bolos e sobremesas · Daring Bakers · pão, sourdough

Daring bakers – Outubro 2011 – Povitica para o lanche

 

Daring Bakers –  Outubro 2011 – Povilica com peras e chocolate

O Desafio do Daring Bakers este mês foi proposto  pela Jenni  do blog The Gingered Whisk.   que nos convidou a experimentar uma receita de Povitica. Povitica é um pão doce típico na Europa de Leste e servido tradicionalmente na época de Natal. A massa é esticada até estar muito fina, e depois de recheada, enrolada e cozida em formas de bolo inglês. Para esta receita podíamos optar pelo tradicional recheio de nozes, ou escolher  um sabor ao nosso gosto. Eu usei uma mistura de peras e chocolate e  resultou muitíssimo bem. Podem ver a receita original e as Povilicas dos outros Daring Bakers aqui.

Ingredientes: (suficiente para um pão de tamanho médio)

Para activar o fermento:

  • 1/2 colher de chá de açúcar
  • 1/4colher de chá de farinha de trigo
  • 30 ml de água morna
  • ½ colher de sopa fermento de padeiro seco

Masssa:

  • 120 ml de leite
    40 gramas de açúcar
    1 colheres de chá de sal
    1 ovos
    30 gramas de manteiga
    280 gramas de farinha de trigo

Cobertura:

  • 30 ml de café forte
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Recheio: (receita minha)

  • 2 peras de tamanho médio
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • Raspa da casca de uma laranja
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 50 gramas de manteiga.
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Recheio:

Descasquem e limpem as peras. Cortem-nas em pedacinhos e levem-nas a lume brando, juntamente com os restantes ingredientes até tudo ter a consistência de uma compota.

Pão:

Para activar o fermento:

Misturem todos os ingredientes numa tigelinha e deixem descansar durante 5 minutos.

Para a massa:

Escaldem o leite. Deixem-no arrefecer um pouco e juntem-lhe o açúcar e o sal, misturando até dissolver, juntem o ovo, a mistura de fermento, a manteiga derretida e misturem bem todos os ingredientes.  À mão, ou usando a batedeira com a pá gancho, vão introduzindo nesta mistura a farinha aos poucos.  O objectivo é uma massa que se despega da tigela ou das vossas mãos. A massa tem de estar elástica e macia.

Coloquem a massa num recipiente ligeiramente untado com óleo, cubram com um pano e deixem levedar durante uma hora, ou até duplicar de volume.

Esticar a massa e formar o pão:

Para esticar a massa vamos precisar de uma superfície bastante grande, podem usar a vossa bancada, ou a mesa de cozinha coberta com um lençol.

Comecem por polvilhar a superfície com farinha. Com um rolo da massa estendam a massa tão finamente quanto conseguirem.

O comprimento  da massa tem de ser 3 a 4 vezes o comprimento da vossa forma.

Espalhem o recheio frio sobre a massa e, levantando o lençol ou usando muito cuidadosamente as mãos, enrolem a massa de forma a criar uma espécie de “chouriço”( como aqueles que antigamente se punham nas janelas para não deixar entrar o frio.).

De novo com muito cuidado, passem a massa para uma forma untada de manteiga. Comecem por criar um “V”, voltado depois  a dobrar a massa em feitio de “W”. Como estava sozinha em casa, não consegui tirar fotografias deste processo, mas vejam aqui o  passo-a-passo da Jenni.

Pincelem o pão com o café e o açúcar da cobertura, deixem descansar mais 15   minutos.

Levem o pão ao forno durante 15 minutos a uma temperatura de 180ºC. Baixem a temperatura para  150ºC e cozam o pão por mais meia hora.

Retirem a Povilica do forno e pincelem-na com manteiga.

Não desenformem o pão antes deste estar completamente frio.

Podem congelá-lo já cortado em fatias, é excelente para o lanche.

18 opiniões sobre “Daring bakers – Outubro 2011 – Povitica para o lanche

  1. Ana, não conhecia este pão, ficou lindo! quanto a foccacia, lá do pitangas, se vc fizer me conte, aqui faço muita vezes , e todos gostam muito, é uma massa mais leve, e imanigo como não ficara com chourizo. bjs

    Gostar

  2. ola Ana tudo bem, olha eu fiz essa receita mais não deu muito certo , como tenho copo de medida coloquei 1 copo de requeijão de farinha de trigo , so que minha massa pediu mais farinha fiz a mão pq não tenho batedeira, que faz pão
    meu pão cresceu so que ficou com a casca muito dura … gostaria tanto de tentar de novo so que preciso de Ajuda kkkkkk na Farinha … eu assei meu pão no Forninho 350 F

    Gostar

Deixe um comentário