Cremes, molhos, gelados e mousses

Receitas básicas – French Buttercream/ Creme de Manteiga Francês

(Só uma nota para vos pedir desculpa por ainda não ter respondido aos vossos últimos comentários e mensagens, e por não conseguir hoje passar pelos blogues amigos para vos desejar bom fim-de-semana. Fá-lo-ei assim que puder.)

Lembrei-me de organizar e partilhar convosco aqui na Padaria uma série de receitas e técnicas básicas. São coisas simples e que nos permitem, em vez de comprar produtos já prontos, preparar em pouco tempo versões caseiras, mais económicas e saudáveis. Obviamente não vos estou a dizer que creme de manteiga é um alimento saudável, mas para dias especiais, uma receita com ingredientes frescos, em que controlamos a qualidade e proveniência dos mesmos, é sempre melhor do que um pré-fabricado cheio de aditivos e conservantes.

Há vários tipos de Buttercream/ Creme de Manteiga. O mais tradicional e popular faz-se com a mistura de manteiga ou margarina e icing sugar. É um creme pesado e enjoativo, e honestamente só  a ideia de comer manteiga batida com açúcar é suficiente para me entupir as artérias. Mais interessantes e saborosos são os cremes de manteiga que usam também ovos: Creme de Manteiga com base de merengue; Creme de Manteiga Alemão (com base de creme de pasteleiro) e Creme de Manteiga Francês com base de gemas. (Darei a receita dos dois primeiros mais tarde.) O creme de hoje é ideal para rechear e cobrir bolos e cupcakes, mas sendo rico em gordura, não tem a mesma resistência de coberturas feitas à base de açúcar que são mais próprias para decorações elaboradas.

Algumas pessoas preferem usar margarina em vez de manteiga, pessoalmente acho que com margarina os cremes ficam mais pesados e pouco agradáveis, colam-se ao céu da boca e impedem que consigamos saborear o que estamos a comer. Portanto, um dia não são dias, esqueçam a Becel e a margarina vaqueiro, vai valer a pena.

Há alguns meses deixei aqui outra receita de creme de manteiga, quando fiz o Bolo Ópera do Masterchef Australia, é um creme mais compacto e com muito mais quantidade de manteiga, mas igualmente delicioso.

Podem aromatizar o creme como desejarem, para esta receita básica usei apenas baunilha. Cacau em pó, café, licores, raspa da casca de limão ou laranja são também boas sugestões.

Ingredientes:

  • 150 gramas de açúcar
  • 250 gramas de manteiga (de preferência sem sal)
  • 4 gemas (ou 2 gemas + 1 ovo)
  • 80 ml de água

Preparação:

Levem ao  lume a água e o açúcar.

Numa tigela batas as gemas, o objectivo é um creme muito fofo e quase branco. Quando a calda de açúcar atingir os 118ºC (ponto de rebuçado mole – coloquem um pouco de calda de açúcar numa tigelinha com água fria, ao toque devem sentir que se forma uma bolinha ainda mole), deitem a calda em fio sobre as gemas sem parar de bater. Continuem a bater até o creme estar frio. Aos poucos adicionem a manteiga em cubinhos, batendo bem entre cada adição. Aromatizem ao vosso gosto e guardem o creme bem tapado no frigorífico até à sua utilização. Congela bem.

10 opiniões sobre “Receitas básicas – French Buttercream/ Creme de Manteiga Francês

  1. Adoro ler, pesquisar e preparar este tipo de iguarias para decorar uns cupcakes ou um bolinho de aniversário. Como são “docinhos” menos saudáveis, tento sempre partilhar depois por todos. 😉 Quando sobra creme também opto por congelar, assim nada se desperdiça.
    Beijinhos!!!

    Gostar

  2. Adorei a idéia das receitas básicas e concordo plenamente com vc sobre fazer as coisas em casa, muito melhor e mais saudável! Tire-me uma dúvida, a manteiga entra gelada, ou em temperatura ambiente (amolecida)?

    Gostar

    1. Obrigada Renata! E agradeço tb a tua mensagem tão simpática, respondo-te brevemente.
      A manteiga é amolecida, esqueci-me de dizer, vou editar o post. Obrigada pela lembrança.

      bjs

      Gostar

Deixe um comentário