A minha vida na Suécia · bolos e sobremesas · comida sueca · sju sorters kakor

É muito cedo para falar em Natal? – Bolo de Lingon e especiarias

Quando vivia em Portugal, o cheiro a castanhas assadas costumava anunciar a chegada do Inverno e a aproximação do Natal, de todas a minha época favorita do ano. Aqui, e sem vos saber explicar como, há um dia em que vou a andar pela cidade, e que literalmente me cheira  a  Natal, não sei se é a luz ou o ar frio, é uma sensação e também uma certeza, já falta pouco.

 Este ano o dia chegou mais cedo. Ainda não estamos em  Novembro e já eu ando a sonhar com o Natal.  Apetece-me chá de Natal e estender a massa das pepparkakor, apetece-me comprar cortadores de bolachas novos, mal posso esperar pela casa a cheirar a gengibre e açafrão, pelos tabuleiros cheios de knäck, e por mais um Natal luso-sueco.

Enquanto espero, fiz um bolo para  o chá que, rico em especiarias e aromas,  quase quase abre  a porta a este maravilhoso período, só mais dois meses.

Adaptei a receita do muito sueco Sju Sorters Kakor. Aqui na Padaria há uma receita de geleia de lingon, imagino que estas bagas sejam difíceis de encontrar em Portugal. Podem usar a geleia de lingon que se vende no Ikea para acompanhar as almôndegas suecas, mas parece-me que é mais ácida do que a que faço, por isso talvez precisem de um pouco mais de açúcar do que indico na receita.

Ingredientes: (para uma forma de 1 ½ litro)

  • 100 gramas de manteiga
  • 3 ovos
  • 180 gramas de açúcar amarelo
  • 2 colheres de chá de canela
  • 1 colher de chá de cardamomo moído
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 dl de iogurte natural
  • 1 dl de geleia de lingon

Preparação:

Aqueçam o forno a 175ºC.

Barrem a forma com manteiga e polvilhem-na com farinha, açúcar, ou como é hábito aqui, pão ralado.

Batam os ovos com o açúcar, acrescentem as especiarias, farinha misturada com o fermento em pó, alternando com a manteiga derretido misturada com o iogurte, misturem tudo sem bater. Por último envolvam a geleia de lingon.

Deitem a mistura na forma e levem a cozer ao forno durante aproximadamente uma hora. (Testem com um palito passados 45 minutos, o formato e tamanho da forma vai influenciar o tempo de cozedura.)

Sirvam com um pouco mais de geleia e uma chávena de chá quentinho.

15 opiniões sobre “É muito cedo para falar em Natal? – Bolo de Lingon e especiarias

  1. Faltam dois meses para o Natal e eu há muito que penso nele. 🙂 Parece que não sou a única, né!?
    Esse bolo ficou fantástico, mesmo com ar da época e que certamente dá para aconchegar a saudade natalícia.
    Gostei da sugestão!

    Gostar

  2. Ana,
    O melhor da blogosfera é podermos partilhar tantas tradições. Hoje sem contar viajei até á Suécia para provar um pouco do Natal e gostei tanto.
    Por aqui o frio surpreendeu-nos num repente depois de dias de Outono com verdadeiro calor de Verão. O Inverno está mesmo à porta, nas ruas já se vendem as castanhas assadas e nas lojas começam a aparecer os artigos de Natal (o que me entristece um bocadinho porque lembra o lado comercial do Natal, que eu considero um lado triste), e não tarda nada vou estar a sentir a antecipação do Natal.
    Beijinhos

    Gostar

  3. Ohhh.. Não é nada cedo.. Também tenho andado com vontade de começar as decorações de Natal, o ar frio, o cheiro a terra molhada transportam-me para essa época. Lá na padaria já começámos os testes para o natal, ahhh tenho estado rodeada de cheiros natalícios todos os dias!!
    E o teu bolo ficou tão querido :), procurei na net, e acho que essas bagas são pareceidas com umas pretas aqui na islandia, ou pelo menos o nome é o mesmo 🙂

    Beijinho*

    Gostar

  4. É impressioante como os cheiros nos transportam para outras épocas! Mas olha que ainda falta muito para chegar o natal,lol. E enquanto não chega vais enganando o desejo, que o tempo passe depressa, com esse maravilhoso bolo!

    Beijinhos

    Gostar

  5. Sou da opinião que NUNCA é muito cedo para falar em Natal 🙂 Haverá altura mais mágica no ano inteiro? Onde temos a esperança de que tudo se irá resolver. É uma altura de felicidade, amor e convívio com a família. Adoro 🙂
    E este bolo ficou com muito bom aspecto ^^

    Gostar

  6. Olá…

    Finalmente estou de volta.
    Fiquei de boca aberta quando encontrei as tuas novas receitinhas…adorei esta em especial pois sou uma fanática do Natal e de tudo o que é alusivo a ele. O bolo ficou um espanto…

    Beijinhos

    Gostar

  7. Cedo para o natal, hummmm…só já faltam dois mesinhos e passam a correr. Ainda hoje de manhã, fiz uma pequena lista das pessoas que vou presentear este ano!!
    O bolo ficou maravilhoso, parabéns!
    Beijinhos

    Gostar

  8. Acho que vou agarrar a tua ideia.
    Qto ao Natal…claro que não é cedo… eu começo a preparar o meu em Janeiro!! (e o natal é qdo o Homem quiser… afinal ele está no coração 🙂 🙂 🙂
    Beijitos

    Gostar

  9. Olá Ana,
    Experimentei a receita e adorei. Acho que coloquei mais quantidade de especiarias, pois o meu bolo ficou mais escuro. Mas estava óptimo, saboroso, e o cheirinho que ficou pela casa é delicioso!
    Tenho algumas imagens no meu blog, que te convido a ver, assim como a chamada para a tua receita, claro 😉
    Bjs

    Gostar

Deixe um comentário