias, durante a qual devem produzir e apresentar uma variedade de bolos, trabalhos em chocolate e as temidas e frágeis  esculturas de açúcar.

 

A nossa receita: 

Fiz a receita com croissants, mas podem claro usar brioches ou outro tipo de pão. Se não gostam de usar natas, substituam-nas por leite. A quantidade de açúcar e de xarope de ácer  vai depender um pouco do vosso gosto, eu não aprecio a massa das panquecas doce,  aconselho-vos a provar o creme e fazer um ajuste final antes de colocar o pudim no forno.

 Ingredientes:

  • 4 croissants em pedacinhos
  • 4 ovos
  • 3 dl de leite
  • 2 dl de natas
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Um pitada de sal
  • Uma pitada de noz-moscada
  • Manteiga para barrar a forma
  • 2 dl de xarope de ácer
  • Pecan nuts  (facultativo)

 Preparação:

 Sem serem poupadinhos barrem um recipiente que possa ir ao forno com manteiga. Por cima coloquem os croissants. Para uma textura mais estaladiça podem salpicar com pecan nuts picadas grosseiramente e  reguem com 1 dl de xarope de ácer.

Entretanto aqueçam o forno a 180ºC.

 Batam as natas com o leite, os ovos, o açúcar, o sal e a noz-moscada. Deitem o preparado sobre os croissants. Eu gosto de deixar repousar um pouco o pudim para dar tempo aos croissants de ficarem bem ensopadinhos.

Antes de colocarem o pudim no forno durante aproximadamente 30 minutos, reguem-no com o restante xarope de ácer, e decorem, se desejarem, com algumas pecan nuts.

11 opiniões sobre “Pudim de croissants com xarope de ácer e um filme para o fim-de-semana

  1. Olá Ana,
    Gostei muito desta sugestão! O aspecto é fantastico e deve saber tão bem…um pudim diferente mas que eu iria gostar de certeza. Perfeito para um lanchinho 🙂 Ficou na minha listinha de receitas a fazer…
    Um beijinho e um óptimo fim de semana 😉

    Gostar

  2. Que ideia deliciosa! Só tenho um problema… é muito difícil sobrar croissants por aqui 😀
    Obrigada pela visita! Te encorajo, sim, a fazer os macarons quando vc estiver com tempo de sobra e paciência. O resultado é compensador mesmo que vc tenha que repetir algumas vezes até dar certo. Claro que minhas repetições não foram no mesmo dia.
    bjs e um otimo final de semana para vc tb!

    Gostar

Deixe um comentário