Dia 9 de Dezembro festejamos na Suécia o dia do nome Ana (vejam aqui quando é o dia do vosso nome), e graças às Bolachas Anna, este é também o dia das bolachas pepparkakor (bolachas de pimenta), as bolachas de especiarias tão tradicionais nesta época.
No Natal passado publiquei já várias receitas destas bolachinhas e a sua história, se quiserem saber mais:
- Receita de Pepparkakor da Princesa
- Dia 9 de Dezembro – Dia das peppakakor – história e tradição da pepparkakor
- Bolinhos de especiarias da avó
- Pepparkakor com amêndoas
Este ano deixo-vos uma receita de pepparkakor especial para a construção de casinhas. É uma massa sem ovos e que cresce pouco, o que faz com que as paredes e telhado mantenham a forma original.
Para colar as diferentes partes e decorar as casinhas há cremes próprios. Tomem atenção que se as vossas casas (as casas onde moram 🙂 ) são húmidas o açúcar do “cimento” derrete e as casas desmancham-se.
Eu faço as bolachas simples porque não posso levar uma casinha já montada para o Natal em Portugal. Se entretanto lá fizermos casinhas com a minha sogra, coloco aqui umas fotografias.
A margarida Milda, aparece todos os anos com novos cortadores de bolachas e construções em pepparkakkor. Aqui estão as do ano passado, basta imprimir o documento em formato A4, recortar as várias partes, usá-las como molde, cozer as bolachas e colá-las. São construções mais complicadas, atenção que algumas partes devem ser recortadas várias vezes (2st = 2 partes, por exemplo) As instruções estão em sueco, mas não tem nada que saber, ainda assim se precisarem de ajuda, já sabem 🙂
tag – comboio
E a receita de hoje:
Pepparkakor – (receita da revista de Natal do Maxi Ica)
(faço apenas 1/3 desta receita para 3 tabuleiros)
Ingredientes:
Para as bolachas:
- · 270 gramas de açúcar
- · 2 dl de xarope (alternativas aqui)
- · 100 gramas de manteiga ou margarina
- · 4 colheres de chá de canela em pó
- · 2 colheres de chá de gengibre em pó
- · 3 dl de leite
- · 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- · 1 kg de farinha
Para colar as difentes partes das construções:
- · 1 dl de água
- · 180 de açúcar
- · 1 colher de chá de glucose líquida
Para decorar:
- · 1 clara de ovo
- · 4 dl de icing sugar (não sei quanto pesa, as receitas suecas usam muitas vezes o dl como medida em vez de pesar ingredientes)
- · 1 colher de chá de sumo de limão
Preparação:
Bolachas
Na véspera:
Misturem o açúcar, o xarope e a manteiga numa caçarola. Levem ao lume a derreter, juntem as especiarias. Acrescentem o leite. Deitem o preparado numa tigela grande e deixem arrefecer.
Acrescentem o bicarbonato e a farinha, misturem bem. Cubram a massa com película aderente e reservem no frigorífico durante a noite.
No dia de cozer as pepparkakor:
Aqueçam o forno a 175ºC.
Forrem vários tabuleiros de forno com papel vegetal.
Com um rolo da massa estendam a massa, sobre uma superfície enfarinhada ou entre dois pedaços de película aderente, até esta ter uma altura de 3 mm. Recortem a massa usando cortadores, transfiram com muito cuidado as bolachas para os tabuleiros. Cozam durante durante 8 a 10 minutos.
(Se estão a fazer bolachas para construir casinhas, estendam a massa directamente nos tabuleiros e retirem o excesso à volta das “paredes”.)
Preparado para colar as construções de pepparkakor
Misturem a água, o açúcar e a glucose num tachinho e levem ao lume até engrossar um pouco.
Mergulhem as arestas das várias partes das vossas construções neste “cimento”. Com cuidado vão unindo os pedaços das casinhas e reforçando o interior das uniões com mais “cimento”.
Se a pasta arrefecer e ficar demasiado dura para ser usada, voltem a aquecê-la ao lume.
Pare decorar:
Misturem os ingredientes até obterem a consistência que desejam, podem precisar de um pouco mais ou menos de icing sugar dependendo do tamanho da clara. Coloquem o preparado num saquinho de pasteleiro e está pronto a usar.
Não há nenhuma receita alternativa de cimento sem glucose?
GostarGostar
Já estou a investigar, se encontrar alguma coisa acrescento no post e deixo-te uma mensagem. Há pessoas que usam a “tinta” como ” cimento”, mas é muito menos resistente. Hoje passo pela minha sogra e pergunto-lhe tb. A minha irmã e eu usamos uma vez caramelo, mas acaba por derreter, não foi nada boa ideia.
bjs
GostarGostar
Fico então à espera 😉
Bom fim de semana.
bjs
GostarGostar
Eu fico deliciada com as receitas das tuas bolachas. Já estou inquieta para começar a fazer bolachas com especiarias e estas são muito interessantes. Ainda não fiz as outras que te tinha dito que ia fazer… não tive tempo ainda, mas quando começar nessa lida vai tudo a eito.
beijinhos
GostarGostar
Eu delicio-me com as visitas que faço aqui! Adoro este tipo de bolachinhas com especiarias natalícias, ando a pensar fazer umas, vou ver melhor as tuas receitas. Muito interessante.E um bom dia da Ana 🙂
Um beijinho.
GostarGostar
Adoro confeccionar bolachas… é tão terapêutico. :p Presenteias-nos sempre com receitas fantásticas. Mais uma bem diferente.
GostarGostar
Mais uma vez, adorei seu post. Já fui la conferir o dia do meu nome: 10 de outubro… legal isso! Adorei as bolachinhas!
GostarGostar
Só muito recentemente comecei a fazer bolachas. Fiz com o meu filho, de três anos, e foi um serão muito animado. Quando as aulas acabares, quero repetir. Se calhar venho buscar uma receita das tuas 🙂 Beijinhos
P.S.: O blogue está muito giro, com a decoração natalícia.
GostarGostar
Que lindos biscoitos!! Esses cortantes são demais!!
Beijinhos
GostarGostar