A minha vida na Suécia · bolos e sobremesas

Gulosos, mas com dia marcado – Kladdkaka com café

Nenhum povo bebe mais café do que os suecos, e para acompanhar nunca falta um bolinho. A fika, uma pausa para café que é quase uma instituição por aqui, não está completa sem algo doce e organizados com os suecos são, têm claro dias especiais em que comem um determinado bolo ou sobremesa. O último trimestre do ano está cheio destas datas  e eu vou também aqui na Padaria celebrar algumas delas.

 

Amanhã, dia 7 de Novembro  é dia do Kladdkaka, um denso e ligeiramente ainda  não completamente seco no centro, bolo de chocolate, algo semelhante aos brownies americanos. A receita básica permite inúmeras combinações de sabores e sendo um bolo que se prepara e coze em poucos minutos, é uma excelente opção para alturas em que temos menos tempo para a cozinha..  Desta vez fiz kladdkaka de café  que acompanhei com chantilly, uma delícia. (Sim, aqui nem esperámos por amanhã para o provar.)

O único cuidado a ter é com o tempo de cozedura, a receita original recomenda 20  minutos, mas no meu forno são necessários apenas 10, portanto aconselho-vos a que verifiquem se o bolo está pronto  passado este tempo.

Ingredientes (para 6 quadrados baixinhos de bolo)

  • 2 ovos
  • 100 gramas de manteiga derretida
  • 100 gramas de açúcar
  • 70 gramas de farinha de trigo sem fermento
  • 3 colheres de sopa de café bastante forte
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 pitada de sal

Para decorar:

  • Chantilly ou gelado de baunilha, grãos doces de café ou rebuçados de café em pó

Preparação:

Aqueçam o forno a 170ºC.

Barrem a forma com manteiga. (Usei esta forma.)

Derretam a manteiga, e enquanto esta arrefece batam todos os ingredientes excepto a farinha.

Acrescentem a manteiga, batam bem e por último envolvam no preparado a farinha peneirada.

Deitem a mistura na forma e levem a cozer no forno, verifiquem se o bolo está pronto, com o centro ainda molinho, passados 10 minutos. Dependendo do vosso forno a cozedura pode demorar até 20  minutos.

Deixem arrefecer o bolo antes de o decorar com chantilly e está pronto a servir.

17 opiniões sobre “Gulosos, mas com dia marcado – Kladdkaka com café

  1. Ui ui ui mas isto assim também é demais! Nós por cá também bebemos café desalmadamente… À falta de sol é o que nos mantem acordados 😛
    Esse bolinho ficou divinal, eu sou perdida por bolo + café…
    beijinho***

    Gostar

  2. Adorei conhecer mais esta delícia da sua padaria, Ana! Sempre curto as suas histórias sobre a Suécia. Não recordo se já falei, mas passei 40 dias inesquecíveis aí nessa terra há 4 anos atrás, antes de vir morar na Coréia. AMEI de paixão este país e voltaria sem pensar. Obrigada por fazer-me lembrar daqueles dias memoráveis!
    E obrigada, também, pelo carinhoso comentário, o capricho é sempre para vcs que me acompanham 🙂
    Bjsss

    Gostar

  3. Ana,
    Ontem estava mesmo a pensar como seria bom um bolo de café para uma tarde de Domingo preguiçosa e nito vejo esta delicia. Estive quase a correr para a cozinha, mas depois assaltou-me a lembrança de ter sido um fim-de-semana cheio de excessos, mas está já marcada a receita. Estou em pulgas para experimentar.
    Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário