bolos e sobremesas

Tarte de maçã com aroma de Natal – A festejar os dois anos do Menu Verde

O Menu verde celebra dois anos e eu não podia deixar de participar nesta festa da minha vizinha Pami que vive na Islândia.

O desafio era simples: criar um prato vegetariano  usando produtos locais. A segunda questão confesso que me criou alguns problemas, é que vivendo no centro de uma grande cidade, e em pleno Inverno sueco, teria dificuldades em encontrar produtos que tivesse a certeza absoluta fossem locais. Pensei em fazer uma receita com os lacticínios da minha região produzidos pela Skånemejerier, pensei em usar nabos suecos ou beterrabas que temos agora em grande abundância.

A solução apresentou-se simples e deliciosa, usar as maçãs do pequeno jardim da minha sogra Evelyn. As maçãs são  da qualidade Belle de Boskoop e  sabem quase às nossas maçãs reinetas que eu adoro e não consigo encontrar por aqui. Com elas fiz uma simples tarte aromatizando a massa com as especiarias típicas desta época e que enchem as nossas casas de calor e conforto.

Ingredientes:

Massa:

  • 1/2 ovo
  • 200 gramas de farinha de trigo (uso da marca Kungsörnen)
  • 100 gramas de manteiga fria e em cubos (Skånemejerier)
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • ½ colher de chá de cravinho em pó
  • 1 colher de sopa de mel

Recheio:

  • 4 a 6 maçãs
  • Açúcar e canela a gosto
  • 1 colher de sobremesa de puré de batata instantâneo (truque da sogra, facultativo)

Preparação:

Num processador de alimentos misturem a manteiga com a farinha, o mel,  e as especiarias, até  se formarem migalhas. Usando o “pulse” vão acrescentado o ovo, trabalhando a massa apenas até que esta esteja ligada.

Forrem uma tarteira com a massa e  levem-na ao frigorífico durante meia hora.

Aqueçam o forno a 190ºC. Piquem o fundo da tarte com um garfo e levem ao forno durante 20 minutos. É importante que a massa esteja bem cozida para que a tarte fique estaladiça.

Entretanto descasquem, limpem e cozam as maçãs num tachinho com o mínimo de água possível. Desfaçam as maçãs em puré, adocem a gosto, juntem um pouco de canela e eventualmente o puré de batata, e voltem a levar ao lume para engrossar um pouco. (Segundo a minha sogra o puré de batata  serve para impedir que as maçãs percam muito líquido no forno, evitando que a base da tarte fique húmida e desagradável)

Encham a vossa base já cozida com o puré de maçãs, decorem com as sobras da massa e levem ao forno durante mais dez minutos.

10 opiniões sobre “Tarte de maçã com aroma de Natal – A festejar os dois anos do Menu Verde

  1. Ana, a solução foi explendida acho que conseguiste um bom resultado. Essa dica do puré de batata instantânio é que não conhecia! Gostei de saber.
    A apresentação ficou muito original. Parabens.

    Beijinhos

    Gostar

  2. 🙂 Passei para agradecer e felicitar o teu belissimo post! A tarte ficou lindissima com o promenor das figurinhas!
    E mesmo vivendo nunca cidade, incrivel como deste a volta à situação! As maças tem um aspecto hummm…
    Beijinho*

    Gostar

Deixe um comentário